UX para commerce: o que é e como aplicar para melhorar suas vendas?
O UX para ecommerce é uma metodologia que garante aos consumidores ter a melhor experiência de uso diante de uma interface de vendas. Logo, comprar com agilidade e confiança em uma loja virtual proporciona mais conversões e fidelização de clientes.
Diante disso, vamos entender o que é UX e qual sua importância para o crescimento de empreendimentos online e como aplicar para ter uma loja virtual de qualidade.
O que é UX?
UX significa “User Experience”, ou experiência do usuário, o que corresponde a integração entre uma pessoa (no caso, o consumidor) e o produto ou serviço oferecido.
Já o UX Design, ou design de experiência do usuário, é o formato em que se estabelece essa conexão. A interação das pessoas pode ser por meio de sistema, produto, ecommerce ou painel de controle.
Para chamar a atenção do usuário, o UX trabalha com interações e combinação de cores, acessos, funcionalidades, tecnologias, acessibilidade, empatia, entre outros elementos.
Por que investir em UX para ecommerce?
Um levantamento feito pela Forrester aponta que a cada dólar gasto em UX, uma empresa pode ter o retorno de US$100.
Isso mostra que a experiência de compra do usuário é fundamental para conquistar o cliente. Não adianta ter os melhores produtos e preços incríveis se o design é de péssima qualidade.
Imaginamos que você vá a uma conhecidíssima loja de roupas e ao chegar no local percebe a desorganização nas prateleiras, ou seja, produtos atirados, sem demarcação de onde se encontra cada peça, etc. Embora os preços sejam acessíveis, é muito provável que você deseje ir embora ou se direcione para a loja do concorrente.
É assim que funciona um negócio sem a viabilidade do UX design.
Por esses e outros motivos, o UX ecommerce chega para facilitar o entendimento dos produtos e da loja virtual, criando então um ambiente seguro e claro para todos se sentirem à vontade.
De forma natural, o cliente passará mais tempo no ecommerce, mantendo uma ligação com a empresa, além de transmitir a experiência para outras pessoas.
Quais são os benefícios do UX?
Uma pesquisa feita pela Kissmetric citada por Neil Patel comprovou que 92,6% das pessoas percebem que a dimensão visual influencia a decisão de compra.
Como revelam os números, a UX design para ecommerce funciona bem. Quando implementada, gera redução de custos para as empresas, e fortalece a reputação e credibilidade da marca.
Outro ponto é que ao ser impactado positivamente pelo ecommerce, as pessoas tendem a converter mais, como também diminuem as desistências de compras.
Como aplicar a UX para ecommerce?
A metodologia UX Design segue seis fatores para colocar a estratégia em prática. São eles:
- visual;
- estrutura da informação;
- conteúdos;
- fatores psicológicos de vendas;
- fluxo de interação dos consumidores;
- acessibilidade, usabilidade e velocidade da sua loja virtual
Diante disso, na hora de investir em um projeto de UX para seu ecommerce, você e o profissional devem aplicar os seguintes objetivos:
- compreender as necessidades do público;
- atentar-se à estrutura (hierarquia) das informações;
- garantir a usabilidade do site;
- definir as cores conforme a identidade visual;
- deixar claro e bem posicionadas as ofertas para melhor compreensão do consumidor;
- disponibilizar as informações de maneira simples e completa;
- manter o visual das páginas de forma harmônica;
- cuidar da acessibilidade, lembrando os deficientes físicos e auditivos como seu público;
- disponibilizar canais fáceis para comunicação com a empresa;
- criar um layout personalizado, atrativo e intuitivo;
- disponibilizar checkout simples para facilitar a compra e evitar o abandono do carrinho de compras;
- trabalhar com fotos de qualidade dos produtos;
- realizar testes constantes para entender o que tem ou não funcionado para os consumidores
Etapas do UX Design
O UX Design pode trabalhar com quatro fases de produção. Veja quais são:
1º Definição dos objetivos do projeto
Visa solucionar problemas, chegar ao objetivo final e conquistar as pessoas certas.
2º Realização de pesquisas e análises
Enquetes e pesquisas com os usuários são bem-vindas para criar personas.
3º Aplicação das ideias e protótipos
Momento para planejar e definir as ações para colocar em prática as ideias do projeto.
4º Testes e avaliações
Observar se o estudo e as aplicações atingem o objetivo final.
>>> Leia mais: Dicas para montar um ecommerce de sucesso
Como criar seu ecommerce?
Agora que você já sabe da importância da UX para ecommerce, ficou interessado em criar ou continuar sua loja virtual?
Saiba que esse é o caminho de muitos empresários que resolveram trocar um negócio físico pelo virtual. Mas como a maioria dos projetos necessita de recursos financeiros, saiba que com a Gyra+ você pode começar do zero.
A nossa plataforma pode ajudar você a conseguir capital de giro para seu ecommerce. O processo é simples.
Em três passos simples você pode ter acesso ao capital que precisa para investir mais no seu negócio:
- indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
- conecte suas contas do Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul;
- a análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 24h na sua conta.
Solicite uma proposta sem compromisso de empréstimo de capital de giro e descubra o crédito que cabe no seu negócio.
Saiba como funciona prática assistindo ao vídeo abaixo.
E boa sorte!