Qual a Necessidade do Capital de Giro do seu negócio? Aprenda a calcular!

Capital de Giro 2 de Nov de 2022

Qual a necessidade do capital de giro da sua empresa?

A resposta para essa pergunta geralmente não está na ponta língua dos empreendedores iniciantes. Se esse é o seu caso, fique  tranquilo, pois vamos te ajudar a entender o que é e como calcular a NCG - Necessidade de Capital de Giro.

O capital de giro é  indispensável para que uma empresa opere e se desenvolva  de maneira sustentável do ponto de vista financeiro.

Quando a empresa inicia sua operação, geralmente ela possui dois tipos de recursos. O primeiro se refere ao ativo fixo, que é tudo aquilo que a companhia precisa para dar início à sua operação e mantê-la em funcionamento. Isso inclui equipamentos, maquinário, móveis, espaço físico, estoque, entre outros.

Já o segundo tipo de recurso é destinado a uma reserva que deverá ser utilizada de acordo com a necessidade do negócio. A intenção dessa reserva é garantir que a empresa continue operando enquanto suas contas a receber não entram no caixa.

A esse recurso dá-se o nome de capital de giro. Seu objetivo é justamente fazer com que as engrenagens da empresa continuem girando e não sejam interrompidas por falta de dinheiro para financiar a operação.

Nesse sentido, um indicador que não pode ficar de fora do seu radar é a Necessidade de Capital de Giro. Ou seja, qual é a reserva necessária para que a sua empresa continue funcionando e se proteja financeiramente de imprevistos?

Para te ajudar a responder essa pergunta, elaboramos aqui um conteúdo bem completo sobre o que é NCG, por que é importante conhecê-la e como você calculaa sua Necessidade de Capital de Giro.

O que é NCG - Necessidade de Capital de Giro?

Podemos definir o que é NCG - Necessidade de Capital de Giro - como a quantia mínima que a empresa deve manter de reserva em caixa para evitar interromper sua operação devido à ausência de recursos.

A NCG é um indicador que mostra se há necessidade de investimento em giro visando à  captação de novos recursos - via empréstimos de terceiros, por exemplo.

Veja também: Investimento em capital de giro: por que fazer?

Por que é importante saber a NCG do seu negócio?

Saber a necessidade líquida de capital de giro é importante para garantir a saúde financeira do seu modelo de negócio.

Veja bem. No ciclo de caixa, há os ativos e os passivos, que são os recursos que entram e que saem do caixa, respectivamente. Durante esse processo, é comum que as despesas superem as receitas em determinados períodos.

Quando isso acontece, é fundamental que a empresa saiba quanto ela precisa ter de reserva para dar prosseguimento às suas atividades.

A falta de entendimento sobre essa necessidade de reserva é um dos principais fatores que impedem as companhias de crescer. Negligenciar a necessidade de investimento em giro pode, inclusive, fazer com que o negócio feche as portas.

Ao não identificar a sua NCG com antecedência, você pode aumentar o endividamento da empresa com empréstimos feitos às pressas e com juros altos para conseguir cumprir os seus pagamentos.

Portanto, saber a sua NCG é extremamente importante para que você tenha em caixa um capital de giro suficiente para equilibrar os seus ativos e passivos.

Qual a Necessidade do Capital de Giro da minha empresa?

Bom, como você já sabe, quando falamos em “giro”, estamos nos referindo à movimentação de capital que ocorre no caixa da empresa. Isso compreende os pagamentos e os recebimentos.

Logo, a Necessidade de Capital de Giro se refere ao dinheiro que a empresa precisa ter em reserva para bancar seus pagamentos enquanto o recebimento das vendas não entram no caixa.

Como, então, fazer o cálculo da necessidade líquida de capital de giro?

Basicamente, existem duas formas. A primeira leva em consideração os prazos médios para pagamento e recebimento.

O prazo médio de pagamento trata do tempo que a sua empresa leva para pagar efetivamente seus fornecedores. Na prática, esse prazo compreende o intervalo entre o recebimento da mercadoria e o pagamento total desse produto ou matéria-prima.

Já o prazo médio de recebimento se refere ao tempo que você leva para receber o dinheiro de suas vendas. Ou seja, é o intervalo médio de tempo entre a efetuação da venda de um produto da sua empresa e o recebimento integral do valor dessa venda.

Como é a fórmula de Necessidade de Capital de Giro?

Nesse caso, a fórmula de Necessidade de Capital de Giro é:

  • NCG = Prazos Médios de Recebimento – Prazos Médios de Pagamento

Se os seus prazos para pagamento forem superiores aos de recebimento, então a sua necessidade de investimento em giro não é tão alta. Isso porque você receberá o dinheiro das suas vendas antes de os prazos para pagar suas despesas vencerem

Caso contrário, se o prazo for inferior ao de recebimento, então a sua necessidade de capital de giro será maior.

NCG pelo Balanço Patrimonial

Outra maneira de descobrir qual a Necessidade do Capital de Giro da sua empresa é pelo balanço patrimonial.

Se na fórmula anterior o fator principal foi o tempo, aqui o foco está nos ativos e passivos circulantes.

O ativo circulante se refere, por exemplo, aos valores a receber, ao estoque disponível, às antecipações, etc. Já o passivo circulante são as contas a pagar, como impostos, salários, aluguel, etc.

Para saber a NCG pela contabilidade, considerando o balanço patrimonial, utiliza-se a seguinte fórmula:

  • NCG = Ativo Circulante Operacional – Passivo Circulante Operacional

Se o resultado desse cálculo for negativo, isso significa que os gastos são superiores aos recebimentos. Logo, é bem provável que a empresa precise recorrer a terceiros para financiar seu capital de giro e manter sua operação funcionando.

Por outro lado, se o resultado for positivo, a empresa consegue cumprir seus compromissos financeiros e ainda sobra dinheiro para fazer algum tipo de investimento.

A boa administração do capital de giro é indispensável para um fluxo de caixa saudável e para a sustentabilidade financeira de qualquer negócio.

Faça os cálculos que ensinamos aqui, descubra qual a necessidade do capital de giro da sua empresa e, se precisar, conte com a Gyra+ para liberar o empréstimo que vai fazer o seu negócio girar.

Oferecemos linhas de crédito com agilidade e aquela burocracia chata dos outros bancos. Faça uma solicitação e nós criaremos uma oferta personalizada para o seu modelo de negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.