Recuperação de vendas: 6 dicas essenciais para recuperar oportunidades de venda e aumentar as conversões do seu e-commerce
O que faz um visitante da sua loja online desistir de uma compra e deixar o carrinho abandonado na página de checkout? Que estratégia de venda pode ser utilizada para tentar recuperá-lo e conseguir converter esse visitante em cliente?
Quando um potencial cliente escolhe os produtos que deseja e segue todas as etapas da sua jornada de compra, mas não finaliza a transação, fique tranquilo que nem tudo está perdido.
Para trazer de volta esse cliente em potencial e convencê-lo a concretizar a compra, é necessário compreender os motivos que o levaram a desistir da compra e elaborar uma boa estratégia de recuperação de vendas.
Para te ajudar nesse desafio, separamos para você seis dicas de como recuperar esses potenciais clientes para o seu e-commerce e impulsionar as suas conversões:
- Revise a política de frete da sua loja virtual;
- Ofereça uma experiência de navegação positiva;
- Seja claro ao passar as informações sobre sua marca e seus produtos;
- Ofereça bons canais de comunicação;
- Crie uma política de devolução menos limitada;
- Dê preferência a formulários de cadastro mais simples.
Carrinho abandonado: 6 dicas de recuperação de vendas para converter mais clientes
Para que um e-commerce consiga garantir a sua sustentabilidade financeira e conquistar cada vez mais clientes, é fundamental se dedicar à recuperação de vendas e tentar trazer de volta potenciais clientes que por pouco não completaram a sua jornada de compra.
Confira a partir de agora seis dicas fundamentais que vão te ajudar a diminuir o “estou dando só uma olhadinha” e o abandono de carrinho na sua loja virtual e alavancar as suas vendas online.
1 - Revise a política de frete da sua loja virtual
Um dos principais motivos que levam os visitantes de um e-commerce a desistirem da compra e abandonar o carrinho é o valor do frete para a entrega do produto.
Muitas vezes o potencial cliente é surpreendido na página de checkout por um frete muito alto ou desproporcional ao valor do produto.
Uma estratégia de venda para lidar melhor com isso consiste em oferecer frete grátis a partir de determinado valor em compras. Além disso, você pode firmar parcerias com empresas de logística para baratear o seu frete.
2 - Ofereça uma experiência de navegação positiva
Muitas oportunidades de venda são perdidas porque os visitantes não têm uma experiência de navegação positiva no site da loja.
Páginas muito lentas e não otimizadas para mobile, ícones mal posicionados e menu desorganizado são alguns dos fatores que tornam a experiência dos visitantes desinteressante.
Por isso, crie um site responsivo, com navegação intuitiva e descomplicada, ícones grandes, letras legíveis e carregamento rápido. Você precisa caprichar no chamado User Experience!
Vale conferir: O que é mobile commerce? Entenda como funciona e as vantagens
3 - Seja claro ao passar as informações sobre sua marca e seus produtos
A desconfiança sobre as características do produto e sobre a história da empresa também está entre as razões para a não finalização de uma compra em um e-commerce.
Procure descrever com clareza as características dos seus produtos e permita que os visitantes possam conhecer mais sobre a sua marca. Você pode utilizar depoimentos de outros clientes satisfeitos, colocar um número de vendas já realizadas, fazer um texto sobre a equipe que atua nos bastidores da loja virtual, etc.
4 - Ofereça bons canais de comunicação
É muito importante que os visitantes possam contar com eficientes canais de comunicação para contatar a loja virtual e esclarecer eventuais dúvidas. Isso faz com que ele se sinta mais seguro para prosseguir com a compra.
Chatbots, links diretos do WhatsApp e perfil da marca nas redes sociais, FAQ, telefone e e-mail para contato são alguns exemplos de canais que você pode disponibilizar no site da sua loja.
Veja também: Automação de marketing e-commerce: 5 práticas para otimizar a comunicação e as vendas
5 - Crie uma política de devolução menos limitada
Outra dica importante para recuperação de vendas é criar uma política de devolução mais ampla e menos limitada.
Se as condições para devolver o produto são muito restritas ou até mesmo inexistentes, o visitante tende a ficar mais desconfiado e acaba optando por não prosseguir com a compra.
Por isso, seja claro e flexível ao estabelecer as condições para a devolução do produto.
Saiba mais: Política de vendas: como responder uma denúncia no Mercado Livre
6 - Dê preferência a formulários de cadastro mais simples
Uma das coisas mais chatas quando se quer fazer uma compra online é ter que preencher um extenso cadastro no site da loja. Isso desmotiva qualquer usuário.
Sendo assim, uma das estratégias de recuperação de vendas que você pode utilizar é dar preferência para formulários cadastrais mais simples, que contenham apenas os campos mais essenciais.
Há também a opção de permitir que os visitantes façam o cadastro utilizando a conta do Gmail ou do Facebook. Assim, em apenas alguns cliques o cadastro está pronto e você não arrisca perder o cliente pelo cansaço.
Leia também: Carrinho abandonado: 5 dicas para recuperação de vendas
Dicas de recuperação de vendas nunca são demais, por isso, trouxemos este vídeo do Digital Manager Guru para você dominar ainda mais técnicas:
Bom, essas são as nossas dicas fundamentais para recuperação de vendas. Tente implementar essas recomendações na sua loja virtual e impulsione as suas conversões.
Quer colocar essas dicas em prática, mas precisa de capital para isso? A Gyra+ pode oferecer a solução para isso, solicite uma proposta em nosso site, sem burocracia! Você pode conseguir o capital que precisa em até 24 horas!