Qual a margem de lucro ideal? Como calcular?
Qualquer tipo de empresa, seja ela micro, média ou grande, precisa de rendimentos para ter continuidade em seu negócio. Pagar as contas e as despesas do dia a dia são apenas uma questão de sobrevivência da empresa, é o chamado arroz com feijão. E, para que ela cresça de forma saudável, é necessário ter uma margem de lucro razoável. Mas, afinal, como saber qual a margem de lucro ideal para o meu negócio?
Para responder essa pergunta, vamos tentar entender um pouco sobre o conceito de lucro e por que ele é tão crucial para um negócio.
O que é a margem de lucro?
Se o lucro é tudo aquilo que sobra depois do abatimento das despesas que fazem o negócio funcionar, então o que é a margem de lucro? É muito importante entender a diferença entre as duas coisas.
Por exemplo, uma loja de varejo pode ter uma linha de produtos extremamente lucrativa, mas a margem de lucro em cima de cada um ainda pode ser baixa.
Na economia empresarial, a definição de margem de lucro é a porcentagem do resultado da operacionalização de um serviço ou venda de produto. Esse resultado pode ser um lucro ou até um prejuízo, dependendo da situação.
O valor do resultado é inserido nos custos totais de um serviço ou produto. Com isso, se obtém o preço final para comercialização. Quando se obtém esse preço final, retira-se a margem de lucro sobre uma projeção de vendas.
Como calcular a margem de lucro de uma empresa?
Se pareceu difícil de entender, vamos tentar pensar uma situação hipotética para aprender como calcular a margem de lucro em cima disso.
Imagine que você tem uma pequena loja de bolos e doces. O seu pequeno comércio gerou uma receita total de R$ 10 mil no fim do mês.
Depois de realizar o fechamento do caixa e somar todas as despesas da operacionalização, o seu gasto foi de R$ 2 mil. Sendo assim, seu lucro foi de R$ 8 mil.
Tendo esses números em mãos, agora você vai calcular a margem de lucro sobre a venda de seus produtos.
O fórmula para descobrir qual é a margem de lucro ideal da sua empresa é o seguinte: dividir o resultado final (prejuízo ou lucro) pela receita total. Depois disso, multiplique por 100. Vamos ver abaixo:
Receita total: R$ 10 mil
Custos totais: R$ 2 mil
Lucro final: R$ 8 mil
Margem de lucro: (8.000 / 10.000) x 100 = 80%
Sendo assim, a margem de lucro ideal para sua loja de bolos é de 80%. Com este número, você tem uma base real da lucratividade do negócio que vai servir para solicitação de empréstimos e investimentos para crescimento da empresa.
Veja no vídeo abaixo algumas orientações extra na hora de calcular qual a margem de lucro ideal da sua empresa:
O que é margem bruta x margem líquida?
No exemplo acima, calculamos o que é a margem bruta de lucro de uma empresa.
Nesse cálculo, os fatores considerados são apenas os custos operacionais para a realização do serviço ou criação de um produto.
Mas existem outros fatores que vão incidir sobre a execução de um serviço como:
- impostos da nota fiscal de faturamento;
- tributos e encargos federais do seu setor;
- aluguel, telefone, água, luz, internet, etc.;
- despesas com a equipe.
Quando a conta é feita levando em consideração esses custos variáveis conseguimos entender o que é margem líquida de lucro.
Para facilitar a visualização e o impacto no resultado final, vamos calcular a margem líquida de lucro da loja de bolos do exemplo anterior.
Receita total: R$ 10 mil
Custos totais: R$ 2 mil
Impostos: R$ 700
Custos fixos e variáveis: R$ 2.500
Lucro final: R$ 8 mil
Margem líquida de lucro: 10.000 - 2.000 - 700 - 2.500 = R$ 4.800
Margem líquida de lucro: R$ 4.800/10.00 = 0,48 x 100 = 48%.
É possível saber qual a margem de lucro ideal de um negócio?
E depois de descobrir o que é a margem de lucro e como calculá-la, como saber qual a margem de lucro ideal para uma empresa saudável?
Essa resposta não é tão simples de responder, já que não existe um conceito geral sobre ela.
Isso porque para saber qual a margem de lucro ideal de uma empresa, também vai depender muito em qual categoria o negócio em questão se encaixa, da situação do mercado, demanda do público pelo produto e também a concorrência em volta.
Por exemplo, se sua empresa está dentro da categoria de indústria, a sua margem é diferente de quem vende produtos ou comercializa serviços.
Existem algumas margens já estabelecidas para cada tipo de setor ou mercado, que também são chamadas de lucro presumido.
O lucro presumido é o que vai influenciar muito na hora de descobrir qual a margem de lucro ideal para a sua empresa, dependendo da atuação dela .
