Qual escolher: tráfego pago x tráfego orgânico? Impulsione seus resultados

Marketing 2 de Jun de 2021

Atrair pessoas para a página do seu produto ou para o seu site é um desafio para todos os empreendedores digitais. Uma das dúvidas mais comuns de quem precisa organizar uma estratégia que atenda a essa necessidade é: tráfego pago x tráfego orgânico, qual é a melhor opção para levar mais clientes até a sua página de venda?

Tráfego Pago x Tráfego Orgânico

Já de cara eu posso te afirmar que ambas são estratégias importantes e que trazem muitos resultados quando bem executadas.

Enquanto as ações de tráfego orgânico são mais escaláveis, oferecem resultados a longo prazo e continuam oferecendo retorno mesmo depois do investimento finalizado, as ações de tráfego pago contribuem para os resultados imediatos de uma página de vendas, entretanto, quando o investimento é pausado, o retorno também é.

Sem dúvidas, como você pode imaginar, o tráfego pago é mais caro, ou seja, ele exige um investimento maior por parte do empreendedor, entretanto, é bem improvável que um negócio virtual, como um e-commerce, atue sem algum investimento em anúncios.

Já o tráfego orgânico oferece custos mais acessíveis e que trazem resultados a longo prazo, como a produção de conteúdo e otimização das páginas do site. Entretanto, o retorno sendo de médio a longo prazo, pode fazer você não ter o resultado imediato de que precisa para fazer seu fluxo de caixa rodar.

É nesse sentido que investir nas duas ações, criando um mix completo de ações de marketing, é uma estratégia inteligente, que promete maior sustentabilidade e escalabilidade da empresa, ao mesmo tempo que contribui para resultados eficientes hoje.

Ao contrário do que você possa imaginar, os custos não precisam dobrar por você estar investindo em duas ações de marketing.

O investimento em ações de tráfego orgânico contribui para a redução do custo de aquisição de clientes e para o aumento do ROI da empresa, indicadores de e-commerce importantes para medir a saúde da empresa.

Enquanto isso, o tráfego pago contribui para um volume maior de acessos imediatos, para resultados de campanhas pontuais, como promoções e campanhas de remarketing.

Para se aprofundar mais sobre a relação entre tráfego pago x tráfego orgânico é importante que você compreenda cada uma dessas modalidades. Para isso, continue lendo!

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é muito conhecido como o tráfego gerado a partir das estratégias que não geram custo para a empresa.

Entretanto, para que o tráfego orgânico seja estimulado, é preciso sim investir na produção de conteúdo e na otimização das páginas do seu site ou loja virtual.

Esses dois aspectos são fundamentais para que sua equipe possa estimular que o tráfego orgânico seja gerado e ampliado.

Entre as principais estratégias de tráfego orgânico do mercado está o SEO, um conjunto de boas práticas que juntas ajudam a colocar as páginas do seu canal nas primeiras posições do Google para resultados de pesquisas relacionadas ao negócio e ao tema da página.

Essas primeiras posições são conquistadas sem que você precise pagar para aparecer entre os anúncios recomendados. Observe a imagem abaixo, o que marcamos de vermelho são os resultados de anúncio, o que está marcado de verde inicia os resultados orgânicos.

Mesmo com os anúncios ocupando um lugar à frente dos resultados orgânicos, pesquisas afirmam que 70 a 90% dos usuários dão preferência aos resultados orgânicos de sites de pesquisa, enquanto 10 a 30% clicam nos links patrocinados.

Além disso, ao pausar uma campanha de tráfego pago, sua empresa para de aparecer nos resultados do Google, consequentemente, para de receber tráfego do canal.

Já os resultados de uma estratégia de tráfego orgânico no Google continuam rendendo frutos mesmo depois da página construída, publicada e otimizada.

A página continua bem rankeada e é preciso apenas algumas atualizações e acompanhamento para continuar “ganhando” da concorrência.

