Como usar Google Trends? Aprenda a encontrar tendências para negócios

Tecnologia 21 de Out de 2021

Quer criar uma loja virtual, mas não sabe o que vender? Já pensou em incluir novos produtos no seu e-commerce, mas não tem ideia de qual opção escolher? Dá para tomar todas essas decisões de forma certeira aprendendo como usar o Google Trends.

Essa ferramenta do Google mostra a variação de pesquisa para uma determinada palavra-chave, além de assuntos relacionados e também pesquisas relacionadas ao termo buscado.

O Google Trends mostra dados desde 2004 até o presente, mas é possível filtrar o período de tempo que desejar.

Isso porque um produto pode estar em alta no momento, mas voltando alguns meses ou anos, dá para identificar a sazonalidade de vendas ou se ele mantém uma relevância constante nas buscas.

Para quem tem um e-commerce esse tipo de informação é muito importante, pois com a concorrência do mercado digital, ser estratégico significa sair na frente da concorrência.

E o mais importante: o Google Trends é uma ferramenta totalmente gratuita.

Continue a leitura e aprenda como usar o Google Trends e as formas de extrair dados relevantes para o seu negócio, de acordo com seus objetivos de venda.

O funcionamento do Google Trends é muito simples.

Acessando o link https://trends.google.com.br/trends/, abre a página inicial do Trends.

Para fazer uma pesquisa, basta digitar o nome de um produto na caixa de busca onde está escrito ‘Insira um termo de pesquisa ou um assunto’.

Depois de digitar a palavra-chave e clicar ‘enter’, uma nova página carrega com os resultados da pesquisa.

Exemplo de pesquisa no Google Trends e as opções de filtros de resultados.

Para filtrar os dados sobre o tráfego para o termo pesquisado, é possível alterar:

  • o país da pesquisa;
  • o período de análise dos resultados (ex: últimos 90 dias ou 2004 até o presente);
  • a categoria relacionada ao termo;
  • o tipo de resultado (pesquisa na web, imagem, notícias, Google Shopping ou pesquisa do Youtube).

Além disso, também é possível exibir o resultado por cidade na seção abaixo do painel principal.

Outro recurso disponível é o de comparação. É possível comparar dois termos de pesquisa ao mesmo tempo e visualizar os resultados em conjunto.

Assista ao vídeo abaixo e entenda também sobre a análise de concorrência com o Google Trends:

A forma como o Google Trends funciona é bastante simples, mas a aplicação desses resultados é bastante rica.

Neste post, vamos explicar como usar o Google Trends para criar estratégias para e-commerce.

Afinal, vendas online tem tudo a ver com identificar tendências de tráfego e relevância nas pesquisas de termos de produtos que interessam o público.

1. Planejamento de e-commerce

A primeira forma de usar o Google Trends é para fazer um planejamento de e-commerce.

Se o seu objetivo é identificar o tráfego de pesquisa de um tipo específico de produto ou de um nicho de vendas online, basta fazer a pesquisa no Google Trends.

Para esse objetivo, o período de tempo da análise é muito relevante. Isso porque é importante analisar se as buscas pelo produto tem um volume constante ou tem picos de busca e depois o interesse diminui.

2. Otimização da estratégia de vendas

Outra maneira de usar o Google Trends é para otimizar a estratégia de vendas.

Uma das formas de encontrar a página de um produto é se ela tiver a palavra-chave correspondente, entre outros detalhes.

Então, além de analisar o volume de tráfego da palavra-chave, você pode achar outros termos para melhorar a descrição de produtos dentro do seu e-commerce na seção ‘Pesquisas relacionadas’.

Esses termos podem ser incluídos na descrição do produto, no título, nas respostas das perguntas. Assim, o site fica otimizado e alinhado às estratégias de SEO.

Leia também: [GUIA] SEO no e-commerce: como lojas online podem gerar mais tráfego orgânico.

3. Segmentar campanhas orgânicas e pagas

A criação de campanhas orgânicas e, principalmente, pagas podem ter mais sucesso se você usar o Google Trends para se orientar.

Pesquisando sobre o volume de tráfego do seu produto, você pode verificar os picos de busca pelo produto.

Dessa forma, as campanhas podem ser planejadas para começar antes e assim os conteúdos criados têm mais chances de ranquear e aparecer nos resultados quando o pico de pesquisa acontecer.

Se o objetivo é vender de forma regional, dentro do seu estado, por exemplo, basta filtrar a pesquisa no Trends para analisar o tráfego dentro desse cenário.

Leia também: Qual escolher: tráfego pago x tráfego orgânico? Impulsione seus resultados

4. Selecionar assuntos para o blog da marca

Um blog é uma ferramenta valiosa para um e-commerce. Os produtos por si só rendem muitos conteúdos como resenhas, avaliações, como usar, unboxing, entre outros.

Então, pesquisar palavras-chave relevantes relacionadas ao seu nicho de vendas auxilia na criação da estratégia de marketing de conteúdo.

Dessa forma, os post que você escrever e até as legendas das redes sociais podem ser otimizados para a palavra-chave principal e suas variações.

Conforme o blog ganha um volume de textos, você pode planejar atualizações naqueles que são mais estratégicos para quando as pesquisas aumentarem, por exemplo, e aproveitar o interesse para ser encontrado nas pesquisas.

5. Analisar em quais produtos investir ou não

Por fim, a última dica de como usar o Google Trends é para tomar decisões na hora de investir em novos produtos ou não.

De acordo com o volume de tráfego relacionado à palavra-chave de um produto, você pode analisar se o interesse nele é constante ou se é um produto sazonal.

Até se o produto teve apenas um grande pico em determinado momento, nos últimos dois anos, por exemplo, e depois as buscas diminuíram e se manteve baixa.

Isso indica que será difícil conquistar vendas e o investimento pode não se pagar.

Pronto para investir no seu negócio?

Aprender como usar o Google Trends é uma das maneiras de ser estratégico na criação e nas estratégias de crescimento do seu e-commerce.

Dessa forma, você pode investir seu dinheiro em produtos que seu público-alvo tem interesse e oferecer as melhores condições para compra.

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