Vender online sem estoque: 5 formas de fazer isso + vantagens e desvantagens

Estoque 26 de Dez de 2022

Vender online sem estoque é uma realidade para muitas lojas virtuais atualmente.

Com o constante crescimento de vendas online, não faltam produtos e segmentos para serem explorados.

De acordo com a pesquisa Retail X Latin America 2022, o Brasil foi o país que registrou maior crescimento no mercado de e-commerce em 2022.

As vendas do varejo digital brasileiro cresceram US$ 8,1 bilhões em receita entre 2021 e 2022, totalizando US$ 49,2 bilhões.

Além disso, outra boa notícia que esse estudo revelou é que o Brasil detém 84% do tráfego de lojas virtuais na América Latina.

E ainda ainda há grande potencial de crescimento. Isso porque, apesar de 84% dos brasileiros serem usuários de internet, apenas 53% fazem algum tipo de compra online. Em 2017, esse percentual era de 38%.

Se você quer entrar nesse aquecido mercado de e-commerce e criar um modelo de negócio bem sucedido, há a opção de fazer vendas na internet sem estoque.

Sim, você não precisa investir na criação de um estoque de mercadorias para criar um negócio online.

Neste artigo, vamos explicar quais são as 5 principais formas de vender online sem estoque:

  • Dropshipping
  • Revenda sem estoque
  • Afiliados
  • Venda sob encomenda
  • Infoprodutos

Continue a leitura e descubra também quais são as vantagens e desvantagens do e-commerce sem estoque.

Vender online sem estoque: 5 modelos para a sua loja virtual

A venda na internet sem estoque é uma opção bastante atraente para empreendedores que querem ingressar no mercado de e-commerce, mas que não dispõe de muitos recursos financeiros para financiar esse modelo de negócio.

No e-commerce sem estoque, os custos operacionais são menores. Isso porque, basicamente, tudo o que você precisa é intermediar os compradores e os fornecedores.

Porém, a margem de lucro nesse tipo de operação tende a ser menor. Para quem está começando e não tem pretensões imediatas de expandir suas operações, montar um negócio online sem estoque pode ser uma boa alternativa.

Confira a partir de agora quais são os 5 principais modelos de vendas na internet sem estoque.

1. Dropshipping

Dropshipping é uma das formas mais usadas por profissionais que procuram como vender sem estoque.

O dropshipping é um modelo de venda onde você vende produtos em parceria com outras lojas que ficam responsáveis pela entrega.

Dessa forma, você fica encarregado de atrair o cliente e realizar a venda, enquanto o restante do processo fica por conta do seu parceiro comercial.

A primeira coisa que você precisa fazer em sua loja virtual sem estoque, é escolher o local onde você anunciará seus produtos. Que poderá ser:

  • Um site próprio de e-commerce
  • Blog ou redes sociais
  • Plataformas de venda como Mercado Livre, entre outros marketplaces.

Uma coisa importante que você precisa se atentar é na automação de suas transações com seu fornecedor. Dessa forma, quando um cliente comprar um produto, a ordem do pedido vai automaticamente para o seu parceiro, para que ele possa enviar rapidamente o seu produto.

Se você não automatizar seus processos, você corre riscos de atrasos nas entregas e até falhas mais graves como esquecer de enviar o pedido.

2. Revender produtos de lojas físicas

Uma forma parecida com dropshipping porém com uma abordagem mais próxima é fazer parceria com uma loja física que você tenha acesso.

Dessa forma você pode até mesmo negociar uma comissão nas vendas de produtos que você realizar e disponibilizá-los online.

Algumas lojas físicas ainda não possuem vendas online - seja por falta de investimento, ou qualquer que seja o motivo. Você pode usar isso em seu benefício.

Lembrando que você não precisa vender apenas de uma loja. Você pode selecionar mais de um parceiro e diversificar suas vendas.

Assim como no dropshipping, e em qualquer outra modalidade desta lista com opções de como vender online sem estoque, você vai precisar de um local online para anunciar seus produtos.