93% do tráfego de toda internet provém do Google!

Cerca de 3,5 milhões de pesquisas são realizadas no Google TODOS os dias!

75% dos usuários não passam da primeira página no Google.

97% dos internautas fazem uma pesquisa online antes de fazer uma compra, seja em canais físicos ou digitais.

Dentro do SEO para e-commerce a produção de conteúdo relevante é uma das ações de marketing que devem ser executadas, continuamente, para gerar conteúdo que será avaliado pela plataforma e rankeado.

Além da produção de conteúdos próprios, outras ações podem ser construídas entre elas:

  • link building,
  • guest post, e mais.

É por isso que dentro de uma estratégia de tráfego orgânico, a produção de conteúdo relevante é fundamental.

Ela é uma das grandes responsáveis por colocar as páginas da sua empresa como fonte de resposta às buscas de potenciais clientes, fazendo com que eles cliquem e sejam levados para dentro do seu site. Ampliando as taxas de tráfego orgânico.

Junto com o SEO e a produção de conteúdo para sites e blogs, outra estratégia importante para o tráfego orgânico é o uso de estratégias de redes sociais, que estejam alinhadas à distribuição de links que estimulem os seguidores a clicarem e serem direcionados para suas páginas.

As redes sociais, além de estimularem o tráfego orgânico, também podem ser usadas no tráfego pago, quando anúncios pagos são configurados nas plataformas.

O que é tráfego pago?

Diferente do tráfego orgânico, o tráfego pago está diretamente relacionado aos resultados dos anúncios pagos que a sua empresa faz nas diferentes plataformas, entre elas o Google e as redes sociais.

Entre os principais canais de tráfego pago estão:

  • Google Ads (display e pesquisa),
  • Facebook Ads,
  • Instagram Ads,
  • anúncios de remarketing ,
  • Google Shopping,
  • Youtube Ads.

No tráfego pago então sua empresa faz um investimento direto para obter tráfego, ou seja, você paga para ter mais tráfego, em outras palavras, você paga para aparecer para usuários que têm mais chances de clicar no anúncio e irem para seu site.

Nos anúncios é possível criar uma segmentação, definindo o perfil do público que será impactado.

Em um anúncio do Google Ads para rede de pesquisa, como no exemplo que mostramos acima, de uma pesquisa sobre "financiamento de carros seminovos”, é possível definir para quais termos pesquisados seu anúncio irá aparecer.

Tudo isso, junto com o algoritmo do Google, que compreende o estágio do usuário e alinha isso ao objetivo da sua campanha, gera resultados imediatos de tráfego, enquanto no tráfego orgânico, até uma página ser bem ranqueada pela plataforma pode levar um tempo significados, por volta de 6 meses.

Entretanto, como já citamos ao longo deste texto, quando sua empresa interrompe o investimento o resultado também é interrompido. Já os resultados de tráfego orgânico permanecem, mesmo após o fim do investimento. Seu conteúdo não vai parar de aparecer como resultado de pesquisa da noite para o dia, ao contrário do anúncio.

Entretanto, mesmo assim, para atrair clientes para sua loja virtual, as ações de tráfego pago são realmente importantes, logo, o tráfego pago deve constar em um plano de ação de marketing digital para e-commerce, podendo ter seu custo equilibrado quando o tráfego orgânico também é considerado.

Com o anúncio é possível direcionar as palavras-chave do anúncio, bem com outras informações, entre elas:

  • localidade do usuário,
  • dispositivo em que ele está navegando,
  • interesses e comportamentos, entre outras opções para segmentação.

Como aumentar as visitas do seu site com tráfego orgânico e pago?

Acima, citamos algumas estratégias de marketing que fazem parte do conjunto de ações que contribuem para gerar tráfego na loja virtual. Agora é hora de reorganizar algumas ações e incluir outras que juntas acabam com a “guerra” entre tráfego pago x tráfego orgânico e colocam os dois trabalhando em conjunto.

