Conheça o prazo de Retorno do Investimento da sua empresa

Finanças 28 de Dez de 2022

O modo pelo qual lidamos com o prazo de retorno do investimento (PRI) tende a ser mais fácil quando acompanhamos essa métrica com regularidade.

E mais do que isso: quando somos capazes de tirar lições valiosas a partir de nossas análises.

Para Morgan Housel, autor do livro A Psicologia Financeira, investimentos saudáveis são aqueles que proporcionam ao mesmo tempo retornos justos e qualidade de vida.

Como empresário, você gostaria de ter esses benefícios em sua rotina?

Então, continue conosco e aprenda como calcular o retorno de investimento de uma maneira didática e simples.

Boa leitura!

Primeiramente, o que é prazo de retorno do investimento?

Em suma, o prazo de retorno do investimento trata-se do período em que o comprador levará para obter, pelo menos, a quantia aplicada em um negócio.

Dito de outra forma, esse indicador mostra a partir de qual mês ou ano que o investimento tem capacidade para “se pagar”.

“Me dá um exemplo?” Vamos a ele!

Suponha que os fundadores de um Sistema de Gestão ERP querem saber o período até que o negócio comece a dar lucros.

Para tal propósito, eles devem aplicar o PRI. Assim, será mais fácil fazer o cálculo e desenhar um planejamento estratégico a partir dele.

Outra possibilidade é descobrir o retorno que um empreendedor vai ter ao investir em uma franquia.

Um aporte inicial de R$ 30 mil reais para ser um franqueado pode se tornar mais interessante a partir do momento em que se sabe qual é o prazo de retorno do investimento.

Por que conhecer o prazo de retorno do investimento?

Ao descobrir o PRI, você, como gestor, sócio ou empreendedor, pode avaliar as perspectivas do negócio com mais assertividade.

Ademais, pode ser uma isca para que uma empresa atraia investidores para contribuir no seu desenvolvimento.

Nota-se ainda que no meio corporativo o PRI também é conhecido como payback.

Leia também:

Como calcular o retorno do investimento?

A fórmula de como calcular o prazo de retorno de investimento em si é bem simples: basta que você divida o investimento total que você pretende fazer pelo valor que você espera ganhar por período (geralmente para se ter uma visão geral é melhor que esse período seja de pelo menos 6 meses).

PRI: INVESTIMENTO TOTAL/LUCRO LÍQUIDO POR PERÍODO

A ideia é que você só inicie um investimento se o período de retorno encontrado pela fórmula acima estiver de acordo com a necessidade da sua empresa.

Por exemplo, a empresa X que fabrica calçados quer investir 50 milhões de reais em uma nova linha de produtos. O projeto deve gerar 20 milhões de reais por ano. Como calcular o prazo de retorno do investimento?

Resposta:

PRI (prazo de retorno do investimento) = Investimento inicial / fluxo anual de caixa

50/20 = 2,5 anos

Nesse exemplo os investidores teriam de aguardar pelo menos 2,5 anos para recuperar o investimento que fizeram levando em conta a projeção de lucro anual.

Se eles não puderem esperar esses 2 anos e seis meses para recuperar o investimento é melhor não fazer!

Fonte: Indústria Hoje

Otimize o cálculo ROI no excel

O Excel é uma ótima ferramenta para fazer o cálculo do ROI. Por isso, separamos este vídeo para te ajudar nesse processo, confira:

Qual o tempo de retorno do investimento?

Claro que fazer esse tipo de controle é fundamental, mas ele sozinho não garante que seu negócio terá sucesso. Lembre-se que todo negócio tem variáveis imprevisíveis e essa conta deve servir como uma régua para se ter uma projeção de vendas e de retorno e não entrar em projetos fracassados.

Entre as limitações da fórmula de prazo de retorno do investimento está:

  • o fato de não ser possível precisar exatamente qual o tempo ideal para um negócio dar retorno
  • o valor estipulado de lucro por período é projetado e se utiliza das métricas que se tem no momento que se faz o cálculo, e não de resultados reais,
  • não se leva em conta os valores após o retorno do investimento inicial. Ou seja, não se sabe a capacidade de lucro posterior.

Isso tudo mostra que assim como o cálculo do ROI, o prazo de retorno do investimento precisa fazer parte da sua rotina de negócios, mas não deve ser o único indicador usado para garantir uma gestão financeira eficiente.  

Usando nosso exemplo anterior, se foi estipulado uma meta anual de 20 milhões de reais para se ter o retorno em 2 anos e seis meses é preciso acompanhar se esse valor está sendo alcançado realmente ao longo dos meses.

Além disso, é importante buscar observar quais as razões dele não estar sendo alcançado ou quais ações podem ser melhor aproveitadas para que o retorno aconteça em menos tempo.

O uso estratégico do prazo de retorno do investimento e dos demais indicadores de gestão financeira devem ser usados também para investimentos menores, feitos em pequenas empresas, por exemplo.

É importante, apenas, considerar que além de fatores internos há também fatores externos que devem ser avaliados, como:

  • crises econômicas,
  • altas do dólar,
  • reconhecimento da marca,
  • campanhas publicitárias e outros fatores.

Tudo isso impacta o resultado real do prazo sobre retorno do investimento.

Onde conseguir capital para investimentos com maior prazo sobre retorno?

Sabemos que fazer esse tipo de movimento não é fácil, por isso, se sua empresa precisa de capital de giro para fazer investimentos, conte com a Gyra!

Nós realizamos financiamentos online para empreendedores digitais, que querem ampliar seus negócios investindo, por exemplo, em vendas em marketplaces.

Na GYRA+, em poucos passos, você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • acesse nosso site e solicite uma proposta
  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e responda todas as perguntas;
  • verifique seu e-mail e crie um acesso para nosso Portal do Cliente;
  • conecte contas de plataformas parceiras, como: Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul;
  • aguarde sua avalição e, se aprovado, receba seu dinheiro em até 24h na sua conta.
    Solicite uma proposta agora mesmo e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

Thiago Gaspar

Sócio-diretor COO / CFO da GYRA+, é 100% focado nos objetivos de rentabilidade, custos e crescimento. Possui experiência em instituições financeiras como BTG e na Diretoria Executiva do Banco Pan