Programa de fluxo de caixa: opções pagas e gratuitas para otimizar o seu tempo

Finanças 9 de Mar de 2022

A tecnologia tem disponibilizado ferramentas de fácil utilização para as micro e macroempresas. Quando se trata de gestão financeira, uma solução bastante viável é considerar um programa de fluxo de caixa.

Afinal de contas, nem todo mundo tem habilidade e paciência para lidar com planilhas de Excel. Linhas e colunas intermináveis que, dependendo da quantidade de recursos enumerados, podem confundir o usuário.

Em contrapartida, um programa de fluxo de caixa melhora o gerenciamento da rotina da empresa e agiliza os processos administrativos. Resultado: maior controle de gastos.

Ficou interessado? Então veja quais são os principais softwares de fluxo de caixa do mercado e descubra qual atende melhor as necessidades do seu negócio.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é a transação contínua do dinheiro de uma empresa, ou seja, é a contabilidade do que entra e sai durante um determinado período. Toda a quantia recebida e paga é detalhada e comparada entre os períodos para construção dos indicadores financeiros.

Nesse sentido, o fluxo de caixa gera:

  • quanto a empresa gasta;
  • quanto a empresa recebe;
  • movimentações entre períodos;
  • a análise de saldo positivo ou negativo.

Para que serve um software de fluxo de caixa?

O software de fluxo de caixa é um facilitador de processos administrativos, ou seja, agiliza etapas importantes na gestão financeira de qualquer empresa, gerando mais precisão nos números e resultados.

Um programa de fluxo de caixa realiza controle financeiro empresarial, integrando dados para o controle de gastos, entrada e saída de valores.

Para que não haja erros no setor financeiro da sua empresa, alguns softwares de fluxo de caixa permitem que você acompanhe, em tempo real, todas as movimentações financeiras com o uso de aplicativos ou versões web dos programas.

Saiba como administrar o fluxo de caixa da sua empresa.

Qual é o impacto de um programa de fluxo de caixa no varejo?

O varejo é um dos segmentos que mais necessita do uso de software de fluxo de caixa por conta das movimentações financeiras constantes, uma vez que as planilhas no Excel não dispõem de recursos hábeis para calcular altíssimas demandas em curto espaço de tempo.

Imagine avaliar as entradas e saídas de dinheiro, envios de notas e cupons fiscais e fazer uma análise financeira à mão, em formato de anotações ou em planilhas? Certamente quem trabalha com varejo necessita de um recurso mais rápido e sofisticado.

Logo, os benefícios do fluxo de caixa para o varejo são:

  • aumento da capacidade de fazer projeções de vendas;
  • maior controle de entradas e saídas;
  • análise dos custos financeiros para organizá-los adequadamente;
  • fortalecimento dos resultados, a fim de encontrar oportunidade para criar ações de promoções de venda e de receita;
  • auxilia na etapa de apuração dos impostos.

Colocando em destaque esses pontos, é possível evitar que a empresa entre no vermelho e, consequentemente, tenha dificuldades em sair, como também fazer investimentos inadequados.

Como encontrar o melhor programa de fluxo de caixa?

Agora que você já sabe o que é fluxo de caixa, percebeu como um sistema pode ser importante para lidar com a gestão financeira da empresa?

O mercado disponibiliza inúmeros tipos de softwares, porém, é necessário analisar bem antes de investir.

Em primeiro lugar, adquirir um sistema de gestão financeira ou um ERP (sistema de gestão integrada) é a saída mais assertiva. Isso porque qualquer uma dessas ferramentas garantirá mais possibilidade de controle financeiro.

Além disso, um bom sistema fornece suporte à administração, independentemente do porte ou da área de atuação do seu negócio.

Depois dessa explicação, vamos mostrar os principais tipos de softwares de fluxo de caixa do mercado. Confira!

Melhores softwares e programas de fluxo de caixa

Conheça a seguir as melhores opções de sistema de fluxo de caixa gratuito e pago.

Programas de fluxo de caixa gratuitos

1. Bkper

O Bkper é um software de fluxo de caixa que oferece outras ferramentas além do controle de fluxo de caixa, veja abaixo algumas:

  • lançamentos de contas;
  • envio de arquivos em anexos;
  • relatórios;
  • acompanhamento de dados sobre o desenvolvido de sua empresa.

2. SIS Controle

O SIS Controle oferece recursos para pequenos e médios empresários, como relatório detalhado das movimentação de caixa, acompanhamento de desempenho, gráficos financeiros e controle de valores recebidos.

3. RP Controle Financeiro

O RP Controle financeiro é o programa de fluxo de caixa mais user friendly, ou adaptável com as necessidades do usuário, portanto é o mais simples de usar.

4. Hábil Empresarial

O Hábil Empresarial é um programa multirecursos direcionado para fluxo de caixa, permitindo o registro diário de entradas e saídas, contas a pagar, além de outras opções para um melhor controle financeiro.