1. Otimize o SEO do seu site

Já falamos sobre o SEO e realmente essa é a estratégia base do tráfego orgânico,  afinal, ela coloca as páginas do seu site e blog nas primeiras posições do principal mecanismo de busca do mundo, o Google, além de também contribuir para o rankeamento em outros dispositivos.

O SEO é o nome dado a um conjunto de práticas de otimização de um site. Para entender como fazer isso, dentro de um e-commerce indicamos que assista ao vídeo abaixo com dicas valiosas de uma especialista em SEO.

2. Invista em conteúdo relevante

Quando você cria conteúdos relevantes, sobre o seu nicho de mercado, dentro do seu site, você está criando mais páginas que podem ser rankeadas para mais palavras-chaves pesquisadas no Google. Essa é uma das razões para a produção de conteúdo ser tão relevante para uma campanha de tráfego para e-commerce.

Além disso, o conteúdo relevante amplia a autoridade da sua empresa e contribui para a comunicação com os potenciais clientes mesmo em fases mais iniciais do funil de vendas e do processo de decisão de compra deles.

3. Invista no Google Ads

O tráfego pago para ecommerce está muito relacionado ao Google Ads e às opções que ele oferece, como:

  • anúncios na rede de pesquisa,
  • rede display (anúncios em banners distribuídos em sites parceiros),
  • Google Shopping,
  • Youtube Ads.

Confira como fazer suas campanhas no Google Ads, no vídeo abaixo.

4. Remarketing

Você já deve ter vivido a sensação de ser seguido por um produto ou serviço, depois de ter realizado uma pesquisa sobre ele, ou visitado algum site relacionado.

Isso é remarketing e também faz parte das ações de tráfego pago.

O remarketing leva para o site usuários que já visitaram a plataforma ou estão em busca de produtos similares.

É uma estratégia muito eficiente para tentar converter clientes que estão pesquisando, ativamente, por um item.

Também é especialmente relevante para tráfego em e-commerces e tem grandes resultados em taxas de cliques e conversão.

A configuração de campanhas de remarketing também deve ser feita nas plataformas de anúncio, seja no Google, Facebook Ads, Instagram Ads e mais.

5. Use as redes sociais para tráfego orgânico e pago

Tráfego pago x tráfego orgânico? As redes sociais são canais que podem ser usados para ambos. Isso sem contar na ampla gama de objetivos que esses canais podem atender como:

  • ampliar alcance,
  • visualizações,
  • conversões,
  • geração de leads,
  • criação de relacionamento com o público e mais.

Quando o assunto é sobre o que é tráfego pago, os anúncios nessas plataformas oferecem a possibilidade da ampla segmentação da comunicação, permitindo que sua equipe defina:

  • idade,
  • gênero,
  • interesses,
  • comportamentos,
  • localidade, e muito mais.

Tudo isso contribui para resultados, não apenas de tráfego, mas também ajuda você a alcançar outros objetivos, entre eles, ampliar as vendas.

Entenda o que é e como criar campanhas no Facebook Ads no vídeo a seguir.

Para gerar tráfego orgânico, a partir das redes sociais, lembre-se de:

  • produzir conteúdo relevante incluir sempre um link ou CTA para sua página,
  • distribuir conteúdos feitos no blog,
  • apresentar ofertas e promoções,
  • fazer parcerias com influenciadores digitais e mais.

Como fazer investimentos em marketing?

Agora que você já entende a relação entre tráfego pago x tráfego orgânico é hora de organizar suas ações e criar um plano de ação. Para isso, entretanto, você vai precisar de um certo capital, para investir em anúncios, em profissionais para a produção de conteúdo, na otimização do site.

Mesmo que você aprenda a fazer muita coisa sozinho, é preciso investir em algumas plataformas e mesmo nos custos dos anúncios.

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Para entender como funciona nossa plataforma, assista ao vídeo a seguir.

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