O principal ponto que você deve observar, no entanto, é na boa comunicação entre você e seus parceiros comerciais, para que você saiba exatamente o preço que poderá trabalhar e se há estoque disponível para determinado produto.

3. Afiliados

Trabalhar com afiliados é uma ótima forma de vender online sem estoque.

Afiliados é o nome que damos àquelas pessoas que ganham uma comissão na venda de algum produto.

Você já deve ter visto sites de recomendação de produtos ou mesmo influencers recomendando algum produto e comentando que se você comprar pelo link deles, eles ganharão uma comissão das vendas.

Com afiliados, qualquer pessoa pode ganhar uma comissão de vendas de um determinado produto. Basta que outra pessoa compre utilizando o link que você enviou, ou mesmo chegue até o site de venda por este link.

Diversas empresas trabalham com programa de afiliados como estratégia de venda de produtos. Alguns exemplos das mais famosas são:

  • Amazon
  • Shopify
  • Hotmart
  • Americanas
  • Submarino

Cada empresa tem suas próprias regras para o programa de afiliados. Algumas pagam uma porcentagem maior, outras dão maior prazo para o cliente fechar sua compra a partir de seu link. Portanto, observe bem as características de cada uma delas.

Leia também: Como vender produtos de outras lojas? 2 modelos de negócio!

4. Venda sob encomenda

Vender sob encomenda também é uma boa forma de vender online sem estoque.

Se você possui fácil acesso a mercadorias, direto de seus fabricantes, essa é uma boa forma de você revender sem estoque.

A venda sob encomenda funciona muito bem para produtos que precisam de tempo para serem feitos. Sejam eles produtos fabricados, montados ou personalizados.

Um exemplo de venda sob encomenda: uniformes esportivos personalizados.

Um cliente entra em seu site, personaliza os uniformes escolhendo desde os modelos até as cores do uniforme, e você repassa para produção (ou produz você mesmo).

Este é um modelo de venda online sem estoque que funciona muito bem para produtos em que seus clientes já sabem que precisam esperar para que sejam produzidos.

5. Venda de infoprodutos

A quinta e última forma de vender online sem estoque que você vai ver é a venda de infoprodutos.

Os infoprodutos são produtos digitais de caráter informativo que podem ser disponibilizados de forma gratuita ou pagas na internet.

Alguns exemplos de infoprodutos são:

  • ebook
  • vídeo aulas
  • podcasts
  • audiobooks

Como o infoproduto é digital, você não precisa se preocupar com sua loja virtual sem estoque.

Diversas plataformas de infoprodutos também oferecem programas de afiliados, como a Hotmart. Facilitando muito você que não quer criar o seu próprio infoproduto do zero.

Dropshipping em marketplace: como funciona?

Existe um modelo e-commerce sem estoque que vale a pena explicarmos com mais detalhe. Estamos falando do dropshipping em marketplace.

Nos parágrafos anteriores, nós explicamos o que é o dropshipping. Mas como funciona o dropshipping em marketplace? Como vender produtos sem estoque nesse modelo?

O marketplace é um espaço online que reúne diferentes vendedores que anunciam seus produtos. Uma das plataformas de marketplace mais conhecidas e utilizadas é o Mercado Livre.

O cliente acessa o site do Mercado Livre e pesquisa por um item. Como resultado da busca, produtos de diferentes lojistas aparecem na página. O cliente escolhe o item, efetua a compra e recebe o produto em casa.

E é nesse ponto que entra o dropshipping: a entrega

Como você pôde conferir no tópico sobre dropshipping, esse modelo consiste em vender online sem estoque. Ou seja, o lojista anuncia determinado produto, mas quem fica responsável pela entrega é o fornecedor. O vendedor só faz a intermediação e recebe uma participação no lucro daquela venda.

Em um um marketplace, o dropshipping funciona a partir do uso de autoridade digital e infraestrutura tecnológica de uma plataforma já conhecida para anunciar diferentes produtos e intermediar fornecedores e clientes.

