Qual a importância do capital de giro para as empresas?

Capital de Giro 20 de Dez de 2019

Compra, produção, venda e lucro. Esse ciclo faz o capital de giro de uma empresa existir e girar a medida que o negócio opera. Esse dinheiro ajuda na manutenção das atividades e no desenvolvimento. Já pensou sobre qual a importância do capital de giro para as empresas?

Com a descrição simplificada que fizemos acima, percebe-se o valor estratégico de ter crédito circulante para arcar com custos e despesas (fixas e variáveis). 

Contas a receber, saldo bancário, valor em caixa, estoque tudo isso faz parte do capital de giro de uma empresa.

Por isso, a administração do capital de giro traz tantos benefícios e ajuda os empreendedores a manterem suas obrigações em dia e ainda fazer uma reserva.

Essa reserva pode ser decisiva em momentos de crise do mercado ou quando acontece algum evento inesperado.

Continue lendo que vamos reforçar os pontos fundamentais e entender melhor qual a importância do capital de giro para as empresas.

GESTÃO | Qual a importância do capital de giro para as empresas?

importancia-capital-giro

Uma empresa é um organismo vivo e uma gestão bem estruturada é responsável por educar e manter o sistema alinhado.

Quando se trata da gestão financeira, muitos empreendedores ainda escorregam no cumprimento das obrigações.

Ou só cuidam de um lado dos compromissos fiscais e esquecem que é preciso guardar para não ter passar aperto no futuro.

Por isso, entender o que é e qual a importância do capital de giro para as empresas pode torná-lo um empreendedor de sucesso. Confira!

1. Manter atividades operacionais em dia

A importância do capital de giro para as empresas é que esse crédito circulante ajuda a cumprir as obrigações financeiras.

O cenário ideal é ter dinheiro disponível para pagar todas as contas: aluguel, luz, internet, pagamento de funcionários, etc e ainda ter uma reserva.

Organizar financeiramente uma empresa é ter registrado todas as informações relevantes para o negócio. Isso permite que você calcule seu capital de giro e monitore o valor mês a mês. 

2. Fazer investimentos no negócio

A importância do capital de giro para as empresas também passa pelas possibilidades de investimento.

O investimento de crédito pessoal está em alta nos últimos anos, mas as empresas também pode fazer essas aplicações para ampliarem seus rendimentos.

Mas para isso, é importante construir um capital de giro forte tanto para tirar um valor para aplicar quanto para continuar as operações da empresa.

Também são investimentos as compras planejadas de estoque para impulsionais mais vendas no Natal, por exemplo. 

Com um planejamento de marketing para esta ação, você pode calcular o valor necessário — investimento em estoque, gastos com publicidade, logística de entrega etc. — para colocá-la em prática sem ir além das suas possibilidades.

3. Pagar fornecedores em dia

Os fornecedores são parceiros de negócio estratégicos e quando se conquista boas relações, é imprescindível mantê-las.

A importância do capital de giro para as empresas, neste ponto, é conseguir honrar com os compromissos assumidos e reforçar a confiança.

Imagine fazer um pedido de estoque extra para o fornecedor para sua ação de vendas de Natal, não se planejar corretamente, não ter sucesso na ação e nem dinheiro para pagar o pedido extra.

Com uma relação sólida e de confiança, os fornecedores podem oferecer condições de pagamentos melhores e, inclusive, fazer negociação para você pagar na melhor data. 

4. Saber o momento certo de gastar

Um empreendedor que sabe a importância do capital de giro para as empresas, sabe o momento certo de investir.

Um capital de giro baixo dá um sinal de alerta de que é preciso ajustar as coisas. Nesse momento, você repensa sua grande ação de Natal e procura se reinventar dentro de um plano menor.

Arriscar todo capital de giro do negócio em um cenário incerto, pode colocar a empresa em uma posição arriscada.

5. Estimular a economia consciente

Como empreendedor, a relação com o dinheiro muda. Essa consciência também afeta a vida pessoal e a maneira como controlamos nossos ganhos.

Por isso, entender a importância do capital de giro para as empresas ajuda pensar no melhor uso para o dinheiro conquistado.

Percebemos a importância que manter a casa financeira em ordem traz porque permite pagar os custos, fazer investimentos no momento certo e fortalecer relações de trabalho.

Não tinha pensado sobre qual a importância do capital de giro para as empresas? Recomendamos as duas leituras abaixo para saber mais sobre o tema:

Empréstimo de capital de giro para empresas

Se você já entende qual a importância do capital de giro para as empresas, sabe ele pode ser estratégico para alcançar melhores resultados para o negócio.

Consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Pagseguro, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.