Vantagens da NFe: os 8 principais benefícios de fazer a emissão de notas fiscais eletrônicas

Finanças Dez 16, 2020

Você sabe o que é e quais as vantagens da NFe?

Toda empresa é obrigada a emitir notas fiscais sempre que for feita a venda de algum produto ou serviço. Esse tipo de documento serve para comprovar que uma transação comercial foi feita e que os tributos referentes a ela foram devidamente recolhidos.

Para tornar o processo de registro fiscal das vendas mais ágil, menos burocrático e mais barato, criou-se a NFe, que é a nota fiscal eletrônica. Não há mais papel, apenas arquivos digitais!

Neste artigo, vamos explicar o que é e para que serve a NFe. Continue a leitura para conferir também nos próximos parágrafos as 8 principais vantagens da NFe:

  1. Regularização perante os órgãos de fiscalização;
  2. Melhoria da imagem da empresa no mercado;
  3. Otimização dos processos de emissão e gestão de notas fiscais;
  4. Redução de erros e retrabalhos
  5. Centralização do controle de faturamento;
  6. Melhoria na administração contábil;
  7. Melhoria no controle financeiro;
  8. Facilitação do cumprimento de obrigações acessórias.

O que é NFe?

A nota fiscal eletrônica (NFe) foi criada em substituição ao modelo de papel. De mesma validade jurídica que a nota fiscal tradicional, a versão eletrônica desse importante documento também atende a fins de controle tributário relativo às transações comerciais de produtos e serviços.

Toda pessoa jurídica é obrigada a fazer a emissão da nota fiscal eletrônica (exceto os Microempreendedores Individuais, que são obrigados a emitir esse documento apenas quando vendem para outras pessoas jurídicas).

A nota fiscal eletrônica serve para registrar os valores da venda em questão para, assim, fazer o correto recolhimento de tributos.

Além disso, a nota fiscal eletrônica também regulariza situações em que não há benefícios de caráter financeiro para a organização, como é o caso de doações e empréstimo de bens.

Esse tipo de ocorrência precisa ser registrada, da mesma forma que operações de vendas.

Veja mais informações importantes sobre as notas fiscais  neste infográfico:

8 principais vantagens da NFe

A nota fiscal eletrônica torna o processo de fiscalização mais ágil e eficiente, reduzindo de maneira significativa toda a burocracia observada no formato em papel.

Mas esse documento em versão eletrônica também traz uma série de vantagens para as empresas. Veja a seguir que vantagens são essas:

1 - Regularização perante os órgãos de fiscalização

A primeira vantagem de adotar a NFe é a garantia de que a sua empresa estará em dia com suas obrigações fiscais e tributárias. Dessa forma, evita-se problemas com os órgãos de fiscalização, o que pode comprometer a viabilidade do seu modelo de negócio.

2 - Melhoria da imagem da empresa no mercado

Empresas que estão regularizadas perante o Fisco são mais bem vistas pelos clientes e também pelos fornecedores. Isso favorece a imagem e reputação da empresa e contribui para que ela feche mais negócios.

3 - Otimização dos processos de emissão e gestão de notas fiscais

Com as notas fiscais eletrônicas, os processos de emissão das NFes e gestão desses documentos se tornam mais otimizados. A empresa passa a dedicar menos tempo e esforços para execução de tarefas que envolvam esses documentos fiscais.

4 - Redução de erros e retrabalhos

Outra vantagem da NFe é a redução de falhas de preenchimento que são comumente observadas em processos manuais. Com um sistema de nota fiscal eletrônica especializado e eficaz, é possível estancar esse e outros gargalos e evitar retrabalhos que podem comprometer a produtividade da gestão desses documentos.

5 - Centralização do controle de faturamento

Com as notas fiscais eletrônicas, o controle do faturamento da empresa pode ser feito de maneira centralizada, especialmente no caso de organizações que possuem filiais.

6 - Melhoria na administração contábil

O processo de emissão e gestão das notas fiscais é feito totalmente em ambiente digital. Isso torna mais fácil a localização e conferência desses documentos e, consequentemente, melhora a administração do setor de contabilidade da empresa.

7 - Melhoria no controle financeiro

Também configura entre as vantagens da NFe a possibilidade de visualizar com mais clareza as entradas e as saídas do caixa da empresa pelo sistema emissor das notas fiscais eletrônicas. Isso permite que seja feito um controle mais eficaz das finanças e a projeções mais assertivas.

8 - Facilitação do cumprimento de obrigações acessórias

As obrigações acessórias se referem às declarações que a empresa precisa redigir e enviar ao Fisco periodicamente. Com as notas fiscais eletrônicas, fica mais fácil fazer o levantamento dos dados necessários para isso.

Bom, essas são as principais vantagens da NFe. Não deixe de emitir esse importante documento e mantenha-se sempre em dia com os órgãos de fiscalização. Afinal, como você viu, as notas fiscais eletrônicas vieram para facilitar a vida dos empreendedores.

Este post foi escrito pela equipe da Nfe.io, um sistema de emissão e controle de notas fiscais através de API NFe tarefas chatas e faz sua empresa ganhar tempo, performance e diminuir custos.

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.