UX para commerce: o que é e como aplicar para melhorar suas vendas?

E-commerce 3 de Jun de 2022

O UX para ecommerce é uma metodologia que garante aos consumidores ter a melhor experiência de uso diante de uma interface de vendas. Logo, comprar com agilidade e confiança em uma loja virtual proporciona mais conversões e fidelização de clientes.

Diante disso, vamos entender o que é UX e qual sua importância para o crescimento de empreendimentos online e como aplicar para ter uma loja virtual de qualidade.

O que é UX?

UX significa “User Experience”, ou experiência do usuário, o que corresponde a integração entre uma pessoa (no caso, o consumidor) e o produto ou serviço oferecido.

Já o UX Design, ou design de experiência do usuário, é o formato em que se estabelece essa conexão. A interação das pessoas pode ser por meio de sistema, produto, ecommerce ou painel de controle.

Para chamar a atenção do usuário, o UX trabalha com interações e combinação de cores, acessos, funcionalidades, tecnologias, acessibilidade, empatia, entre outros elementos.

Por que investir em UX para ecommerce?

Um levantamento feito pela Forrester aponta que a cada dólar gasto em UX, uma empresa pode ter o retorno de US$100.

Isso mostra que a experiência de compra do usuário é fundamental para conquistar o cliente. Não adianta ter os melhores produtos e preços incríveis se o design é de péssima qualidade.

Imaginamos que você vá a uma conhecidíssima loja de roupas e ao chegar no local percebe a desorganização nas prateleiras, ou seja, produtos atirados, sem demarcação de onde se encontra cada peça, etc. Embora os preços sejam acessíveis, é muito provável que você deseje ir embora ou se direcione para a loja do concorrente.

É assim que funciona um negócio sem a viabilidade do UX design.

Por esses e outros motivos, o UX ecommerce chega para facilitar o entendimento dos produtos e da loja virtual, criando então um ambiente seguro e claro para todos se sentirem à vontade.

De forma natural, o cliente passará mais tempo no ecommerce, mantendo uma ligação com a empresa, além de transmitir a experiência para outras pessoas.

Quais são os benefícios do UX?

Uma pesquisa feita pela Kissmetric citada por Neil Patel comprovou que 92,6% das pessoas percebem que a dimensão visual influencia a decisão de compra.

Como revelam os números, a UX design para ecommerce funciona bem. Quando implementada, gera redução de custos para as empresas, e fortalece a reputação e credibilidade da marca.

Outro ponto é que ao ser impactado positivamente pelo ecommerce, as pessoas tendem a converter mais, como também diminuem as desistências de compras.

Como aplicar a UX para ecommerce?

A metodologia UX Design segue seis fatores para colocar a estratégia em prática. São eles:

  • visual;
  • estrutura da informação;
  • conteúdos;
  • fatores psicológicos de vendas;
  • fluxo de interação dos consumidores;
  • acessibilidade, usabilidade e velocidade da sua loja virtual

Diante disso, na hora de investir em um projeto de UX para seu ecommerce, você e o profissional devem aplicar os seguintes objetivos:

  • compreender as necessidades do público;
  • atentar-se à estrutura (hierarquia) das informações;
  • garantir a usabilidade do site;
  • definir as cores conforme a identidade visual;
  • deixar claro e bem posicionadas as ofertas para melhor compreensão do consumidor;
  • disponibilizar as informações de maneira simples e completa;
  • manter o visual das páginas de forma harmônica;
  • cuidar da acessibilidade, lembrando os deficientes físicos e auditivos como seu público;
  • disponibilizar canais fáceis para comunicação com a empresa;
  • criar um layout personalizado, atrativo e intuitivo;
  • disponibilizar checkout simples para facilitar a compra e evitar o abandono do carrinho de compras;
  • trabalhar com fotos de qualidade dos produtos;
  • realizar testes constantes para entender o que tem ou não funcionado para os consumidores

Etapas do UX Design

O UX Design pode trabalhar com quatro fases de produção. Veja quais são:

1º Definição dos objetivos do projeto

Visa solucionar problemas, chegar ao objetivo final e conquistar as pessoas certas.

2º Realização de pesquisas e análises

Enquetes e pesquisas com os usuários são bem-vindas para criar personas.

3º Aplicação das ideias e protótipos

Momento para planejar e definir as ações para colocar em prática as ideias do projeto.

4º Testes e avaliações

Observar se o estudo e as aplicações atingem o objetivo final.

>>> Leia mais:  Dicas para montar um ecommerce de sucesso

Como criar seu ecommerce?

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