Como usar o WhatsApp Business com múltiplos usuários?

Whatsapp 11 de Out de 2021

Mais de 5 milhões de contas de empresas estão cadastradas no WhatsApp Business, o app de troca de mensagens específicas para contas comerciais. Tanta popularidade fez surgir a demanda de poder usar o WhatsApp Business com múltiplos usuários.

Isso significa ganhar mais flexibilidade com um mesmo número, podendo acessar a conta de diferentes dispositivos móveis e até mesmo pelo computador.

Mesmo se a equipe for pequena, ter um sistema de vendas e atendimento por WhatsApp rápido, ajuda a fechar mais negócios.

Hoje, 72% dos donos de pequenos empreendimentos utilizam a versão Business do WhatsApp, de acordo com o Sebrae, para diversas atividades como:

  • entrar em contato com clientes;
  • fazer atendimento de solicitações;
  • finalizar vendas.

Dessa forma, quanto mais pessoas disponíveis para atender, melhor será o suporte fornecido ao cliente.

Mas como ter um WhatsApp Business com múltiplos usuários? Existem diferentes soluções e vamos explicar cada uma abaixo.

Continue a leitura e aprenda como gerenciar melhor as vendas por WhatsApp.

Como utilizar o WhatsApp Business com múltiplos usuários

Quando o WhatsApp Business foi lançado em 2018, os usuários donos de negócios conseguiram separar suas conversas pessoais das profissionais.

Porém, um detalhe importante é que tanto a versão regular quanto a versão business do aplicativo devem ter seu próprio número de celular.

Isso não é um problema para quem possui aparelhos com capacidade para dois chips ou mais. Já para quem tem apenas um número, precisa adquirir um novo chip para cadastrar no WhatsApp Business.

Então, considerando que você já tenha um número, como trabalhar com o WhatsApp Business com múltiplos usuários?

Existem duas formas principais de criar mais canais de atendimento. São elas:

Integrar o WhatsApp Business a um software de atendimento

Os softwares de gestão de atendimento ao cliente podem ser integrados ao WhatsApp Business de forma simples e rápida.

Se você utiliza alguma dessas soluções, pode encontrar no próprio sistema as instruções para fazer o cadastro e utilizar o WhatsApp Business com múltiplos usuários.

Dessa forma, cada um dos atendentes tem acesso às mensagens que chegam do WhatsApp direto no software e conseguem respondê-las.  

Algumas empresas parceiras do WhatsApp possuem uma permissão exclusiva e, por isso, seguem todas as diretrizes de privacidade da plataforma para garantir a segurança dos dados dos clientes.

Outras empresas que não possuem essa autorização, mas incluem a funcionalidade, têm protocolos de privacidade e segurança diferentes. Então, é importante verificar a quais informações a empresa terá acesso.

Seu negócio ainda está no começo e você ainda não investe em um software para gestão de atendimento e vendas?

Não se preocupe, pois existem mais algumas soluções.

Leia também: WhatsApp Business vale a pena? 5 vantagens de usar 📱

Usar um app de terceiros para duplicar o app

Outra forma de utilizar o WhatsApp Business com múltiplos usuários é duplicando o aplicativo no smartphone.

Via de regra, você pode ter dois WhatsApps instalados no celular: o regular e o Business.

Para ganhar mais um canal em cada um ou pelo menos mais um do WhatsApp Business, você vai precisar de um app cuja função é duplicar aplicativos.

Um exemplo é o DualSpace (disponível apenas para Android). Ao fazer o download, ele vai duplicar todos os apps instalados no aparelho.

IMPORTANTE: para cadastrar uma nova conta no WhatsApp Business você vai precisar de um número de telefone ativo que receba ligações ou SMS.

Com esse detalhe em mente, você terá três opções:

Cadastre um telefone fixo

Isso mesmo, o número de telefone fixo pode ser usado para criar um sistema de WhatsApp Business com múltiplos usuários.

No aplicativo duplicado, basta inserir o número do telefone fixo da sua empresa com o DDD e seguir as etapas.

Na hora de verificar o número, primeiro, o app vai tentar enviar uma mensagem SMS. Como não será possível, o sistema vai fazer uma ligação ou você pode escolher essa opção clicando na tela.

Anote o código de ativação informado e finalize o cadastro da conta com o número de telefone fixo.

Cadastre o número dos ramais

Essa opção é um pouco menos acessível que a anterior, mas funciona se a sua empresa possuir ramais que são uma extensão da linha principal. A diferença está apenas nos quatro dígitos finais.

Justamente por isso, mesmo que o número principal já esteja cadastrado em uma conta, o número do ramal pode ser usado no sistema de WhatsApp Business com múltiplos usuários.

O passo a passo é o mesmo que descrevemos acima para cadastrar um telefone fixo.

Leia também: WhatsApp ou WhatsApp Business: a opção ideal para a empresa.

Cadastre número telefone virtual

A terceira opção para ter um WhatsApp Business com múltiplos usuários é usando um número de telefone virtual.

Hoje, existem várias empresas no mercado que oferecem serviços de telefonia em nuvem que funcionam com o auxílio de uma tecnologia chamada VoIP (voz sobre protocolo de internet).

Então, ao invés de ter uma central de atendimento com diversos aparelhos de telefone convencionais, tudo é feito pelo computador e headsets (fone de ouvido + microfone no mesmo equipamento).

Também existe a opção obter um número virtual utilizando aplicativos. Nesse caso, fique atento à confiabilidade do app, principalmente se for gratuito, pois os números podem ser alterados, fazendo com que você perca sua conta.

Alguns exemplos de serviços pagos desse tipo são o Skype (funciona para Android e iOS) e o Virtual SIM (funciona para Android).

Pronto para fazer mais vendas por WhatsApp?

Escolhendo um dos métodos acima, você consegue utilizar o WhatsApp Business com múltiplos usuários da melhor maneira para o seu negócio.

Futuramente, será possível utilizar o WhatsApp em até quatro dispositivos diferentes. A versão web ganhará a funcionalidade de não precisar manter o telefone conectado, além do recurso de mensagens autodestrutivas. Porém ainda não existe uma data para essas atualizações.

Investir em um bom atendimento é essencial para oferecer uma experiência cada vez melhor para seu cliente.

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