Quais são as principais técnicas de vendas? 6 tipos para conquistar seus clientes

Canal de Vendas 15 de Mai de 2022

Entender quais são as principais técnicas de vendas e colocá-las em prática para gerar resultado é o desejo de todo vendedor. Com fórmulas inovadoras, os profissionais têm mais chance de experimentar estratégias e construir métodos de trabalho personalizados aliados aos seus conhecimentos.

A propósito, vendedores que usam boas técnicas de vendas geralmente se saem melhor nos pontos conflitantes que bloqueiam o sucesso de uma negociação. De acordo com uma pesquisa do Hubspot, 40% dos vendedores temem prospectar clientes, sendo essa uma das etapas mais difíceis do funil de vendas.

Logo, se você quer ter resultados assertivos na sua carreira como vendedor ou influenciar sua equipe, fique com a gente, pois ao longo deste artigo vamos mostrar as principais técnicas de vendas.

O que são técnicas de vendas?

Técnicas de vendas são modelos de negociação que ajudam em uma abordagem assertiva do vendedor ao cliente, envolvendo-o e convencendo a finalizar uma compra.

O foco é gerar uma ideia positiva em relação ao produto ou serviço, fazendo com que o lead perceba realmente que aquilo atenderá suas necessidades.

Logo, as técnicas são desenvolvidas para fortalecer o processo de venda em diferentes cenários, o que envolve também uma série de fatores para atrair o cliente. Por isso, cada técnica se encaixa em situações específicas de negociações.

Principais fatores de negociações

Antes de descobrir quais são as principais técnicas de vendas, é importante que o vendedor tenha sensibilidade para perceber alguns elementos fundamentais que podem gerar a compra ou a desistência do produto e/ou serviço. Essas questões sempre estão relacionadas às técnicas de vendas. São elas:

  • benefícios do produto ou serviço;
  • necessidade do cliente;
  • urgência do cliente em adquirir o produto ou serviço;
  • percepção de desistência da venda.

Esses fatores impactam diretamente na condução da venda, e, consequentemente, em qual técnica de venda será implementada.

Quais são as principais técnicas de vendas?

Confira uma lista completa das melhores técnicas de vendas que podem ser utilizadas, levando em consideração fatores externos e internos como ambiente, tipos de reunião (online, presencial, telefone) e o poder de persuasão.

1. Conheça o produto

Em primeiro lugar, o vendedor deve conhecer profundamente o produto ou serviço oferecido. Parece irrelevante, mas o cliente percebe quando o vendedor conhece o produto pelo entusiasmo, pela fala segura e pelo modelo de venda diferenciado dos demais profissionais do mercado, fugindo da mesmice.

Sendo assim, uma estratégia importante para fortalecer o know-how do vendedor é a empresa criar treinamentos para vendedores que auxiliem o desenvolvimento de alta performance.

2. Fortaleça a escuta criativa

A escuta criativa é uma das principais técnicas de vendas, é aquela com maior potencial de criar uma relação duradoura entre o cliente e o vendedor.

Falar em escuta criativa é atrair o ouvinte com suas palavras, criando uma conexão profunda e atenção plena. Sendo assim, não se deve interromper quem está falando, não desviar da conversa, não sobrepor os argumentos.

Nesse caso estamos falando sobre a importância do vendedor ouvir e compreender o lead, mesmo que suas falas sejam ofensivas, desnecessárias, repetitivas ou de uma maneira que você já sabe a resposta antecipadamente.

3. Seja sempre verdadeiro

Há um ditado que todo vendedor usa a mentira para cumprir suas metas.

Desmentir essa falácia é uma tarefa de uma equipe de vendas. Na realidade, as empresas devem se preocupar com a experiência dos seus clientes abolindo exageros ou falas mentirosas. Em muitas situações, isso é perceptível, o que no exato momento se perde uma venda.

Portanto, na hora de realizar a venda, use histórias verídicas e interessantes para elevar seu case de vendas e ser reconhecido positivamente no trabalho.

4. Utilize gatilhos mentais

Gatilhos mentais fazem parte da lista das principais técnicas de vendas, isso porque eles influenciam no comportamento do consumidor. São frases ou expressões para persuadir pessoas e convencê-las a tomar decisões.

O recurso consegue despertar sensações no lead de urgência, de empatia, de confiança e de compromisso.

Um exemplo é: “Esse preço, com essa condição de pagamento, só vai até às 18 horas de hoje! Vai perder?”

Vale frisar que os gatilhos mentais devem ser utilizados de forma ética, associados a informações concretas e reais.

5. Não fale mal dos concorrentes

Falar negativamente de outras empresas não é um bom sinal, certamente afastará o cliente do vendedor. Isso porque ele vai tirar conclusões do seu caráter, embora você não tenha intenção de ser maldoso.

Foque em apresentar o produto e vendê-lo da melhor maneira possível.

6. Oferte o serviço de acordo com o histórico de relacionamento

Um bom vendedor que se preze conhece o cliente. Para isso, ele precisa ter na “ponta da língua” o histórico de relacionamento, considerando elementos como as necessidades, preferência de compra, os atendimentos e as reclamações dos clientes.

Com base nisso tudo, ele saberá exatamente quais produtos e com quais adaptações poderão ser propostos ao cliente. Isso também demonstra que o consumidor não é só mais um nome cadastrado.

Como praticar as melhores técnicas de vendas?

Agora que você já sabe quais são as principais técnicas de vendas, nada o segura para começar a trazer resultados satisfatórios e conquistar a confiança do cliente. Aos poucos, você pode investir para implementá-las uma por uma.

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