Social commerce: o que é e como usar essa estratégia de marketing?

E-commerce 9 de Dez de 2020

O Social commerce ou S-commerce é um dos tipos de e-commerce que funciona através das redes sociais, no qual os compradores podem interagir e comprar o produtos de forma mais fácil e rápida.

Já montou uma loja virtual? Você pode ter um Social commerce em paralelo dentro da rede social que quiser — de preferência aquela na qual a presença de público é mais forte.

Quem não possui um site oficial de vendas ou canal de marketplace também pode usar as redes sociais para vender, porém a dinâmica é um pouco diferente.

Nesse post, vamos considerar o cenário de uma loja virtual que também terá um canal de venda do tipo Social commerce.

Então continue lendo e entenda o que é Social commerce, como usar na sua estratégia de marketing e exemplos que já estão no mercado.

Boa leitura!

Social commerce: o que é?

O Social commerce ou comércio social é um canal de vendas que existe dentro das redes sociais que ajuda a promover produtos e serviços online.

Essa estratégia de venda é relevante atualmente devido ao crescimento expressivo de usuário das redes sociais.

Segundo relatório The Global State of Digital in 2019 da Hootsuite e We Are Social, 45% da população mundial, mais precisamente 3.4 bilhões de pessoas, estão nas plataformas sociais atualmente.

No Brasil, o número de usuários também é expressivo. São 140 milhões de usuários ativos que passam em média três horas diárias conectados aos seus perfis.

Ou seja, o Social commerce é uma excelente oportunidade de fazer vendas, além de manter a conexão com seu público e promover conteúdo relevante.

Como usar o Social commerce na sua loja virtual

Se o seu negócio tem perfis nas redes sociais, você pode dar o primeiro passo agora que você sabe o que é Social commerce.

As principais redes sociais possuem ferramentas internas focadas em vendas como Facebook, Instagram e Pinterest.

O layout dessas redes que destacam a imagem favorecem a divulgação dos produtos, daí o interesse em criar recursos nativos para facilitar a compra e a interação.

No Facebook, por exemplo, as páginas das marcam podem incluir um botão principal ‘Compre agora’ para direcionar o usuário direto para sua loja virtual.

Exemplos de social commerce: botão ‘Comprar agora’ em destaque nas páginas do Facebook.

Outra recurso de vendas que existe no Facebook é a criação de uma aba ‘Loja’ na qual é possível cadastrar os produtos e direcionar o usuário para o site da sua loja virtual para finalizar o pedido ou finalizar o pedido por mensagem caso o pagamento seja via link, por exemplo.

O Instagram atualizou sua interface dando ainda mais destaque para o ‘Instagram Shopping’. Os perfis cadastrados como ‘Conta comercial’ podem: adicionar uma loja ao seu perfil ou marcar produtos nas suas publicações.

Exemplos de social commerce das Lojas Americanas no Instagram.

O Pinterest também tem o recurso ‘Pinterest Shopping’ para as contas Business cadastradas. Adicionar pins de produto também é fácil.

Para facilitar o link entre sua loja virtual e o Pinterest, é preciso adicionar a tag do Pinterest Shopping nas páginas dos produtos. Assim, você cria um pin sem precisar informar descrição, tamanho, estoque, pois a tag importa todos esses dados.

Exemplos de social commerce: os produtos aparecem com uma tag indicando o preço no Pinterest. 

Assim como no Instagram, no Pinterest também é possível marcar mais de um produto em uma foto. O nome desse recurso é ‘Shop the Look’.

As marcas de moda e acessórios são as que mais se beneficiam com o Pinterest, mas outros segmentos como decoração também investem na rede.

O segredo de uma boa estratégia de vendas nas redes sociais é intercalar os posts de produtos com posts de conteúdo para atrair os usuários, mostrando as funcionalidades e vantagens do que você vende.

Também é útil na hora de criar campanhas de lançamento, aproveitando o engajamento das redes sociais para direcioná-lo para o seu site.

Leia também: Preço por inbox é proibido: fique dentro da lei e venda mais!

Criando uma estratégia de marketing com Social commerce

Para conseguir vender mais na internet usando o Social commerce, siga as dicas que separamos abaixo que vão te ajudar no seu planejamento.

1. Invista na sua rede mais relevante

Você não precisa usar todas as redes sociais que citamos acima. Para aumentar as chances de vendas, escolha sua rede mais relevante como plataforma de Social commerce, aquela onde você já possui um bom engajamento com seu conteúdo.

DICA: analise seu público-alvo, suas características e onde eles se envolvem mais com a sua loja. Use as ferramentas de análise que as próprias redes tem para fazer isso.

2. Crie campanhas exclusivas para Social commerce

Outra dica que ajuda a aumentar o engajamento dos seus seguidores nas redes sociais é oferecer vantagens especiais e exclusivas para os usuários que vem das redes.

Uma forma simples de fazer isso é criar cupons de desconto. Assim, depois você consegue analisar o desempenho das campanhas e investir em outras táticas de venda.

3. Foque nos produtos que tem mais apelo

Provavelmente, você conhece os produtos queridinhos da sua loja virtual e para fazer uma divulgação eficiente no seu Social commerce, eles também devem ser o foco.

Analise o engajamento das publicações para entender qual categoria de produto ou item específico chama mais atenção. Lembre-se: a concorrência será grande, então é importante ser o mais assertivo possível.

4. Não importe todo seu catálogo de produtos

Como vimos no item anterior, no Social commerce é necessário ser seletivo para ser assertivo nas ofertas e aumentar as chances de conversão de vendas.

Então use as redes sociais para fornecer uma amostra do que você tem disponível e reforce a relevância do seu site oficial para conferir mais produtos.

5. Incentive avaliações sobre os produtos

Vender é importante, mas com o Social commerce você pode criar uma comunidade com seus clientes, encorajando-os a deixar avaliações dos produtos para ajudar futuros compradores.

Além disso, sempre responda a dúvidas nos comentários, pedidos de ajuda e, inclusive, as reclamações.

Leia também: SAC 2.0: conceito, benefícios e como aplicar no atendimento?

As redes sociais antes de serem canais de vendas são meios de interação poderosos. Então aproveite todas as funcionalidades para ter um Social commerce eficiente na rede que escolher.

Gostou de saber mais sobre Social commerce?

Entender o que é Social commerce e como usá-lo não é tão difícil, não é mesmo? Aproveite a relevância e as vantagens desse canal para aumentar suas vendas.

Com planejamento, você consegue estruturar seu negócio e descobrir se precisa fazer novos investimentos.

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