Por que vender online? Razões para começar, tipos de negócio e nichos de mercado

Canal de Vendas 31 de Mai de 2021

Por que vender online? Talvez porque o e-commerce brasileiro cresceu 73,88% em 2020. Ou porque as vendas online alcançaram o faturamento de R$41,92 bilhões. Quem sabe é porque 97% dos internautas fazem uma pesquisa online antes de fazer uma compra?

Sem dúvida, essas são algumas das respostas para a pergunta: por que vender online?

O comércio virtual não para de crescer, e é provável que você também seja um consumidor digital.

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, e a internet contribui para a democratização do empreendedorismo, uma vez que possibilita o início de um negócio com um investimento muito menor do que o necessário para vendas presenciais.

Além disso, o mercado digital também oferece um maior alcance de público, sendo possível vender para pessoas de todo o país, se essa for a sua intenção.

De maneira geral, entender por que vender online e pesquisar sobre o que vender online são os primeiros passos para um negócio sair do papel e ganhar a internet.

Por que vender online?

Iniciamos este artigo com algumas razões para você iniciar seu negócio online. Agora vamos nos aprofundar em outras vantagens de ter um negócio virtual e esperamos que você se anime a enfrentar esse desafio.

Custos reduzidos

Um dos principais pontos de vantagem de iniciar um negócio online é a chance de ter acesso a melhores condições de custos de um negócio virtual.

Na verdade, por não receber clientes dentro da sua empresa é possível que você organize sua empresa dentro de casa mesmo, diminuindo custos como aluguel, contas de luz, internet e outras demandas fixas para a manutenção de uma loja.

Também não é necessário gastar com reforma, decoração ou vitrine.

Também é reduzida a necessidade de contratação de funcionários, pelo menos no início. Isso porque algumas ferramentas de automação, como o chatbots para e-commerce, podem te ajudar na comunicação com seus clientes.

Além disso, o autoatendimento também é bastante comum quando falamos de negócios virtuais.

Assim como em negócios físicos, é importante, entretanto, que a sua empresa invista em anúncios e estratégias de marketing digital para e-commerce para conseguir clientes na internet.

Alcance geográfico expandido

Quando você abre uma loja física, seu raio de atuação geralmente é limitado, afinal, você depende que os clientes se dirijam até seu endereço.

Dentro da internet, você pode vender para consumidores do Brasil todo, usando como seu aliado os Correios e transportadores.

Com um público muito maior do que o local, você tem maiores chances de fazer mais vendas e escalar seu negócio, com custos muito reduzidos em comparação a uma estratégia de expansão física.

Lembre-se, entretanto, de criar ações de marketing e investir em estratégias de vendas de produtos, que permitam você alcançar consumidores das regiões que desejar.

Acompanhamento de resultados facilitado

Uma outra razão de por que vender online é a possibilidade de acompanhar os números das suas vendas e das ações de marketing mais de perto e com resultados mais fiéis aos reais.

Ao ter acesso aos dados da empresa, é possível otimizar campanhas e táticas de marketing, de vendas e atendimento ao cliente para loja online, para gerar melhores resultados, ampliando o retorno sobre investimento e reduzindo o custo de aquisição de clientes.

Sobre isso, leia mais em: 7 indicadores de e-commerce para avaliar suas estratégias de vendas em loja online

Como trabalhar com vendas online?

Abrir uma loja virtual é a primeira reação de quem começa a pensar em abrir um negócio online, e apenas de ser uma excelente opção, não é a única. A seguir, listamos algumas opções de como trabalhar com vendas online. Confira!

E-commerce tradicional

Abrir uma loja virtual é uma opção muito eficiente para empresas que desejam aproveitar todo o potencial dos canais digitais.

Uma loja própria, com produtos exclusivos contribui para a criação de uma marca forte. Além disso, você como lojista tem mais liberdade ao escolher métodos de pagamento que serão oferecidos para o consumidores, checkout, forma de apresentação dos produtos, incluindo provas sociais, avaliação de consumidores de mais.

É necessário, entretanto, montar uma loja do zero (conte com uma das plataformas de e-commerce) e criar todas as ações de marketing para levar clientes até sua loja.

Leia também: Como criar uma loja online de graça? Comece sem gastar!

Vendas pelas redes sociais

O social commerce ou, vendas por meio das redes sociais, principalmente o Instagram, oferecem opções de vendas diretamente nesses canais, como o Instagram Shopping.

A grande vantagem de usar essas plataformas é a facilidade para o consumidor que não precisa nem sair da rede para fazer uma compra. Essa experiência é benéfica para o cliente e para os resultados das suas taxas de conversão.

Marketplace

Marketplaces é o nome dado a e-commerces que permitem que outras lojas virtuais cadastrem seus produtos e façam vendas usando a sua plataforma.

Entre os melhores marketplaces do Brasil estão:

  • Mercado Livre,
  • Americanas.com,
  • Magazine Luiza,
  • Amazon,
  • Netshoes, etc.

Entre as vantagens de vender por marketplace está a possibilidade de aproveitar o alto tráfego de consumidores que essas plataformas atraem, sem precisar investir em estratégias para isso.

Para vender no marketplace, entretanto, sua empresa paga uma taxa a cada venda ou um valor fixo para ter os produtos cadastrados apresentados aos clientes.

Conheça mais sobre essa opção de vendas online e aproveite todos os benefícios desse modelo, que pode fazer você alavancar as vendas muito mais rápido.

Também é possível ter um e-commerce e, ao mesmo tempo, cadastrar seus produtos nos marketplaces que desejar. Entenda melhor, sobre por que vender online por marketplace, no vídeo abaixo.

Dropshipping

Dropshipping é um método de vendas sem estoque. Uma opção muito eficiente para quem tem pouco dinheiro para investir na abertura de um negócio, mas deseja começar a vender logo. Nesse caso, sua loja compra os produtos vendidos do fornecedor, por demanda.

Leia mais sobre essa estratégia de venda no artigo,O que é Dropshipping e como funciona essa técnica de vendas?”

Qual o melhor produto para vender na internet?

Entendido por que vender online? Então é hora de se dedicar a outra pesquisa: o que as pessoas mais compram pela internet?

Ao atender um nicho de mercado buscado pelos consumidores, sua empresa tem mais chances de ter resultados positivos em vendas.

Entre as ideias do que vender na internet podemos citar como bons nichos:

  • produtos e utensílios domésticos,
  • produtos, brinquedos e roupas infantis,
  • acessórios para PETs,
  • produtos de decoração,
  • moda e acessórios.

Assista ao vídeo abaixo e descubra como escolher o nicho de mercado do seu negócio online e quais são as melhores opções para o próximo ano!

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