Quanto custa anunciar no Google Shopping? Saiba o CPC ideal

Finanças 2 de Fev de 2022

Quanto custa anunciar no Google Shopping? Assim como em qualquer outro modelo de anúncio do Google, o investimento necessário em uma campanha do Shopping vai variar de acordo com o planejamento e metas da sua empresa.

Mas o que é o Google Shopping? O Google Shopping é um tipo de mídia paga oferecido dentro do leque de opções do Adwords, a plataforma de anúncios do Google.

Entre as principais vantagens está o destaque que oferece aos produtos anunciados, que ficam antes dos anúncios de pesquisa como podemos ver na imagem abaixo.

Outro benefício é a própria estrutura do anúncio que apresenta diversas informações ao usuário que realizou a pesquisa dentro do Google. Entre os dados listados estão:

  • foto;
  • nome do produto;
  • preço;
  • nome do vendedor.

Além disso, a taxa média de conversão dentro do Google Shopping é de 2,5%, o que representa um número 36% maior do que a conversão dentro dos e-commerces.

Leia também: Google Shopping vs Google Adwords: LEIA antes de ESCOLHER

Mas, eu sei, ainda não respondi a pergunta inicial, afinal, quanto custa anunciar no Google Shopping? A seguir fizemos uma análise sobre suas opções.

Quanto custa para anunciar no Google Shopping?

O primeiro passo para saber quanto custa anunciar no Google Shopping é aprender como criar um anúncio.

Caso ainda haja alguma dúvida sobre esse assunto, indico que você também leia o nosso guia que explica ‘Como configurar Google Shopping: passo a passo’.

Continuando, a cobrança de um anúncio do Google Shopping é feita, geralmente, no modelo de CPC, ou seja, Custo Por Clique.

Isso quer dizer que você só vai realizar um pagamento ao Google quando e se alguém clicar no link do seu anúncio.

O CPC é calculado por meio de um leilão feito pela plataforma de acordo com diversos critérios, entre eles a relevância das palavras-chaves que você indicou como importantes para que seu anúncio apareça.

Vamos imaginar que você comercialize luminárias e uma das palavras para a qual você deseja que seu anúncio apareça é: luminárias de mesa LED.

Você irá concorrer com outras empresas que também cadastraram a palavra como relevante para seus anúncios. O Google irá apresentar como resultado os anúncios que ofereceram mais pelo CPC, ou seja, que vão pagar mais pelo clique.

Podia ser uma batalha de “quem paga mais leva”, mas para a sorte de todos nós não é apenas o valor que você está disposto a pagar por um clique que vale.  

O Google também usa o que ele chama de índice de qualidade para avaliar o grau de relevância do seu anúncio para as palavras-chave escolhidas e para o cliente que faz a pesquisa.

Por isso, invista na construção de anúncios de qualidade e selecione bem as palavras-chaves. DICA: você pode usar outra plataforma do Google para fazer o planejamento: o Keywordplanner.

Descobrindo o CPC ideal?

Essa resposta vai variar muito de acordo com o seu negócio e produto, mais uma vez você pode usar a ferramentas de palavras-chave do Google Adwords para fazer uma projeção.

Entretanto, o custo por clique de uma keyword de concorrência média gira em torno de R$ 0,60. Isso quer dizer que a cada clique você vai pagar ao Google R$ 0,60.

Para ter mais controle em relação aos custos da sua campanha, você pode definir o investimento máximo diário que você deseja realizar e inserir a data de início e fim da sua campanha.

Vamos imaginar que o CPC da keyword escolhida seja de R$ 0,50. Você colocou um investimento máximo de R$ 5 diários. Isso quer dizer que você poderá receber até 10 cliques diários em seu anúncio.

É claro que o CPC pode variar ao longo do período, mas essa é uma maneira mais simples de entender quanto custa anunciar no Google Shopping.

Mantendo o mesmo exemplo acima, se sua campanha for de 10 dias você terá um gasto total de R$ 50 para sua campanha no Google Shopping.

Leia também: Como anunciar produtos no Google Shopping pelo Mercado Livre.

Como definir o orçamento para anunciar no Google Shopping?

Como você viu acima, a resposta para quanto custa anunciar no Google Shopping pode ser um valor bastante variável.

Por isso, o primeiro passo de como anunciar no Google Shopping é definir quanto você está disposto a investir na sua campanha.

Uma vez que você está dando os primeiros passos na ferramenta, o melhor é definir o valor de sua campanha utilizando uma das duas formas principais:

  1. Definir o seu objetivo de conversão e, a partir disso, investir o valor de acordo com as métricas apresentadas na plataforma. Esse valor deve considerar o tíquete médio, taxa de conversão e CPC;
  2. Definir o valor total de sua campanha e distribuí-la de acordo com o CPC previsto pelo planejador de palavras-chave. Por exemplo, você define que seu orçamento é de R$ 2.000 e acompanha a conversão a partir desse valor.

Para você saber se a sua campanha trouxe o resultado esperado, calcule o ROI ou retorno sobre investimento. Uma taxa de retorno considerada eficiente é de 5:1.

Assim como outras campanhas do Google, o total de quanto custa anunciar no Google Shopping pode alterar durante a sua execução. A otimização de campanhas pode fazer você alcançar maior ROI do que o inicialmente esperado.

Além do modelo CPC, também existem os modelos de cobrança por:

  • CPM: custo por mil visualizações;
  • CPA: custo por aquisição.

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