Programas de fluxo de caixa pagos

A maior diferença entre os programas pagos e gratuitos de fluxo de caixa, muitas vezes estão relacionados com a segurança de dados, suporte e recursos, além de outras ferramentas encontradas nas opções pagas.

Conheça abaixo algumas opções de softwares e as ferramentas disponibilizadas por cada um deles.

1. Gestão Click

O Gestão Click oferece, além de atendimento personalizado e suporte multiplataforma, ferramentas de gestão, como:

2. Consumer

O Consumer possui uma interface moderna e visa atender microempreendedores do ramo de alimentação. Oferece gerenciador de fluxo de caixa, emissão de nota fiscal, estoque, controlador financeiro de pedidos e emite relatórios baseado no histórico da sua empresa.

3. Programa Nex

O Programa NEX é um software de gestão comercial que visa simplificar a operação de vendas. Além do controle de caixa oferece:

  • Emissão de documentos fiscais;
  • Controle de estoque;
  • Cadastro de clientes, produtos e fornecedores;
  • Emissão de relatórios;
  • Apresentação de recebíveis e pagamentos futuros;
  • Solicitação de pedidos

4. MasterCaixa

O MasterCaixa é uma ferramenta mais completa para controle de fluxo de caixa, possui centros de custos e oferece integração com contas bancárias (recurso não limitado a uma só conta) e ferramentas como contas a pagar e receber, gráficos e relatórios.

Os benefícios do programa de fluxo de caixa

Processos otimizados

Como vimos, o processo manual ou com o uso de planilhas de Excel não satisfaz altas demandas, pois necessita de mais tempo, dedicação e concentração.

Sendo assim, a automação do fluxo de caixa torna o trabalho mais ágil e produtivo, fazendo com que os cálculos sejam realizados com maior rapidez, otimizando o tempo dos responsáveis pela área administrativa.

Preservação dos dados

Um dos principais benefícios é a segurança das informações que uma ferramenta dispõe. A grande preocupação do varejo é a fraude e o vazamento de informações, o que gera perdas bastante significativas no mercado.

Portanto, o uso da tecnologia possibilita o controle mais eficiente dos dados da empresa e dos clientes.

Diminuição de erros

A automação reduz a quantidade de erros na gestão financeira. Pense que, com um software de fluxo de caixa, fica mais difícil deixar de registrar as entradas e saídas ou lançamentos com dados incorretos, ou duplicados, por exemplo.

Essas são desordens comuns que, ao longo do tempo, crescem gradativamente, tornando-se uma bola de neve.

Decisões mais concretas

Tenha certeza de que um programa de fluxo de caixa evita os “achismos” que só gastam tempo. Pense que, quanto mais racionais são as decisões dos gestores, maior será a chance do negócio dar certo, principalmente perante à concorrência.

Isso porque um software de fluxo de caixa traz informações atualizadas e corretas, facilitando o planejamento e as escolhas.

Como implementar um fluxo de caixa?

Para integrar uma ferramenta de automatização de fluxo de caixa, é preciso tomar alguns cuidados essenciais. Confira!

Crie um inventário de dados

Anote tudo o que representa valores e dados para a sua empresa, como custos fixos e variáveis, receitas, contas a receber, pagamentos, etc.

Atualize os dados

Mantenha sempre atualizados os dados financeiros da sua empresa. Não adianta usar um programa de fluxo de caixa e não registrar as informações relevantes. Cada ação de entrada e saída deve ser contabilizada no sistema.

Use a ferramenta certa

Existem diversos tipos de software de fluxo de caixa. Na hora de escolher, recorra ao mais moderno e eficiente, pois você precisa de um modelo atual, com as melhores funções que simplifiquem o seu dia a dia.

Fluxo de caixa e controle de caixa: qual a diferença?

Embora pareçam semelhantes, os termos têm objetivos distintos.

O controle de caixa é um sistema simplificado, geralmente usado para situações momentâneas.

Ele contabiliza as transações da organização, possibilitando que o gestor observe o saldo nos períodos selecionados, no entanto, ele não dá uma perspectiva futura para saber quais providências tomar a longo tempo, por exemplo.

O fluxo de caixa já tem esse adicional incorporado: registra os dados atuais, mas direciona a perspectiva de pagamento e dívidas futuras, oferecendo melhor previsão da saúde financeira de médio a longo prazo.

Programa de fluxo de caixa: bônus

Gostou de saber mais sobre softwares de fluxo de caixa? Quer investir neles e na sua própria loja virtual?

Consulte as condições de financiamentos da Gyra+ feitas especialmente para que empreendedores digitais possam ampliar o volume de suas vendas, e claro, o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Pagseguro, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

Thiago Gaspar

Sócio-diretor COO / CFO da GYRA+, é 100% focado nos objetivos de rentabilidade, custos e crescimento. Possui experiência em instituições financeiras como BTG e na Diretoria Executiva do Banco Pan