Guia completo para os diferentes tipos de empréstimos para empresas

Empréstimos 17 de Out de 2018

Os empreendedores geralmente pensam que, se não conseguirem um empréstimo empresarial do banco, estarão sem sorte. Mas esse não é o caso. Os empreendedores que precisam de dinheiro podem contar hoje com vários tipos de empréstimos para empresas.

No entanto, os diferentes tipos de empréstimos comerciais disponíveis têm requisitos, taxas e termos de qualificação diferentes. Cada um é projetado para uma necessidade comercial diferente. Se você está querendo comprar equipamentos, imóveis, estoque, ou apenas precisa de aumentar o capital de giro rápido, nós vamos te ajudar.

Neste guia, detalhamos os diferentes tipos de empréstimos para empresas, o que você precisa saber sobre cada um. Compreender os diferentes tipos de empréstimos comerciais irá ajudá-lo a se tornar um recebedor mais inteligente e a saber o que procurar antes de aplicar.

Empréstimo X Financiamento

Antes de detalharmos os tipos de empréstimos para empresas. Vamos diferenciar os conceitos de empréstimo e financiamento. Quem acha que são sinônimos se engana.

Veja a seguir o que cada um significa:

Financiamento

O financiamento é crédito cedido com uma finalidade específica e definida em contrato. Portanto é necessário comprovação da aplicação do dinheiro naquela compra.

Empréstimo

Já o empréstimo não está vinculado a um investimento específico. O dinheiro pode ser usado para investimento em bens, melhorias na empresa, etc. Assim, como no financiamento, o valor dos empréstimos incidem juros, geralmente mais altos que no primeiro.

Agora vamos conhecer alguns tipos de empréstimos para empresas.

Leia também: 5 maneiras de como captar recursos financeiros para empresas.

Melhores tipos de empréstimos para empresas mais novas

Se você tem uma empresa mais jovem que ainda trabalha para gerar crédito, receita e lucros, provavelmente não poderá se qualificar para produtos de empréstimo bancário. Mas você ainda pode encontrar alguns grandes empréstimos comerciais. Na verdade, listamos mais tipos de empréstimos nesta categoria, pois há mais possibilidades.

Para todas as empresas, mas especialmente para as empresas mais novas, o crédito pessoal do proprietário entrará em cena um pouco. Quanto mais forte for o seu crédito, maiores são as chances de conseguir um empréstimo.

Além disso, quando você tem um negócio mais novo, precisa pensar sobre o que pode trazer para a mesa para os credores. Se você puder colocar ativos comerciais como garantia, esse é um ótimo lugar para começar.

Embora a obtenção de um empréstimo não garantido seja o que a maioria das pessoas deseja, não há mal algum em usar o que você já conseguiu para conseguir um bom negócio.

#1 Empréstimos para equipamento: financie um equipamento novo ou usado

Bom para:

  • Proprietários de empresas que precisam comprar ou alugar equipamentos ou veículos comerciais.

Ignorar se:

  • Você não tem necessidade imediata de equipamentos ou veículos comerciais.

Um dos empréstimos mais populares baseados em ativos é o financiamento de equipamentos. Esse é um ajuste em potencial se o motivo pelo qual você está procurando dinheiro é comprar um equipamento novo ou usado.

Ao invés de pagar diretamente por equipamentos caros, você pode contratar um empréstimo ou aluguel de equipamentos para financiar a compra.

Embora o financiamento de equipamentos esteja disponível para empresas estabelecidas e novas, é uma opção especialmente boa para novos negócios, porque o próprio equipamento garante o empréstimo.

Isso significa que você não precisa colocar nenhuma outra garantia. O equipamento em si serve como garantia.

Os empréstimos para equipamentos têm taxas muito boas, variando de 8% a 30%, dependendo da idade, do crédito e das finanças da sua empresa.

Você pode usar o financiamento de equipamentos para comprar ou arrendar uma variedade de tipos de equipamentos, incluindo veículos e caminhões comerciais.

#2 Financiamento de Faturas: Resolva seus problemas de fluxo de caixa

Bom para:

  • Resolvendo problemas de fluxo de caixa decorrentes de faturas não pagas.

Ignorar se:

  • Você é um negócio B2C ou não fatura clientes.

Outro tipo popular de empréstimo para novos negócios B2B é o financiamento de faturas. Com este tipo de empréstimo para empresas, você usa suas faturas pendentes para obter um adiantamento em dinheiro de um credor. A fatura essencial não paga protege o empréstimo.

Com o financiamento de faturas, um credor avança uma porcentagem do seu total de faturas, geralmente em torno de 85%, e retém o restante da porcentagem.

