Quanto custa anunciar no Google Shopping: descubra o CPC e amplie o ROI

Finanças Fev 06, 2020

Quanto custa anunciar no Google Shopping? Assim como qualquer outro modelo de anúncio do Google, o investimento necessário em uma campanha do Google Shopping vai variar de acordo com o planejamento e metas da sua empresa. 

O Google Shopping é um tipo de mídia paga oferecida dentro do leque de opções do Google Adwords. Entre suas principais vantagens está o destaque que oferece aos produtos anunciados, que ficam antes dos anúncios de pesquisa, como podemos ver na imagem abaixo. 

Quanto custa anunciar no Google Shopping

Outro benefício é a própria estrutura do anúncio que apresenta diversas informações ao usuário que realizou a pesquisa dentro do Google. Entre os dados listados estão:

  • foto;
  • nome do produto;
  • preço;
  • nome do vendedor.

Além disso, a taxa média de conversão dentro do Google Shopping é de 2,5%, o que representa um número 36% maior do que a conversão dentro dos e-commerces. 

Leia também: Google Shopping vs Google Adwords: LEIA antes de ESCOLHER

Mas, eu sei, ainda não respondi a pergunta inicial: afinal, quanto custa anunciar no Google Shopping? 

A seguir fizemos uma análise sobre suas opções. 

Quanto custa anunciar no Google Shopping?

O primeiro passo para saber quanto custa anunciar no Google Shopping é aprender como criar esse anúncio. Caso ainda haja alguma dúvida sobre esse assunto, indico que você se encaminhe ao nosso guia; Como configurar Google Shopping: passo a passo”.

Continuando, a cobrança de um anúncios do Google Shopping é feita, geralmente, no modelo de CPC, ou custo por clique. 

Isso quer dizer que você só vai realizar um pagamento a Google quando e se alguém clicar no link do seu anúncio. 

O CPC é calculado por meio de um leilão feito pela plataforma de acordo com diversos critérios, entre eles a relevância das palavras-chaves que você indicou como importantes para que seu anúncio apareça.

Vamos imaginar que você comercialize luminárias e uma das palavras para a qual você deseja que seu anúncio apareça é: luminárias de mesa LED. 

Você irá concorrer com outras empresas que também cadastraram a palavra como relevante para seus anúncios e o Google irá apresentar, como resultado, os anúncios que ofereceram mais pelo CPC, ou seja, que vão pagar mais pelo clique. 

Podia ser uma batalha de “quem paga mais leva”, mas para a sorte de todos nós não é apenas o valor que você está disposto a pagar por um clique que vale.  

O Google também uso o que ele chama de índice de qualidade para avaliar o grau de relevância do seu anúncio para as palavras-chave escolhidas e para o cliente que faz a pesquisa. 

Por isso invista na construção de anúncios de qualidade e selecione bem as palavras-chaves. Para isso você pode usar uma outra plataforma do Google: o Keywordplanner

Qual o CPC ideal?

Essa resposta vai variar muito de acordo com o seu negócio e produto, mais uma vez você pode usar a ferramentas de palavras-chave do Google Adwords para fazer uma projeção. Entretanto, o custo por clique de uma keyword de concorrência média gira em torno de R$0,60.

Isso quer dizer que a cada clique você vai pagar ao Google R$ 0,60

Para que você tenha mais controle em relação aos custos da sua campanha você pode definir o investimento máximo diário que você deseja realizar e inserir data de início e fim da sua campanha. 

Vamos imaginar que o CPC da keyword escolhida seja de R$ 0,50. Você colocou um investimento máximo de R$ 5 diários. Isso quer dizer que você poderá receber até 10 cliques diários em seu anúncio. 

É claro que o CPC pode variar ao longo do período, mas essa é uma maneira mais simples de entender quanto custa anunciar no Google Shopping.

Mantendo o mesmo exemplo acima, se sua campanha for de 10 dias você terá um gasto total de R$ 50 para sua campanha no Google Shopping. 

Defina seu orçamento para o Google Shopping

Como você viu acima, quanto custa anunciar no Google Shopping pode ser um valor bastante variável. 

Por isso, o primeiro passo de uma campanha na plataforma é definir quanto você está disposto a investir. 

Uma vez que você está dando os primeiros passos na ferramenta você pode definir o valor de sua campanha de duas formas principais:

  • definir o seu objetivo de conversão e a partir disso investir o valor de acordo com as métricas apresentadas na plataforma. Esse valor deve considerar o tíquete médio, taxa de conversão e CPC.
  • definir o valor total de sua campanha e distribuí-lo de acordo com o CPC previsto pelo planejador de palavras chave. Por exemplo, você define que seu orçamento é de R$ 2.000 e acompanhar a conversão a partir desse valor. 

Para você saber se a sua campanha trouxe o resultado esperado, calcule o ROI ou retorno sobre investimento. Uma taxa de retorno considerada eficiente é de 5:1.

Assim como outras campanhas do Google, o total de quanto custa anunciar no Google Shopping pode alterar durante a sua execução. A otimização de campanhas pode fazer você alcançar maior ROI do que o inicialmente esperado. 

Além do modelo CPC, também existem os modelos de cobrança por:

  • CPM: custo por mil visualizações;
  • CPA: custo por aquisição. 

Capital para investir no Google Shopping

Agora que você já sabe como descobrir quanto custa anunciar no Google Shopping,  precisa de mais capital para investir nas campanhas e gerar mais tráfego e vendas? 

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  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, PagSeguro, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Leia também: Como anunciar produtos no Google Shopping pelo Mercado Livre

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