7 vantagens do Open Banking para você que empreende

Crédito 26 de Out de 2022

O Open Banking é uma iniciativa do Banco Central (Bacen) que foi implementada recentemente no Brasil. Seu principal objetivo é permitir o compartilhamento ágil de dados e informações sobre os usuários entre as instituições financeiras.

Mas quais são as vantagens do Open Banking? Será que vale a pena para quem é empreendedor?

Neste artigo, vamos esclarecer o que é Open Banking e como ele funciona, quais os benefícios para empresas e o que seu modelo de negócio tem a ganhar com o Sistema Financeiro Aberto.

Antes de apontarmos as principais vantagens do Open Banking, convidamos você a prosseguir com a leitura deste conteúdo e conhecer também a história do Open Banking no Brasil e o panorama atual.

Como surgiu o Open Banking no Brasil?

A ideia de implementar um Sistema Aberto Financeiro partiu do Banco Central. No final de 2019, o Bacen abriu uma consulta pública para definir as regras de funcionamento do Open Banking em território nacional.

Após vários trâmites, o Open Banking foi implementado, de fato, em fevereiro de 2021, a partir de um esquema dividido em 4 fases:

  1. compartilhamento de dados entre as instituições financeiras;
  2. compartilhamento de dados de clientes;
  3. integração de serviços;
  4. compartilhamento de dados de serviços como câmbio, credenciamento, seguro, investimento, previdência e conta salário.

Hoje, o conceito de Open Banking evoluiu para o Open Finance. Isso porque, no início, somente bancos poderiam participar do sistema.

Agora, fintechs, startups de crédito e qualquer outra empresa que presta serviços financeiros podem integrar o Sistema Financeiro Aberto - desde que estejam devidamente autorizadas pelo Banco Central e sigam suas regras rígidas de segurança.

Mas o que é Open Banking? Vamos entender melhor essa tecnologia que vem revolucionando o sistema bancário do Brasil.

O que é Open Banking?

Open Banking, ou Sistema Bancário Aberto, é parte de uma tecnologia financeira de compartilhamento de dados entre usuários e instituições, via integração dos sistemas bancários. A proposta principal é dar aos usuários dos serviços financeiros maior controle e autonomia sobre seus próprios dados e informações bancárias.

É possível, por exemplo, que você permita que uma fintech de empréstimos tenha acesso ao seu extrato bancário em outra instituição para fazer a análise de crédito e liberar o valor que você solicitou.

Mas não pense que os dados podem ser acessados a qualquer momento! Somente com seu consentimento é que o compartilhamento dos dados entre as instituições pode ser realizado. E a melhor parte é que tudo ocorre de forma 100% digital.

Veja também: Como sua empresa pode obter um empréstimo melhor com o Open Finance

E, antes de chegarmos nas vantagens do Open Banking, que tal saber como funciona o Open Banking na prática? Entenda melhor a seguir!

Como funciona o Open Banking?

O Open Banking funciona de modo digital. Todas as instituições financeiras que foram autorizadas pelo Banco Central e participam do ecossistema possuem a tecnologia padronizada para o compartilhamento de dados dos usuários. Isso ocorre via API (Application Programming Interface), um padrão compartilhado de interface de aplicativos ou plataformas na internet.

O consentimento de compartilhamento pode ser dado dentro dessas interfaces digitais das instituições financeiras com as quais você já tem alguma relação. Nessa interface, pode-se escolher qual instituição terá acesso aos seus dados, quais deles serão compartilhados e por quanto tempo.

É uma forma simples e rápida de compartilhar seu histórico, se estiver buscando melhores condições financeiras, seja lá qual for o objetivo (empréstimos, investimentos etc).

Se quiser se aprofundar ainda mais nessa parte, o vídeo abaixo ilustra bem como funciona o Open Banking:

Esclarecido o histórico do Sistema Financeiro Aberto no Brasil e seu funcionamento, é hora de apresentarmos os benefícios do Open Banking para empresas.

Para quem ainda está se perguntando “será mesmo que o Open Banking vale a pena?”, separamos aqui 7 vantagens que podem te ajudar a responder essa pergunta.

