Saiba por que e como você deve calcular o tempo de retorno de investimento na sua empresa

Finanças 14 de Ago de 2020

Empreender exige dedicação e investimento, não só de tempo, mas também de dinheiro. Em alguns momentos, será necessário aplicar recursos no próprio negócio para expandir as atividades e, futuramente, lucrar mais. Mas, ao decidir se é o momento de dar este passo, existe uma questão fundamental: calcular o tempo de retorno de investimento. Afinal, este é um indicador relevante para que o empresário possa tomar uma decisão consciente.

E isso vale também para quem possui um comércio digital. Ainda que trabalhar online ajude a cortar alguns gastos que o empresário teria com uma loja física, por exemplo, pode ser possível injetar recursos em algum momento. E, ao saber calcular este tempo de retorno do investimento, é possível fazer um planejamento financeiro mais organizado.

O que é Prazo de Retorno do Investimento (PRI), ou payback

O Prazo de Retorno do Investimento (PRI) representa o tempo que levará para o investimento se pagar, ou seja, o tempo que os lucros obtidos vão cobrir o valor gasto para colocar determinada medida ou projeto em prática. Em finanças, isso é chamado de payback.

Então, digamos que você cogite investir em um sistema integrado de gestão, também conhecido como ERP, por exemplo, ou então decida ampliar o seu estoque a fim de aumentar as vendas. Inicialmente, é claro que terá que fazer um aporte financeiro maior do que a sua atual receita. Mas, quanto tempo vai demorar para que esta iniciativa comece a dar o devido retorno para a sua empresa? Esta é a conta que você precisa fazer.

Esta resposta é essencial para saber se o seu investimento é viável ou não. E, para analisar o tempo de retorno do investimento, o primeiro passo é ter domínio do seu fluxo de caixa. Ou seja: saber quanto entra e quanto sai da sua empresa; quais são exatamente suas receitas e despesas.

Então, pode ser que seja - ou não - a hora de avançar e ampliar o contrato com seus fornecedores ou de investir em tecnologia na sua empresa. Antes de aplicar recursos, é necessário ter cautela e botar as contas em dia.

Fórmula para calcular o tempo de retorno do investimento

O chamado Payback é considerado um método para avaliar a viabilidade de um investimento. É importante não confundir, no entanto, com a rentabilidade dele. Na realidade, trata-se muito mais de identificar se sua empresa está preparada para aguardar o tempo que um projeto ou atitude vai demorar para se refletir nos lucros. Ou ainda: se você pode aguardar para recuperar a quantia que gastou para lançar um novo negócio.

O método de cálculo a ser seguido, então, será o Investimento Realizado / Lucro Líquido. Ou ainda o Investimento feito / Economia proporcionada.

A principal vantagem desta fórmula é que ela é bem simples de ser executada. Por outro lado é que, justamente por sua facilidade, ela não considera fatores como a diferença do valor do dinheiro ao longo do tempo decorrido e as entradas ocorridas na empresa ao longo deste período.

Payback descontado

Para solucionar esta inconsistência, pode ser feito também o chamado payback descontado. Neste caso, antes de fazer a conta, é descontado o fluxo de caixa (percebeu a importância de acompanhar seu caixa?) e reduzidos os pagamentos futuros pelo seu custo de capital.

Esta prática “resolve” a questão da diferença do valor do dinheiro ao longo do tempo. Afinal, a inflação faz com que uma quantia X presente no caixa do empresário hoje valha mais do que este mesmo montante daqui há um ano.

Vantagens e desvantagens de calcular o tempo de retorno de investimento

Como citamos anteriormente, calcular o tempo de retorno do investimento não é um procedimento complexo e, portanto, a facilidade de aplicação é sua principal vantagem. Justamente por isso, é frequentemente adotado como uma métrica em pequenas empresas ou projetos de menor proporção. A ideia é conseguir fazer uma avaliação ágil se determinado investimento é factível ou não.

Assim, este método dá ao pequeno empreendedor uma visão ampla do tempo que levará para que ele veja retorno entrando em seu caixa. Isto pode ser muito útil na hora de definir se é o momento certo de destinar recursos para estratégias novas de marketing para sua loja online ou se o melhor caminho para maximizar seu lucro é destinar recursos para automatizar processos manuais que tomam conta da sua equipe e, assim, ter pessoas com mais tempo livre para implantar melhorias.

Por outro lado, também não pode ser encarado como o único indicador de desempenho. Outros questionamentos devem ser feitos e considerados, bem como a própria situação financeira da empresa. Será que é a hora certa de investir? Posso aguardar este período para obter o retorno da quantia aplicada? Que tipo de vantagens esta mudança, atitude ou projeto vai trazer para a minha empresa? Enfim, estes e outros questionamentos pertinentes a toda decisão que o empreendedor vai tomar em seu caminho.

É sempre bom lembrar também que todo investimento possui algum tipo de risco, ainda que mínimo. Em se tratando de negócios, estas análises e previsões são feitas para que o empresário consiga vislumbrar qual investimento oferece a melhor relação risco-retorno. Mas, é sempre bom estar preparado para atravessar momentos difíceis que podem consumir o caixa da empresa.

Quer entender melhor este e outros indicadores considerados? Assista à videoaula abaixo. Além de falar sobre como calcular o tempo de retorno do investimento, o vídeo aborda também os demais quesitos que são considerados pelas empresas ao estudarem um aporte ou aplicação de recursos em determinado projeto.

Investir em capital de giro é uma das medidas que podem ser necessárias para equilibrar as contas da sua empresa. Isto porque ter capital de giro significa que o seu negócio possui dinheiro em caixa para arcar com seus compromissos, cumprir obrigações de curto prazo e está preparado para pagar possíveis despesas inesperadas.

E uma das formas de se fazer isso, é buscando um empréstimo. A Gyra+ pode te auxiliar nesta missão. Na Gyra+, você consegue capital de giro para o seu empreendimento sem necessidade de garantia em apenas poucos passos.

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte suas contas do Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

E pronto! A ajuda que a sua empresa precisa para crescer, em apenas poucos cliques. Solicite uma proposta ainda hoje!

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.