Tudo sobre o Mercado Livre para começar na plataforma

Mercado Livre Ago 01, 2019

Todo mundo que deseja vender produtos online pensa no Mercado Livre. Mas não é por acaso que o marketplace é top of mind. O site tem 52 milhões de visitantes únicos por mês e, só no Brasil, são 111 mil pessoas que extraem dele sua renda única ou principal. Se você também quer investir em vendas online, continue lendo e saiba tudo sobre Mercado Livre.

Tudo sobre Mercado Livre | GUIA

O Mercado Livre é uma empresa argentina e opera em 18 países da América Latina desde 1999. O marketplace reúne milhares de ofertas de produtos, automóveis e serviços diariamente e em tempo real.

Alguns dados comprovam a relevância do Mercado Livre para realizar vendas:

  • já foram registradas 6.000 buscas por segundo e nove compras por segundo; 
  • 90% dos produtos vendidos são novos;
  • no Brasil, existem 15.480 vendedores e o faturamento deles permite manter 98.648 postos de trabalho;
  • na América Latina, são 10 milhões de vendedores e 34 milhões de compradores ativos;
  • o marketplace tem mais de 3.000 lojas oficiais de marcas de várias categorias;
  • é o maior e-commerce do Brasil e o primeiro no ranking de visitas, de acordo com a uma pesquisa ComScore de janeiro de 2018.

Para conhecer tudo sobre Mercado Livre, um primeiro passo importante é buscar dados e as origens da empresa. Assim, você se assegura de que a plataforma de venda é segura e que você vai receber corretamente todas as transações.

Mas o Mercado Livre é seguro mesmo?

Sim, vender no Mercado Livre é seguro. Os números e todas as ferramentas do marketplace colaboram para criar um ecossistema de compra e venda confiável.

Grandes centros de pesquisa e tecnologia como a MIT Technology Review, reconheceu o Mercado Livre como uma das ‘50 empresas mais inteligentes do mundo’.

E se você quer começar a vender e ganhar muito dinheiro no Mercado Livre, saiba que todas as soluções necessárias para operar suas vendas online estão cobertas dentro da plataforma.

As soluções do Mercado Livre.

Saiba o que mais vende no Mercado Livre e conheça os itens mais buscados na plataforma.

Marketplace

O marketplace é o site que conhecemos: o mercadolivre.com.br

Dentro do site, existem marketplaces de vários tipos de produtos, veículos, imóveis e serviços. Da escolha do que comprar até o pagamento, toda a jornada do cliente acontece na plataforma do Mercado Livre. 

Na área de Classificados, não há cobrança de comissão por vendas realizadas fora da plataforma. No Classificados Veículos, os compradores têm a opção de fazer a reserva do modelo que gostarem, pagando um sinal através da função ‘Reserva Online’.

Apesar de alguns tipos de vendas não cobrarem comissão, todas as transações feitas no Mercado Livre são tarifadas, com o marketplace ficando com uma porcentagem das vendas. 

Essas funções tornam não só as vendas mais vantajosas, mas também mais seguras para quem escolhe o Mercado Livre como intermediário.

Mercado Pago

O Mercado Pago é o serviço de pagamentos online do Mercado Livre, mais uma ferramenta criada para garantir a segurança dos negócios feitos no marketplace.

Além da função online, o Mercado Livre oferece o serviço para as transações em lojas físicas, através da maquininha Mercado Point

Com o Mercado Pago, os lojistas podem receber pagamentos por cartão de crédito e débito e por boletos bancários. Além de outras funções como pagamento de contas com códigos de barras, pagamento de produtos ou serviços com QR Code, recarga de celular, entre outras funções.

Mercado Envios

Um dos pontos mais importantes de ter um e-commerce é construir uma logística de envios que funcione. Pensando em otimizar esse processo para os vendedores, o Mercado Livre oferece o Mercado Envios.

A ferramenta calcula o frete de produtos anunciados e ainda fornece etiquetas pré-pagas para facilitar o despacho para as empresas de entrega parceiras.

O vendedor ainda pode optar pelo serviço de ‘Coletas’ com outros benefícios como embalagens, coleta de produtos a domicílio, processamento da carga e entrega a transportadora que leva até o cliente.

Como o cliente também preza pela segurança e quer ter certeza de que receberá o produto, ter uma logística que funcione é essencial Por mês, são enviados 7 milhões de produtos, em média, via Mercado Envios.

Vai enviar um produto? Aprenda:

Publicidade no Mercado Livre

Com mais de 10 milhões de vendedores na plataforma, ficar na primeira página do Mercado Livre não é uma tarefa simples. É necessário fazer frente a concorrência, ainda mais se você estiver em um setor competitivo. 

Com os recursos de publicidade dentro do Mercado Livre, os vendedores podem anunciar seus produtos ou serviços através de campanhas de links patrocinados, banners, Native Ads, Product Ads, vídeo canner, projetos de branding e performance.

O serviço é uma parceria do Mercado Livre com as empresas Rubicon e o Google. Já pensou em anunciar, mas quer saber mais? Confira nosso post sobre os tipos de anúncios do Mercado Livre e como funciona cada um.

Compare também Facebook Ads e Mercado Livre e aprenda como usar anúncios para vender mais.

Mercado Shops

Abrir um negócio, mesmo que online, é um desafio. Para ajudar os empreendedores a otimizar seus processos, o Mercado Livre oferece o Mercado Shops.

Com a ferramenta, qualquer pessoa pode começar uma loja virtual do zero com tudo pronto: domínio, layout, operação de pagamento com Mercado Pago, ferramentas de marketing e gestão de estoque e vendas.

Aprenda todos os detalhe sobre como funciona o Mercado Shops e comece a vender em 4 passos.

Para ter sucesso no Mercado Livre é importante ter uma boa reputação como vendedor e investir em técnicas para vender mais na plataforma.

Agora você sabe tudo sobre Mercado Livre pode começar o seu negócio online. Garanta seus sucesso lendo nosso post com “Dicas para iniciantes no Mercado Livre se tornarem Platinum”.

Se você é pequeno empreendedor, a Gyra+ realiza financiamentos online para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.