No sistema de tributação, o lucro presumido existe para auxiliar a Receita Federal determinar sua base de cálculo para o IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e também do CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido).
Com o lucro presumido, é possível obter estes cálculos sem ter o valor final das despesas da empresa.
Quem se enquadrar e adotar este tipo de regime de tributação vai ter bases de cálculo já pré-determinadas com suas margens de lucro para cada tipo de atuação da empresa.
Veja qual a margem de lucro ideal mais comuns e as porcentagens para cada área de atividade:
- 8% para comércio e vendas de produtos no geral, atividades imobiliárias, transportes de cargas, serviços hospitalares. E também de industrialização de terceiros, que incluem recebimento de materiais e outras atividades que não são classificadas como prestação de serviços;
- 32% de margem de lucro para faturamento de empresas que prestam serviços profissionais de áreas específicas, como escritórios de contabilidade e jurídicos. Dentre os serviços prestados estão: consultoria, gestão de bens patrimoniais, locação e venda de bens e serviços de construção civil;
- 16% para faturamento de serviços de transportes gerais (que não incluam cargas);
- 1,6% de margem de lucro do faturamento de revendas de combustíveis e gás natural.
Caso o resultado do cálculo de qual a margem de lucro ideal não esteja de acordo com algumas das margens de lucros citadas acima, dependendo da sua área de atuação, é importante revisar a operação da empresa e entender o que pode ser mudado para alcançar essa margem de lucro.
Para que serve saber a margem de lucro?
Quando você começa um novo negócio, seu objetivo é que ele se torne sua principal fonte de renda, certo?
Só que para isso, sua empresa precisar começar a dar lucro para que uma parte dele possa ser redirecionado para o seu salário.
Por isso, ao calcular qual a margem de lucro ideal do seu produto ou serviço, você consegue analisar se as suas operações são sustentáveis.
Então, se o seu produto custa R$ 150 e desse valor que entra no caixa R$ 120 são para cobrir custos, é preciso analisar a saúde financeira da empresa.
Afinal, você não quer se esforçar para sair no zero a zero no fim do mês, certo?
Um dos primeiros passos para melhorar a margem de lucro das suas vendas é aprender a precificar corretamente seus produtos.
Depois, faça uma comparação com o mercado e veja quais diferenciais sua empresa oferece em relação a concorrência.
Compare esses diferenciais com o que os clientes mais valorizam no setor que você vende.
Muitas vezes, o preço final para o cliente é visto como justo se você fornece os diferenciais que ele busca.
Por isso, saber como calcular qual a margem de lucro ideal é importante, pois esse valor desencadeia uma série de análises estratégicas que tornam as vendas mais eficientes.
Dicas para alcançar a margem de lucro ideal
Agora que você já sabe qual a margem de lucro ideal e a sua importância, vamos mostrar alguns exemplos de estratégias para adotar no dia a dia da empresa para alcançá-la.
- Investir em tecnologia para otimizar processos: a tecnologia está a nossa disposição para nos auxiliar em tarefas mais operacionais. Desta forma, o esforço de um colaborador pode ser poupado e investido em algo que realmente traga retorno para a empresa. Além disso, investir em processos utilizando tecnologia como intermédio garante economia de dinheiro e, principalmente, de tempo.
- Tente reduzir custos que não são estratégicos: esta dica é um complemento da primeira, já que, ao mesmo tempo que se investe em tecnologia, você avalia todos os custos e operações que são realizados para um negócio funcionar. Também é importante avaliar melhor o controle de estoque de acordo com as demandas do produto. Assim, é possível entender o que é importante e o que é dispensável. Se você possui um marketplace, é possível optar por serviços automatizados. Aqui no blog, já demos alguns exemplos no artigo 7 automações indispensáveis para gestão de marketplaces;
- Faça um benchmarking com a concorrência: análise de concorrência é importante em qualquer área de atuação. Avaliar o que sua concorrência está fazendo é extremamente importante para comparar as melhores ações e também os métodos que realmente fazem a diferença.
- Encontre novos fornecedores: a regra fundamental para comprar mercadoria é ter fornecedores confiáveis. Invista em uma pesquisa de tempos em tempos para encontrar novas referências de fornecedores do mercado. Nessa busca você pode encontrar vendedores que estão oferecendo o mesmo produto por um preço mais baixo. Aprenda neste outro post do blog: Como negociar com fornecedores: 7 dicas para seu e-commerce [Guia para vendas online].
Entendeu como saber qual a margem de lucro ideal?
Agora que você entende os critérios para saber qual a margem de lucro ideal da sua empresa, pode colocar a mão na massa!
Se depois de fazer as contas, você entender que precisa investir para conseguir um preço melhor com o fornecedor ou contratar uma consultoria financeira, dê prioridade para empresas de confiança.
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