Preço por inbox é proibido: fique dentro da lei e venda mais!

Canal de Vendas 4 de Nov de 2020

Preço por inbox é ilegal. Sim, o Código de Defesa do Consumidor, CDC, que aborda questões relacionadas à necessidade de transferência em relação ao produto anunciado, também se aplica à vendas e produtos anunciados online.

É possível que você já tenha ouvido falar que as empresas são obrigadas pelo CDC a colocarem o preço dos produtos na vitrine da loja, por exemplo. Empresas que não cumprem a norma podem ser multadas em fiscalizações.

Quando o assunto são vendas online, ou a exposição de produtos online, podemos encarar as redes sociais como uma espécie de vitrine também. Dessa forma, a mesma regra se aplica.

De fato, o Código de Defesa do Consumidor é claro sobre a necessidade de transparência sobre a oferta anunciada, desde o produto que está sendo ofertado, sua composição e, principalmente, o preço.

Diante da exposição dessa aplicação do CDC, que não é atual, mas ao contrário, sempre esteve presente entre as normas vigentes, muitos donos de empresas que praticavam o conhecido “preço por inbox” ou “chama no direct” ficam indignados.

Entretanto, acredite, talvez essa “revelação” tenha sido a melhor coisa que aconteceu para o seu negócio. Isso porque a prática de preço por inbox não é recomendada por nenhum especialista da área de vendas digitais.

A seguir você vai entender porque as vendas pelas redes sociais podem te trazer mais resultado sem o modelo de “chama no direct” e como gerar mais engajamento com as publicações.

Além de não ser legal de acordo com o CDC, o preço por inbox também não é legal para o consumidor e nem para os resultados das vendas da sua empresa.

Vamos esquecer um pouco a proibição do CDC e vamos nos ater à estratégia de vendas do seu produto online.  

Segundo pesquisas, 74% dos consumidores provavelmente mudarão de marca se acharem o processo de compra muito difícil. Acredite, o simples fato de precisar mandar uma mensagem para a sua empresa perguntando sobre o preço é um dificultador do processo de compras e, provavelmente, já fez você perder muitas vendas.

A verdade é que não existem razões suficientemente fortes para você esconder o preço dos seus clientes.

E, se você colocar na balança, o que você perde é muito mais do que um possível ganho.

Se você tem um preço competitivo com o seu mercado e alinhado à sua persona, não há razões para não divulgá-lo.

Ao contrário, ao destacar esse valor você responde a principal dúvida de um cliente no processo de compra e reduz a demanda do atendimento ao cliente da sua equipe.

Isso sem contar que o preço do produto na publicação é uma forma de oferecer autoatendimento, uma tendência que não para de crescer.

45% das empresas que oferecem autoatendimento relatam um aumento no tráfego do site.

Mesmo com a tendência de diminuírem, as compras por impulso ainda são uma realidade, e esconder o preço só afasta o seu potencial cliente, fazendo com que ele pense duas vezes sobre a compra e considere se realmente vale a pena mandar uma mensagem sobre aquele produto.

De maneira geral, ao eliminar a prática de preço por inbox, sua empresa tem ganhos significativos e seus clientes também. O fim do preço por inbox ajuda a:

  • oferecer uma melhor experiência para o cliente,
  • agilizar o processo de decisão de compra,
  • filtrar os clientes que chegam até a sua empresa de maneira positiva uma vez que você passa a falar com quem realmente tem interesse e fit para comprar,
  • ampliar o engajamento por conseguir atingir clientes mais alinhados ao perfil da empresa e mais.

Por outro lado, manter a prática de preço por inbox pode trazer muitos malefícios para a sua empresa como:

  • afetar a confiabilidade do clientes no produto,
  • tornar o processo de compra mais difícil,
  • contribuir para a desistência de compra,
  • gerar um trabalho desnecessário para a equipe das redes sociais que perde tempo respondendo clientes que não estão interessados, ou não podem, comprar,
  • perde o estímulo da compra por impulso.

É importante destacar que, pelas mesmas razões, assim como o preço por inbox é crime, indicar a necessidade de contato por Whatsapp para anunciar o valor do produto também.

Isso sem contar que nesse formato, a venda pelo Whatsapp é ainda mais difícil do que a  venda pelas redes sociais usando o inbox, afastando ainda mais seus consumidores.

Quer saber como vender pelo WhatsApp da maneira correta? Então confira nossos artigos especiais:

Como fazer vendas pelas redes sociais?

Uma das grandes preocupações das empresas que não gostaram de saber sobre a ilegalidade do preço por inbox é a manutenção do engajamento nas páginas e perfis, principalmente, no Instagram.

Entretanto, como destacamos acima, você tem muito mais a perder do que a ganhar ao manter a prática de preço por inbox. E não estamos falando apenas em relação a multa.

Então, como gerar engajamento e vendas pelas redes sociais?

Quando o assunto é como divulgar a loja virtual no Instagram ou mesmo a loja física,  é fundamental considerar estratégias como:

  • produção de conteúdo relevante,
  • parceria com influenciadores,
  • anúncios,
  • Instagram Store, entre outras.

O Instagram Stores merece destaque quando o assunto é o fim do preço por inbox, afinal, ele é uma forma inteligente de:

  • apresentar o preço dos produtos,
  • gerar engajamento,
  • facilitar o processo de compra do cliente,
  • aproveitar comprar por impulso,
  • melhorar a experiência de compra e mais.

Para saber como adotar a ferramenta do Instagram Store assista ao vídeo abaixo com dicas importantes e um passo a passo para criar a sua conta.

Como dissemos no início desse artigo, o fim do preço por inbox  pode dar um boom nas suas vendas pelas redes sociais. Para isso você precisa estar preparado, dar um upgrade para profissionalizar o seu negócio e investir no atendimento às demandas dos consumidores.

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