Na prática, isso significa que, se você quiser vender online sem estoque no modelo de dropshipping em marketplace, não será necessário investir na criação de uma loja online própria.

Você ficaria responsável por manter o catálogo virtual de produtos devidamente organizado, fazer a publicação dos itens, divulgá-los por meio de estratégias de marketing digital para e-commerce, repassar os pedidos para os fornecedores e fazer o atendimento aos clientes.

Mas, afinal, vale a pena fazer dropshipping em marketplace?

A resposta para essa pergunta está na análise do momento atual em que o seu modelo de negócio se encontra.

Um negócio online sem estoque do tipo dropshipping em um marketplace pode ser extremamente vantajoso partindo do ponto de vista de que os seus produtos poderão ter maior visibilidade nesse tipo de plataforma.

Porém, há muita concorrência em um marketplace. Em uma simples busca de “bolsa” no Mercado Livre, por exemplo, vai trazer centenas de resultados - muitos deles com o mesmo modelo e preço.

Outro ponto que pode contar a favor do e-commerce sem estoque em marketplace é a facilidade em criar um fluxo de vendas. Você terá menos trabalho e preocupação em relação a isso, desde que possa contar com fornecedores de confiança e que ofereçam produtos de qualidade.

No entanto, os seus ganhos nesse modelo de vendas na internet sem estoque podem ficar abaixo das suas expectativas.

Veja bem. De fato, você não precisa se preocupar com a entrega do produto ou com os custos de manter um estoque. Logo, isso se reflete no lucro obtido sobre cada venda, que tende a ser menor.

Vantagens e desvantagens de um e-commerce sem estoque

Vender online sem estoque tem lá suas desvantagens também, seja no modelo dropshipping em marketplace que acabamos de citar ou em qualquer outro.

Apesar da ideia de não ter estoque ser ótima, há fatores a se considerar antes de entrar neste modelo de negócio.

Veremos então algumas das vantagens e desvantagens de uma loja virtual sem estoque.

Vantagens

Sua empresa não precisa de espaço para estoque

Como bem pontuamos anteriormente, optar por um modelo de negócio sem estoque implica não precisar arcar com custos relacionados ao armazenamento de mercadorias, eventuais avarias, etc.

Não se preocupar com produtos que possuem validade

Se você pretende se dedicar a um nicho de mercado de produto com data de validade, na revenda sem estoque esse prazo não será uma preocupação sua. Os riscos de perder mercadorias por que o prazo de validade expirou são nulos.

Baixo custo de investimento

O investimento inicial para um modelo de negócio de vendas sem estoque costuma ser mais baixo. Isso se deve justamente ao fato de que não é necessário montar um estoque para dar início à sua operação.

Não é preciso se preocupar com a logística de entrega

Obviamente, como já dito repetidas vezes por aqui, não é sua responsabilidade criar toda uma operação logística para garantir que as entregas cheguem dentro do prazo acordado no momento da compra.

Desvantagens:

Vendas dependem muito de marketing

Você vai precisar fazer investimentos expressivos em marketing digital para se destacar da concorrência e captar mais clientes.

Menores margens de lucro

A margem de lucro é menor, pois boa parte dos custos da operação ficam por conta do fornecedor.

Baixo controle sobre os produtos

Você tem menor controle sobre os produtos, principalmente em relação à qualidade deles. Por isso, é necessário fazer uma pesquisa mais criteriosa na hora de escolher os fornecedores.

Grande dependência do fornecedor

Você fica dependente da capacidade do fornecedor em cumprir os prazos de entrega e de entregar o produto certo e sem defeitos ao cliente.

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Agora que você aprendeu como vender sem estoque, é hora de colocar suas ideias para trabalhar por você!

Estude aquele modelo que mais lhe atrai e melhor se adapta ao tipo de negócio que você procura. Como você pode ver, vender produtos sem estoque não só é plenamente possível, como também pode ser um sucesso.

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Erico Cheung

Diretor de Marketing da GYRA+, é responsável pelas estratégias de construção de marca, aquisição e conversão de clientes, conteúdo, CRM e analytics.