TikTok e Reels: como anunciar e começar a vender usando essas plataformas?
As redes sociais são poderosas ferramentas de relacionamento e canais de venda para todas as empresas. Isso você já sabe. Mas, será que sabe também como usar TikTok e Reels?
Esses canais são novidades que parecem estar cada vez mais presentes no nosso dia a dia, entretanto, ainda geram muitas dúvidas, principalmente entre empreendedores que desejam usá-los para se relacionar com clientes.
Pensando nisso, separamos aqui 5 dicas fundamentais para você que quer começar a fazer anúncios patrocinados e vender usando o TikTok e Reels do Instagram.
Porque anunciar no TikTok e Reels?
Antes de partirmos para as dicas de como usar as ferramentas do Instagram e como anunciar pelo TikTok e Reels é preciso destacar a importância dessas duas redes que estão disparando em popularidade.
O TikTok atualmente tem cerca de 1 bilhão de usuários e é a 4ª maior rede social do mundo, ficando atrás apenas do Instagram, Youtube e Facebook.
A rede social chinesa apresentou um crescimento exponencial e em pouco tempo disparou em termos de popularidade.
Já o Reels é uma ferramenta do Instagram que tem basicamente as mesmas funcionalidades das postagens do TikTok e foi lançada justamente para competir com a rede social chinesa.
A ideia foi a de fazer o mesmo que foi feito em 2016 quando o Instagram lançou a ferramenta de Stories que havia ficado popular em outro app, no caso o Snapchat.
Entretanto, diferente do Snapchat, o TikTok segue crescendo e rivalizando com o Instagram.
Por fim, outro motivo que aponta o quão vale a pena investir em Reels foi a declaração do chefe do Instagram em 2021. Segundo Adam Mosseri estão sendo implementadas mudanças no algoritmo e cada vez mais a rede social prezará por vídeos ao invés de fotos.
Leia também: Como usar o Tik Tok para vendas? 5 dicas para e-commerce! 📱
5 dicas essenciais para vender mais com TikTok e Reels
Agora que ficou claro a relevância das duas redes sociais e porque é importante anunciar no TikTok e Reels, separamos 5 dicas infalíveis para você começar a anunciar nos dois canais e aumentar suas vendas com marketing digital, veja a seguir.
Conheça as plataformas de anúncios
A plataforma de anúncios do Instagram já é bem consolidada e conhecida, mas o que poucos sabem é que o TikTok também possui seu próprio gerenciador de anúncios onde é possível patrocinar postagens para terem maior alcance.
A ferramenta TikTok Ads tem a mesma mecânica do gerenciador do Facebook/Instagram e trabalha com diferentes objetivos de campanha. A grande diferença é que só é possível patrocinar vídeos no modelo da rede social.
Segundo uma pesquisa da Opinion Box, cerca de 33% dos brasileiros que têm uma conta no TikTok já fizeram uma compra através de um anúncio.
Além disso, uma pesquisa da Kantar apontou que 67% dos consumidores afirmaram que os anúncios na rede social são muito atrativos, índice 10% maior que nas demais redes.
Para saber como criar anúncios no TikTok Ads assista o vídeo abaixo
Caso você ainda não conheça o gerenciador de anúncios do Facebook e Instagram, assista o tutorial abaixo:
Escolha a trilha sonora certa para atrair mais visualizações
Talvez, ao zapear por um dos aplicativos, você tenha caído em diversas “dancinhas”, certo? Pois bem, esse tipo de formato é um dos mais atrativos para ambas as plataformas e estar atento às músicas que estão em alta é uma das dicas interessantes para criar conteúdos criativos.
A ideia é alinhar o ritmo, ou o que está sendo cantando nas canções, ao conteúdo visual. Se a interação ainda gerar algum tipo de humor melhor ainda.
Um exemplo foi a música “Oh No” que tinha parte da melodia que podia se encaixar com situações inusitadas.
Veja alguns exemplos no vídeo abaixo:
Utilize as hashtags para saber o que a concorrência está fazendo
As hashtags são verdadeiras etiquetas que são utilizadas para filtrar postagens de acordo com termos das quais elas têm relação.
Logo você pode utilizá-lo na busca das hashtags, tanto no Reels quanto no TikTok para saber o que está em alta e também para monitorar os seus concorrentes.
Ao identificar uma hashtag que seus concorrentes utilizam com frequência basta segui-la ou fazer buscas diárias para entender qual tipo de conteúdo eles estão fazendo e qual repercussão estão gerando, uma ótima forma de não ficar para trás e ter boas ideias.
Veja também: Como divulgar minha loja virtual no Instagram: Confira 5 Dicas essenciais!
Poste o Reels também no feed e nos stories
Uma das formas de aumentar seu alcance orgânico no Instagram é postar seus Reels também no feed.
Após criar o seu vídeo você terá acesso a opção “postar também no feed”. É possível habilitar esse recurso para postar nas duas áreas ao mesmo tempo.
Uma vez no feed você também consegue compartilhar a postagem diretamente nos stories, esse tipo de canal possui uma entrega bem maior por parte do algoritmo do Instagram que, como já destacamos, agora preza por vídeos curtos.
Veja também: Como utilizar o Instagram a favor da sua loja virtual
Adeque o conteúdo ao público
Por fim, uma dica que vale para TikTok e Reels é sempre fazer os seus vídeos pensando em quem vai consumi-los. Em ambos os casos o público que mais consome esse tipo de mídia é mais jovem, mas no TikTok a faixa estária é ainda menor.
No Instagram o público fica entre 18 e 24 anos, já no TikTok a faixa etária dominante está entre 10 e 19 anos com cerca de quase um terço dos mais de 1 bilhão de usuários sendo deste recorte. Por conta disso é preciso estar atento em ambos e produzir conteúdos diferentes.
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