Vendas de Natal: como vender mais nessa época do ano? 6 dicas práticas

Empresas Dez 16, 2020

A época de final de ano sempre movimenta muito o mercado, todos buscam lucrar o máximo com as vendas de Natal, mas se por um lado existe muita procura também existe muita demanda e concorrência no mercado, por isso é preciso se preparar. Veja aqui algumas formas de aumentar seus ganhos com as vendas de Natal.

As vendas online têm crescido muito neste ano, só no primeiro semestre de 2020, os e-commerce aumentaram suas vendas em 145% em relação ao mesmo período de 2019 segundo o estudo realizado pela Nuvemshop.

Esse crescimento se manteve e isso representou não só um aumento no número de vendas no mercado virtual, mas também um crescimento de novos consumidores que passaram a se “aventurar” em compras online, uma vez que as lojas físicas não podiam funcionar devido à pandemia do coronavírus.

Os novos consumidores tendem a manter esse hábito daqui pra frente, pelo menos é o que aponta o estudo da Social Miner em parceria com a Opinion Box que apontou que 64% dos consumidores pretendem continuar comprando tanto online quanto na loja física.

Se as perspectivas de vendas são boas, uma coisa que também aumentou foi o número de lojas que migraram para e-commerce, o que faz aumentar a concorrência. Cerca de 80 mil lojas virtuais surgiram só em março.

Com todos esses dados e informações em mãos é hora de agir e se preparar para aproveitar o grande número de consumidores em compras e enfrentar a concorrência.

Por isso, separamos algumas dicas de como vender mais no Natal e se destacar nesse período, confira a seguir.

Como se preparar para as vendas de Natal?

A seguir, listamos algumas das melhores dias para aproveitar o movimento de vendas de Natal e bombar seu e-commerce, confira:

  1. Atualize seu site para as vendas de Natal
  2. Invista em divulgação de Google e Redes Sociais
  3. Otimize seu site
  4. Torne as etapas de compra mais fáceis
  5. Reduza o tempo de entrega
  6. Promoções crescentes e frete grátis

Atualize seu site para as vendas de Natal

A primeira dica aqui fica na parte visual, atualize o layout da sua página (contrate um programador se necessário) para ficar no clima natalino.

Parece bobo, mas nessa época do ano todos os sites de compra estarão com esse visual e se o seu não estiver pode dar a impressão de estar desatualizado.

Além disso, explore as possibilidades dos seus produtos para essa época, por exemplo, um e-commerce de moda por investir em páginas com menus temáticos como roupas para a noite de Natal.

Faça uma aba especializada em presentes de amigo-oculto, inclua uma oferta como “leve 3 pague 2” ou mesmo descontos progressivos.

Tente ser criativo, um blog com dicas de presente ou com ideias para o menu da ceia de Natal também atraem cliques e tráfego para você.

Invista em divulgação no Google Ads e Redes Sociais

Outro ponto fundamental para aumentar suas vendas de Natal é investir em estratégias de anúncios em plataformas como Google Adwords para e-commerce e anúncios em redes sociais.

Nessa época do ano várias empresas fazem esse investimento em anúncios pagos, pois a concorrência por vendas é grande e se destacar organicamente fica mais difícil.

Por isso, é importante que primeiro você otimize seu site para ser bem visto pelo Google, atualize sua equipe e contrate um programador para fazer um check-up no seu e-commerce uma vez que ele vai receber um tráfego bem mais intenso que o normal.

Otimize seu site

É importante otimizar seu site para ser bem rankeado no Google e, principalmente, para oferecer uma boa experiência de acesso para seus clientes, para isso:

  • invista na utilização de links internos e externos;
  • confira se suas páginas são responsivas para dispositivos móveis;
  • garanta que as páginas de produtos abrem rápido.

Para entender um pouco melhor como otimizar as páginas do e-commerce, confira o vídeo abaixo.

Torne as etapas de compra mais fáceis

Os clientes nessa época do ano são bombardeados por publicidade de diversos sites de vendas e por isso a concorrência para levá-los até suas páginas é maior.  Quando conseguir fazer um usuário acessar seu site tenha certeza que está oferecendo uma excelente experiência para ele.

74% dos consumidores provavelmente mudarão de marca se acharem o processo de compra muito difícil.

A dica aqui fica por conta de melhorar as funcionalidades do seu sistema de vendas, além da velocidade no carregamento das páginas e a possibilidade de compra por dispositivo mobile busque melhorar as formas do cliente fechar a negociação com gateways de pagamento seguros e funcionalidades como check-out transparente, por exemplo.


Inclua também certificados de segurança no seu e-commerce e considere a instalação de chats para atendimento online para sanar dúvidas de seus potenciais clientes.

Reduza o tempo de entrega

Ninguém quer dar o presente de Natal depois do Natal, não é mesmo?

Por isso, outro ponto importante para aumentar as oportunidades de venda e fidelização do cliente no Natal é buscar formas de diminuir o prazo de entrega dos produtos.

Sabemos que nessa época tudo é muito concorrido, mas um investimento certeiro pode aumentar suas vendas e compensar esse “gasto” com um serviço de frete mais veloz.

Leia também: Cálculo do frete: principais fatores que influenciam o preço de entrega

Promoções crescentes e frete grátis

Outra forma de como vender mais no Natal pelo e-commerce é apostar em promoções, claro que você precisa fazer suas contas de margem de lucro para saber o quanto pode oferecer, mas uma dica legal nesse caso é apostar em descontos crescentes.

Faça uma ligação entre alguns produtos onde o cliente ganhe descontos quanto mais peças ele comprar, as vezes você abaixando um pouco a margem de lucro, mas condicionando o desconto a um número maior de produtos pode lucrar mais no volume e ampliar o ticket médio.

O frete grátis é sempre um atrativo, mas sabemos que nem todos tem condição de oferecê-lo por conta do orçamento, neste caso, uma opção é estipular um valor de compra onde possa valer a pena você “bancar” o frete.

Leia também: Como funciona o frete grátis no Mercado Livre: conheça as regras e as novas tarifas

Uma vez que o cliente aumente seu ticket médio, pode ser mais vantajoso “pagar” o frete e ganhar um valor absoluto maior no final das contas.

É sempre importante fazer bem essa conta, fazer acordos com a empresa de fretes também pode ser uma boa.

E aí conseguiu pegar algumas dicas de como aumentar suas vendas de Natal? Sabemos que gerenciar um e-commerce em uma época tão movimentada quanto essa não é nada fácil, investir em publicidade, contratar profissionais para atendimento e suporte no site geram alguns custos.

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