Como criar um bot no WhatsApp para sua empresa: passo a passo

Tecnologia 12 de Abr de 2021

O WhatsApp é um canal direto com seus clientes. Com taxas de abertura de mensagens de 96%, as empresas buscam formas de estabelecer uma relação com seus clientes e leads por meio deste que é o mais famoso aplicativo de mensagem do mundo. Uma das formas mais eficientes de construir uma presença dentro desse canal é a partir dos chatbots. Mas, como criar um bot no WhatsApp?

Chatbots são sistemas que funcionam a partir de outros softwares de mensagem, para responder automaticamente a interação de usuários.

Por exemplo, é possível integrar um chatbot a um chat no site da sua empresa, no Facebook Messenger e em outros canais diversos, entre eles, o WhatsApp.

Os bots para WhatsApp permitem a aplicação do conceito de atendimento automatizado por meio do canal de comunicação mais usado no mundo.

Dessa forma, com um chatbot para WhatsApp, além de criar um canal de comunicação entre empresa e cliente, seu negócio pode melhorar a experiência desses consumidores, ao disponibilizar respostas 24 horas por dia nos 7 dias da semana, sem a necessidade da presença de um atendente humano.

As respostas podem ser realizadas por padrões já pré-definidos, ou a partir de sistemas com inteligência artificial, que usam elementos como machine learning e linguagem natural.

Mas, como criar um bot no WhatsApp? Entenda o passo a passo, a seguir.

Como criar um bot no WhatsApp? Principais passos

Use as funcionalidades do WhatsApp Business API

O primeiro passo para criar um bot no WhatsApp é se conectar por meio do WhatsApp Business API.

O WhatsApp Business já alcançou a marca de 5 milhões de usuários, sendo o Brasil o segundo maior mercado deste canal.  Sendo utilizado por 72% dos empreendedores brasileiros que possuem lojas e empresas de pequeno porte.

O WhatsApp possui duas versões voltadas para empresas, o WhatsApp Business App e o WhatsApp Business API.

O WhatsApp Business é a opção para quem deseja criar um bot que vai interagir com usuários por meio desse canal.

A API do WhatsApp oferece o recurso de automação de conversas a partir da resposta às mensagens enviadas pelos clientes.

Por meio do uso do WhatsApp Business API sua empresa pode realizar o atendimento gratuito e o envio pago de notificações aos usuários por meio de chatbots.

Contacte provedores oficiais do WhatsApp API

Diferente do WhatsApp Business App, que é apenas uma versão profissional do WhatsApp e pode ser baixado na Play Store ou na App Store da Apple, o WhatsApp Business API, para ser usado na integralidade, precisa da aprovação do WhatsApp, que hoje é conseguida a partir dos provedores oficiais “associados” ao app.

Você também pode fazer o download do aplicativo beta chamado WhatsApp Business API e fazer a solicitação do uso de bots a partir do próprio app, entretanto, o próprio WhatsApp recomenda que as empresas busquem pelo caminho a partir dos provedores oficiais do serviço.

A Take Blip, por exemplo, é um das plataformas de construção do chatbot, sendo um dos provedores oficiais do WhatsApp Business API.

Conquiste o opt-in dos leads

Os dois primeiros passos de como criar um bot no WhatsApp estão relacionados à capacidade de acesso da sua empresa ao chatbot para WhatsApp.

A partir disso, é importante estar atento para criar uma estratégia eficiente, que funcione como forma de estabelecer uma comunicação eficiente com seus clientes e leads.

A primeira delas é estar atento ao opt-in que deve ser solicitado aos leads, antes de qualquer mensagem ser enviada.

Opt-in pode ser considerada uma autorização para envio de mensagens e deve ser solicitada em canais de comunicação da empresa, em que os visitantes se convertem em leads, como landing pages, cadastros em e-commerces, formulários externos e mais.

O opt-in também é obrigatório em estratégias como e-mail marketing e SMS.

Para desenvolver melhor suas estratégias de captação de leads, indicamos a leitura do artigo, Como conseguir leads qualificados: 5 dicas de captação”.

Entenda e se adeque às opções da ferramenta

Nem tudo é permitido para a comunicação dentro do WhatsApp, mesmo que seu chatbot no WhatsApp business já esteja em funcionamento, aprovado pelo aplicativo.

Entender as opções da ferramenta é fundamental para o processo de compreensão sobre como criar um bot no WhatsApp.

O WhatsApp autorizou o atendimento gratuito (em respostas às interações dos clientes) e o envio pago de notificações informativas aos usuários.

Quando um cliente entra em contato com a sua empresa por meio do bot do WhatsApp sua empresa tem uma janela de 24 horas para conversar com ele, sem custo, enviando quantas mensagens quiser.

Essas 24 horas contam a partir da última mensagem que o cliente te mandou.

Entretanto, enviar uma notificação após essas 24 horas ou antes do cliente se comunicar ativamente com você gera um custo para sua empresa.

Aprenda como treinar um chatbot

Oferecer um atendimento automatizado pode ser muito benéfico para sua empresa, mas também pode representar um problema caso seu bot não seja bem treinado.

Isso acontece porque as pessoas gostam de interagir com outras pessoas. Logo, para aproximar ao máximo essa experiência, é importante que seu bot seja realmente capaz de oferecer o suporte que o cliente precisa.

Com a capacidade de atendimento rápido, suporte 24 horas e eficiência no atendimento, a comunicação com o bot pode ser tão benéfica que o cliente não sentirá falta da relação com um atendente.

Para isso, entretanto, é fundamental que o chatbot seja bem treinado e capacitado para essa relação.

Além disso, ofereça também a opção do usuário falar com um atendente ou programe o bot para encaminhar o contato caso a solução não seja encontrada pelo sistema.

Entre as práticas de como treinar o chatbot estão:

  • Definir os diálogos
  • Desenvolver uma estratégia de engajamento
  • Realizar testes
  • Fazer os ajustes necessários

Entendido como criar um bot no WhatsApp?

Os canais de comunicação contribuem para oferecer uma experiência mais completa aos clientes. Isso, por sua vez, gera mais retorno financeiro, contribuindo para o crescimento do negócio.

De fato, 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. Logo, aprender como criar um bot no WhatsApp contribui tanto para a garantia de um bom atendimento, como para o aumento das vendas e faturamento.

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