Você pode usar o adiantamento para cobrir despesas comerciais enquanto espera que seu cliente pague. Durante esse período, o credor cobrará uma taxa semanal (digamos, 1% por semana).

Uma vez que seu cliente paga, o credor irá devolver os 15% restantes, menos as taxas (1% por semana e geralmente uma taxa adicional de processamento, em torno de 3%).

Essa é uma ótima opção se você tiver problemas de fluxo de caixa porque fatura vários clientes e todos eles pagam em momentos diferentes. Você pode usar o adiantamento para cobrir a folha de pagamento, o aluguel e outras despesas operacionais.

#3 Empréstimos de ordens de compra: atender grandes pedidos de clientes

Bom para:

  • Pequenas empresas que não têm dinheiro para atender grandes pedidos de compra.

Ignorar se:

  • Você é uma empresa de serviços.

O financiamento da ordem de compra é semelhante ao financiamento da fatura, mas, em vez de uma fatura, uma ordem de compra garante o empréstimo.

Essa é uma boa opção de empréstimo para qualquer tipo de negócio, mas especialmente para empresas mais novas que recebem um fluxo de pedidos sem os meios para cumpri-las.

Depois de ter uma ordem de compra em mãos, o credor da ordem de compra pagará diretamente ao fornecedor para fabricar e entregar o produto ao cliente. Depois de aceitar a entrega, o cliente pagará ao credor. Nesse ponto, o credor irá deduzir as taxas e pagar-lhe o saldo do que o cliente lhe deve.

#4 Empréstimos pessoais: ótimo para startups

Bom para:

  • Empresários com bom crédito que estão lançando um novo negócio.

Ignorar se:

  • Você tem um negócio mais estabelecido.

Outra opção inicial é usar um empréstimo pessoal para fins comerciais. Ambos os bancos e os emprestadores em linha oferecem empréstimos pessoais.

Estes são baseados exclusivamente em suas finanças pessoais e crédito, portanto, sua pontuação de crédito pessoal é muito importante. Idealmente, sua pontuação de crédito deve ser superior a 700 para se qualificar.

Embora esses empréstimos sejam chamados de empréstimos pessoais, você pode usá-los para fins comerciais. Uma coisa a notar é que esses empréstimos são para quantias menores de capital.

Se você precisar de uma grande quantia em dinheiro, isso pode ajudar você a chegar lá, mas precisará combinar esse empréstimo com outras fontes de financiamento.

As taxas de juros sobre empréstimos pessoais variam de cerca de 6% a 36%, dependendo do credor e suas qualificações e o prazo de pagamento é geralmente inferior a cinco anos.

Além de empréstimos pessoais, existem outras maneiras de explorar as finanças pessoais para os negócios. Por exemplo, se você é proprietário de uma casa, pode usar um empréstimo para fins comerciais.

#5 Empréstimo online: capital rápido e flexível

Bom para:

  • Proprietários de empresas com crédito médio que desejam uma reserva monetária para despesas inesperadas ou emergências.

Ignorar se:

  • Você tem um ótimo crédito (você pode se qualificar para financiamentos de baixo custo).

Juntamente com empréstimos a prazo, os credores online também oferecem linhas de crédito de negócios. As linhas de crédito dão a você acesso a uma certa quantia de capital que pode ser usada regularmente.

A maioria dos credores online oferece linhas de crédito rotativo, o que significa que a linha de crédito é redefinida para o valor original após o pagamento integral do saldo.

As linhas de crédito online são mais caras do que as linhas de crédito bancário, como você poderia esperar. Mas os requisitos de qualificação são mais fáceis para linhas de crédito online, e o tempo para financiamento é mais rápido.

Você pode usar essas linhas de crédito para cobrir despesas emergenciais, lidar com lacunas de fluxo de caixa e capitalizar oportunidades inesperadas.

Saiba mais sobre: o que é CTE – o custo efetivo total em linhas de crédito.

O ponto de partida para os tipos de empréstimos para empresas

Há mais de uma dúzia de tipos de empréstimos para empresas e o caminho certo para o seu negócio se resume a uma série de fatores.

Terá de considerar o seu crédito, as finanças da sua empresa, o período de tempo em que esteve a operar e o motivo do empréstimo antes de reduzir as suas opções.

Depois de fazer isso, você deve vai ter uma seleção de empréstimos para requerer, e isso vai te levar um passo mais perto de obter o capital que você precisa para crescer o seu negócio.

Precisando de um empréstimo online de forma descomplicada e segura? Conheça a estrutura da Gyra+ que realiza financiamentos online para empreendedores digitais.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

    • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
    • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.