Quais são as vantagens do Open Banking para empreendedores?

Conheça, a seguir, as 7 vantagens do Open Banking que você precisa conhecer para se aventurar junto a essa nova tecnologia.

1 - Aumento da competitividade entre as instituições financeiras

Uma das principais vantagens do Open Banking é que ele favorece a competitividade entre os players do mercado de serviços financeiros.

Para quem é empreendedor, isso é ótimo porque você tem mais opções de produtos e serviços disponíveis, inclusive para o capital de giro.

2 - Transparência em relação aos uso dos dados

Outro benefício do Open Banking para quem é dono do próprio negócio se refere à transparência na forma com que seus dados e informações financeiras são utilizados.

Você consegue saber exatamente quais dados estão sendo compartilhados e como determinada instituição está fazendo uso deles. Em paralelo, esse compartilhamento pode ser interrompido por você a qualquer momento.

3 - Menor burocracia

A burocracia desestimula e costuma trazer muita dor de cabeça para quem é empreendedor. Com o Open Banking, o acesso a serviços financeiros é simplificado e facilitado.

Inclusive, quem é empresário consegue, a partir do Open Banking, mudar de banco quando bem entender ou contratar diferentes serviços em instituições financeiras diversas. Tudo isso de forma simples e ágil.

4 - Taxas mais convidativas

No Open Banking, as instituições  atuam de maneira conectada a partir das APIs. Isso reduz a necessidade de intermediários para executar determinados processos, o que se reflete também na diminuição dos custos.

Dessa forma, bancos, cooperativas, fintechs e startups de crédito podem oferecer seus serviços sob taxas mais convidativas.

Especialmente para quem é micro e pequeno empreendedor, isso é bastante vantajoso, pois o acesso ao crédito para capital de giro e para financiar o modelo de negócio tende a ficar mais barato.

5 - Melhoria na experiência do usuário

Enquanto usuário de produtos e serviços financeiros no Open Finance, você tem como benefício uma melhoria na experiência oferecida pelas instituições.

Para se destacar em um mercado que se torna ainda mais competitivo com a implementação do Open Banking, as instituições financeiras precisam focar na experiência dos seus clientes.

Um exemplo disso pode ser observado na praticidade para contratar determinados serviços pelo próprio celular, em poucos cliques, sem precisar sair de casa e se dirigir a uma agência física.

6 - Ofertas personalizadas

Quando as instituições compartilham entre si os dados sobre seu histórico de transações e sua vida financeira de maneira facilitada, elas conseguem oferecer soluções sob medida para cada negócio.

O banco terá uma visão mais clara sobre suas necessidades enquanto empreendedor e sobre o perfil e histórico financeiro. A partir disso, as propostas são feitas de forma personalizada, e se encaixam melhor com aquilo que você precisa e espera para a empresa.

7 - Segurança no trato dos seus dados

O sistema dos bancos e das instituições financeiras são conectados por APIs extremamente seguras. Pode ficar tranquilo que seus dados estarão devidamente protegidos. O risco de fraude ou vazamento é praticamente nulo.

No vídeo abaixo, o Bacen explica sobre como funciona a segurança cibernética no Open Banking:

E então, está convencido das vantagens do Open Banking para empreendedores?

A Gyra+ integra o sistema de Open Finance e pode facilitar seu acesso ao crédito. Sem filas, sem burocracia e de modo digital, conseguimos liberar o dinheiro que você precisa em até 72h.

Além disso, se você já trabalha com uma de nossas parceiras, como Mercado Pago, PagSeguro, Iugu, Cielo e Conta Azul, aumentam suas chances de conseguir a aprovação de crédito com a gente.
Solicite uma demonstração agora mesmo e deixe a Gyra+ te ajudar a fazer sua empresa crescer!

Marcadores

Rodrigo Cabernite

Sócio co-fundador e co-CEO da GYRA+, está transformando o mercado de crédito PJ e já ajudou milhares de pequenas empresas a conseguir uma linha de crédito para capital de giro.