5 plataformas de venda online gratuitas para você começar seu negócio

Canal de Vendas 4 de Jun de 2021

Um dos primeiros passos para começar a vender pela internet é escolher uma plataforma de venda online gratuita para configurar sua loja virtual.

A escolha por uma plataforma grátis é óbvia. São raros os empreendedores que começam um negócio com um bom capital para investir.

Considerando-se também o período de teste para ter certeza de que o nicho de vendas online escolhido é um bom investimento, vale a pena começar em uma plataforma gratuita.

Além desses fatores, o que você vai vender também vai direcionar a escolha da plataforma. Produtos físicos e infoprodutos tem direcionamentos diferentes para que o vendedor consiga obter o melhor resultado.

Para te ajudar a decidir onde hospedar seu negócio, reunimos neste post dicas de plataformas de venda online gratuita que você pode usar e manter ou usar para começar antes de migrar para um site mais robusto.

Continue lendo e conheça cada uma das opções!

Qual a melhor plataforma de venda online gratuita?

Como destacamos na abertura do post, você pode direcionar sua pesquisa de plataforma de venda online gratuita de acordo com o tipo de produto que você vai vender.

Isso porque se engana quem acha que a internet é lugar apenas para produtos físicos. Conhecimento também vende muito através de cursos, treinamentos, e-books, entre outros.

Esses itens são chamados de infoprodutos e você pode empreender digitalmente passando seu conhecimento para outras pessoas.

Conheça algumas opções de plataforma de venda online gratuita e escolha qual a melhor para começar o seu negócio.

1. Loja integrada

Uma opção de plataforma de venda online gratuita muito usada por quem está começando a vender na internet é a Loja Integrada.

Dependendo do tamanho do seu negócio, você pode mantê-lo de forma gratuita na plataforma para sempre.

Por tamanho, nos referimos a quantidade de produtos que podem ser cadastrados. Atualmente, as lojas gratuitas podem ter até 75 produtos no ar.

Além disso, é permitido um total de 5.000 visitas mensais e apenas um usuário administrador. Também é possível comprar um domínio e fazer a configuração na Loja Integrada.

Outro ponto importante é o frete. A Loja Integrada oferece opções de entrega como:

  • SEDEX;
  • PAC;
  • retirada pessoalmente;
  • motoboy;
  • transportadora;
  • Frenet;
  • Melhor Envio;
  • Manda Bem.

O pagamento é feito por checkout transparente, ou seja, o usuário não é redirecionado para outro site e a opção disponível para as contas gratuitas é o Mercado Pago.

A plataforma também disponibiliza vários aplicativos gratuitos que podem ser instalados no sistema da sua loja virtual como chat online, e-mail marketing para e-commerce, entre outros.

No quesito temas, no plano grátis não existe a opção de mudar o tema padrão, apenas se você comprar uma das opções disponíveis. O site é responsivo e pode ser visualizado em diversos dispositivos.

2. Loja2

Outra opção para quem está planejando como abrir um site de vendas online é a Loja2.

Essa também é uma plataforma de venda online gratuita que oferece conexão segura para que as transações sejam protegidas.

Uma vantagem da Loja2 é que o cadastro de produtos é ilimitado, o que permite fazer um teste de portfólio de produtos mais amplo logo de início.

O tráfego para a loja virtual também é ilimitado. A plataforma também permite integrações importantes como com as redes sociais e Google Analytics.

As formas de pagamento disponíveis incluem PagSeguro e PayPal, além de Cálculo automático de frete dos Correios.

Outro detalhe importante para que seu site seja encontrado nas buscas do Google, por exemplo, são os recursos de otimização para SEO.

Saiba mais sobre o tema no post: SEO no e-commerce: como lojas online podem gerar + tráfego.

Algumas desvantagens da Loja2 gratuita são:

  • não poder personalizar o domínio;
  • não ter cadastro de clientes e ferramenta de chat online disponíveis;
  • publicidade nas páginas;
  • cadastrar apenas uma foto por produto.

3. Marketplaces

Neste item da nossa lista de plataformas de venda online gratuita, vamos englobar todos os marketplaces brasileiros. Entre eles estão:

  • Mercado Livre;
  • Americanas;
  • Amazon;
  • Magazine Luiza;
  • Dafiti;
  • Netshoes, entre outros.

Para começar a vender em um marketplace basta se registrar na plataforma e cadastrar seus produtos para que eles sejam anunciados na plataforma.

Nesse caso, você não tem um site próprio, mas sim um perfil de vendedor nessas plataformas para vender o que quiser. As formas de pagamento e entrega já vem configuradas e prontas para usar.

Um detalhe em comum a todas as plataformas é que os vendedores pagam uma porcentagem pela venda realizada ao marketplace.

Então, se você quer começar em um desses sites, consulte o valor da taxa e se vale a pena para o seu tipo de produto.

Um dos atrativos do marketplace é o alto volume de tráfego que estes sites possuem, porém a concorrência também é grande.

Então, invista em uma boa divulgação e cadastre os produtos aplicando as técnicas de SEO para Mercado Livre que também podem ser aplicadas nas outras plataforma.

4. Wix

O Wix também é uma ótima plataforma de venda online gratuita. Muitos empreendedores escolhem o site porque ele é muito fácil de utilizar.

Na plataforma, você consegue personalizar sua loja virtual usando uma das opções de templates prontos, podendo incluir a integração com o Facebook também.

Os meios de pagamentos incluem as principais empresas de cartão de crédito, além de PayPal, PagSeguro e Mercado Pago.

As regras de frete e envio também são determinadas pelo vendedor que podem personalizar o site com seu próprio domínio.

Entre as desvantagens da plataforma está o número limitado de temas e formatos de páginas e restrições de SEO, pois a própria Wix já afirmou que o site tem limitações para ser indexado pelo buscador.

5. Sites de afiliados

Até aqui falamos de opções de plataforma de venda online gratuita que se adequam muito bem para a venda de produtos físicos.

Mas e se você está empreendendo na área do conhecimento e quer vender cursos, treinamentos, mentorias, consultoria, etc.?

Nesses casos, vale a pena hospedar seus infoprodutos, como são chamados os itens acima, em sites de afiliados.

Com certeza você já ouviu falar de algum deles como:

Esses sites podem ser usados pelos produtores para hospedar seus infoprodutos e também por afiliados que recebem uma comissão para vender itens da plataforma.

Esses sites atraem um público que busca aprender sobre algum tema, então estar neles é mais vantajoso do que se inserir em sites mais usados para compra de produtos físicos.

Se esse é o seu foco, confira as opções acima e outras disponíveis no mercado para oferecer uma boa experiência para os seus alunos virtuais.

No vídeo abaixo, você confere mais dicas além da plataformas para começar do zero com sucesso:

Pronto para abrir um site de vendas online?

Agora que você conhece as plataformas de venda online gratuitas pode analisar e escolher a melhor opção para começar o seu tipo de negócio.

Para decidir se as configurações são limitantes ou não para os seus objetivos, crie um plano de negócio para e-commerce.

Assim, você pode analisar se vai usar a plataforma como um teste e depois evoluir para um plano pago ou se vai seguir utilizando essa opção.

Precisa de suporte para investir?

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

Thiago Gaspar

Sócio-diretor COO / CFO da GYRA+, é 100% focado nos objetivos de rentabilidade, custos e crescimento. Possui experiência em instituições financeiras como BTG e na Diretoria Executiva do Banco Pan