WhatsApp Business vale a pena? 5 motivos para usar

Gestão 10 de Jan de 2020

O WhatsApp é um aplicativo grátis para troca de mensagens que faz parte do dia a dia de todo brasileiro. Além de ser uma ferramenta de uso pessoal, o app também é um aliado nos negócios. O WhatsApp Business, lançado em 2018, trouxe vários recursos úteis para os pequenos e médios empreendedores. Mas será que o WhatsApp Business vale a pena?

O aplicativo tem uma grande vantagem para a comunicação que é a rapidez na troca de mensagens. Também agregou recursos como ligações gratuitas, conversas em grupo e criptografia de ponta a ponta para garantir a segurança dentro do app.

Mesmo antes da versão Business, o WhatsApp já era usado pelas empresas que utilizavam as listas de transmissão para fazer contato direto com os clientes.

Porém, nessa fase muitos números acabavam tendo problemas, pois um volume alto de mensagens sendo disparadas de um mesmo número era considerado spam.

A criação do WhatsApp Business foi tão útil que já foram registrados mais de 1,5 bilhão de usuários todo mês.

Sua empresa ainda não migrou para uma conta comercial? Vamos mostrar a seguir todas as vantagens que os recursos do app oferecem. Assim, vai ser fácil saber se o WhatsApp Business vale a pena para sua empresa. Vamos lá!

5 recursos pelos quais o WhatsApp Business vale a pena

vantagens-whatsapp-business

Para saber se o WhatsApp Business vale a pena para o seu negócio, é importante conhecer seus recursos.

Entendendo cada um deles, você pode analisar a utilidade no seu dia a dia de trabalho para o contato com clientes, fornecedores e parceiros de negócio.

A principal vantagem de usar o WhatsApp Business é estabelecer o uso profissional do seu contato de trabalho.

O WhatsApp é bastante útil, mas também pode ser uma ferramenta invasiva. Mensagens nos fins de semana, em horários fora de trabalho. Tudo isso contribui aquela sensação de estar sempre trabalhando.

Ao mesmo tempo, é importante ter um atendimento ao cliente organizado. E é exatamente isso que o WhatsApp Business vale a pena.

Conheça os principais recursos do aplicativo e como ele pode ajudar a criar um atendimento ao cliente eficiente. 

1. Perfil de empresa

O seu número do WhatsApp Business vai ser como um cartão de visita digital. Diferente da conta convencional, é possível criar um perfil de empresa com todas as informações relevantes como:

  • Nome;
  • Descrição;
  • Endereço;
  • E-mail;
  • Link para site ou perfil nas redes sociais.

Assim, quando uma pessoa abre uma conversa no WhatApp, aparece a mensagem “Você está conversando com uma conta comercial”. A indicação “Conta Comercial” também aparece embaixo do nome quando o número é compartilhado com alguém. 

Essa indicação é importante para o cliente saber que esse é seu contato profissional e não o pessoal.

Por isso, o WhatsApp Business vale a pena, pois permite separar o atendimento da empresa das conversas da sua vida privada.

Importante: você pode usar os dois aplicativos, WhatsApp Business e WhatsApp Messenger no mesmo smartphone. Porém, cada app deve ter seu próprio número de telefone. Não é permitido ter um número vinculado aos dois aplicativos ao mesmo tempo.

2. Respostas rápidas

No início do post falamos que uma das principais vantagens do WhatsApp é a rapidez para enviar e receber mensagens.

Outro recurso pelo qual o WhatsApp Business vale a pena é a possibilidade de configurar respostas rápidas para perguntas comuns do seu dia a dia de trabalho.

Por exemplo, você vende bolos e recebe uma mensagem de um pedido para a semana seguinte. A próxima informação seria qual o tipo de bolo o cliente gostaria, certo?

Para não precisar escrever a frase todas as vezes, você pode salvá-la como resposta rápida e criar um atalho no teclado. 

respostas-rapidas-recursos-whatsapp-business

3. Etiquetas

Já se sentiu perdido nas suas conversas no WhatsApp? Imagine envolver clientes no meio delas. Você vai se perder facilmente entre tantos contatos.

Por isso, o WhatsApp Business vale a pena. Ele ajuda a organizar o contatos, podendo marcar cada um com uma etiqueta específica.

Novos clientes, Pedido em andamento, Pagamento pendente são alguns exemplos de etiquetas que vêm prontas para usar e você ainda pode criar novas.

Essa é uma forma simples de manter o atendimento ao cliente com o app funcionando e evitar dores de cabeça por esquecer alguma solicitação importante.

4. Respostas automáticas

As respostas automáticas são um dos recursos destaque pelo qual o WhatsApp Business vale a pena.

É útil principalmente para quem tem dificuldade de se “desligar” do trabalho ou deixar um cliente sem resposta (mesmo a mensagem chegando em um horário não adequado).

O WhatsApp Business permite criar respostas automáticas que o cliente recebe assim que envia uma mensagem.

Uma das maneiras mais vantajosas de usar esse recurso é criar uma mensagem automática para informar o horário de atendimento da empresa pelo aplicativo.

Assim, se um cliente ou fornecedor enviar uma mensagem às 23h em uma sexta-feira, ele vai ser informado de que o atendimento do dia está encerrado e que o retorno acontecerá no próximo dia útil. 

5. Catálogo

O Catálogo é um dos recursos mais recentes liberados pelo WhatsApp Business para as contas comerciais. 

Funciona como uma vitrine virtual, onde o dono de negócio cadastra seus produtos com nome, descrição, preço e link para pagamento ou para sua loja virtual (caso tenha).

Criando um Catálogo, você consegue compartilhar os produtos nas conversas e mostrar várias fotos, sem ocupar a memória do celular dos clientes com várias imagens. 

Também é útil para agilizar o atendimento e fechar vendas mais rápidas, fornecendo todas as informações que o cliente precisa de forma prática.

catalogo-whatsapp-business

Exemplo ‘Catálogo’ do WhatsApp Business.

Saiba mais sobre o recurso no post ‘Catálogo do WhatsApp: o que é + passo a passo para configurar’. 

WhatsApp Business vale a pena para você?

Agora que você conhece os principais recursos, pode analisar se o WhatsApp Business vale a pena para o seu negócio.

Pense tanto no momento atual da empresa quanto nos próximos passos que você planeja para crescer a curto prazo.

Seu planos para o futuro precisam de investimento? Consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Pagseguro, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.