Como calcular o prazo médio de recebimentos de vendas? [GUIA]

Gestão 22 de Set de 2020

O cálculo do prazo médio de recebimentos é um indicador financeiro importante para a projeção de fluxo de caixa e cálculo da necessidade de capital de giro da empresa.

Por meio do prazo médio de recebimentos de vendas você conseguirá organizar mais estrategicamente prazos com fornecedores, bem como irá identificar qualquer dificuldade futura de cumprimento de obrigações financeiras previstas em seu fluxo de caixa.

De maneira geral, aprender como calcular o prazo médio de recebimentos de vendas é uma forma de saber se você terá dinheiro na data do vencimento do aluguel, do pagamento dos salários, de fornecedores e mais.

Como calcular o prazo médio de recebimentos de vendas

O primeiro passo para o cálculo do prazo médio de recebimentos de vendas é entender o tempo médio em dias que existe entre a venda e o recebimento do valor.

Isso vai depender das formas de pagamento que a sua empresa oferece para seus clientes.

Se você oferece um pagamento em quatro vezes, sem entrada, você terá uma organização em que recebe R$ 0 à vista, 25% em 30 dias, 25% em 60 dias, 25% em 90 dias e 25% em 120 dias.

Geralmente, a opções de pagamento comuns estão atreladas ao tipo de setor da empresa e ao tipo de produto. Nesse sentido, algumas empresas podem ter dois prazos médios de recebimento de vendas, se trabalharem com dois tipos de produto, por exemplo.

Lojas de departamento e eletrodomésticos, geralmente, permitem o parcelamento de até 10 vezes, enquanto supermercados e padarias trabalham com vendas a vista.

Tendo em mente a forma de pagamento da sua empresa, vamos aprender a fórmula de PMRV (prazo médio de recebimentos de vendas).

O PMR mostra quantos dias a empresa demora para receber o pagamento de suas vendas.

Neste artigo vamos apresentar duas fórmulas para encontrá-la. A primeira está destacada a seguir:

PMR = (Contas a Receber/Receita líquida) * Dias do Período (360)

Já o segundo modelo de cálculo de prazo médio de recebimento de vendas pode ser representado por:

PMRV = Total pendente a receber no período / (Total vendido/ Número de dias do período).

Projeção do fluxo de caixa e necessidade de capital de giro

Porque realizar o cálculo de prazo médio de recebimentos de vendas?

Existem diversas razões para a sua empresa usar essas fórmulas para o gerenciamento financeiro do negócio. Entre as principais podemos citar,  a projeção do fluxo de caixa e a necessidade de capital de giro.

A projeção do fluxo de caixa te ajuda a olhar para o futuro próximo e identificar se a sua empresa precisará de injetar capital de giro extra no negócio para arcar com despesas e custos.

Quando você identifica que as vendas realizadas vão demorar a “cair” no caixa isso é um sinal da necessidade de capital de giro.

Não acompanhar o prazo médio de recebimentos de vendas é o que faz muitas empresas não entenderem porque estão em uma situação delicada financeiramente, se realizaram tantas vendas no último período.

Nem sempre vender muito representa dinheiro em caixa imediatamente.

Leia também: Capital de giro saudável em momentos de crise? Conheça exemplos e saiba como calcular

Como e onde conseguir capital de giro?

O capital de giro é o valor que a sua empresa tem para arcar com as despesas de um período, geralmente, calculado mensalmente.

Quando o prazo médio de recebimentos de vendas é longo o capital de giro precisa atender a essa demanda, oferecendo apoio à manutenção das despesas do negócio.

Se a sua empresa identifica com antecedência a necessidade de capital de giro, pode agir com mais tranquilidade, evitando atrasos, multas ou empréstimos a altos juros.

Entre as maneiras mais comuns de conseguir capital de giro para a empresa estão:

  • Aporte dos sócios: quando os sócios fazem um tipo de empréstimo de seu capital próprio à empresa,
  • Renegociação das dívidas e parcelamentos: é uma forma de diluir os custos e contas a vencer no curto prazo. ,
  • Antecipação de recebíveis: você deve se direcionar à uma instituição financeira, como uma factoring, que troca os boletos, cheques e recebimentos do cartão de crédito futuros, “comprando” eles da sua empresa. Você recebe o valor do boleto, cheque ou das vendas do cartão de crédito, quase que imediatamente, com uma taxa de juros da antecipação entre 3 a 12% a.m. ,
  • Sale & Leaseback: a empresa deve ser proprietária do imóvel em que está alocada. A empresa vende o imóvel para o investidor e começa pagar um aluguel para uso do espaço. Com o pagamento da dívida o imóvel é devolvido,
  • Conta garantida: é um tipo de crédito rotativo mas com taxas mais baixas,
  • Empréstimos bancários para pessoa jurídica,
  • Financiamento em plataformas de democratização do crédito, empréstimo mais rápido, fácil e com taxas de juros mais baixas.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a aprender mais sobre o que é prazo médio de recebimentos de vendas e como calcular.

Sua empresa está em busca de capital de giro para os negócios? Conheça o sistema de financiamento online da Gyra+ que avalia de forma rápida e segura sua capacidade para um empréstimo.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte suas contas do Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul;
  • a análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 24h na sua conta.

Solicite uma proposta sem compromisso de empréstimo de capital de giro e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

Thiago Gaspar

Sócio-diretor COO / CFO da GYRA+, é 100% focado nos objetivos de rentabilidade, custos e crescimento. Possui experiência em instituições financeiras como BTG e na Diretoria Executiva do Banco Pan