Plano de financeiro para hotéis e pousadas: como montar? 8 passos

8 de Dez de 2021

Como montar um plano de financeiro para hotéis e pousadas, que possa ser facilmente aplicável em empresas de pequeno e médio porte? Neste artigo, vamos te ajudar a desvendar o passo a passo para alcançar seus objetivos. Mas, antes, entenda o que é planejamento financeiro, para dar os primeiros passos com mais assertividade.

Afinal, o que é planejamento financeiro?

Um planejamento financeiro empresarial é uma ferramenta de administração que identifica a realidade da empresa, organiza e realiza o controle financeiro, define objetivos e estabelece metas de crescimento e sustentabilidade para o negócio, sempre com o objetivo de contribuir para o avanço da organização e sua saúde financeira.

Ainda é muito comum que empreendedores confundam o que é planejamento financeiro apenas como a prática de controlar as finanças do negócio e reduzir seus custos.

Sem dúvida, essas práticas também fazem parte do planejamento financeiro empresarial, mas não resumem o que ele é.

O plano de financeiro é mais estratégico e age contribuindo para que a empresa alcance seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Todo negócio precisa de um plano de financeiro para sobreviver e crescer com saúde, sem deixar de aproveitar as oportunidades e se adaptar à realidade do mercado.

Então, como fazer um planejamento financeiro empresarial? Entenda o passo a passo, a seguir.

Como montar um plano de financeiro para hotéis e pousadas?

A seguir, organizamos um passo a passo de como montar um plano financeiro para hotéis e pousadas:

  1. Entenda a situação atual da da empresa
  2. Organize despesas e receitas em uma planilha
  3. Faça uma previsão de gastos da empresa
  4. Faça uma previsão de faturamento
  5. Trabalhe com cenários distintos
  6. Faça uma lista de objetivos estratégicos
  7. Crie metas de curto, médio e longo
  8. Saiba quando recorrer a capital externo

Confira mais detalhes, a seguir!

1. Entenda a situação atual da empresa

O primeiro passo de qualquer planejamento é entender a situação atual. Como está a saúde financeira do negócio?

Existem dívidas que não estão sendo pagas? Qual é a margem de lucro da empresa? E o ticket médio dos clientes? O valor cobrado é suficiente para pagar as contas e gerar lucro?

Como está a sua empresa em relação à concorrência? Os valores cobrados são semelhantes?

O fluxo de caixa está negativo ou positivo? Ou seja, há mais entradas do que saídas?

Qual é o faturamento mensal médio da empresa? Quais são os custos fixos e variáveis?

Olhar para a situação real da sua empresa pode ser doloroso, mas é necessário. A partir dessa etapa você terá um ponto de partida para iniciar um plano de melhoria.

Lembre-se que você não pode fazer nada para mudar o passado, mas pode mudar o seu futuro, mas para isso precisará encarar o presente.

2. Organize despesas e receitas em uma planilha

Sem dúvida um plano financeiro depende do controle de despesas e receitas. Esse é o primeiro indicador da saúde da organização e também um guia para ajudar a empresa a identificar problemas, necessidades e oportunidades.

Usar planilhas ou ferramentas de gestão financeira que integrem e concentrem todos os valores que entram e saem da empresa é indispensável para negócios que realmente desejam ter sucesso.

Tudo, exatamente tudo, deve ser “anotado” e acompanhado para que os resultados sejam realmente espelhos da realidade da empresa e contribuam para a tomada de decisão futura.

Uma das dicas aqui para fazer uma planilha com os últimos três meses de custos e entradas. Dessa forma, você terá uma visão mais aproximada da realidade no período.

3. Faça uma previsão de gastos da empresa

A previsão de gastos da empresa deve considerar custos fixos e variáveis que já fazem parte do negócio.

Comece observando o histórico dos três últimos meses. Caso você não tenha o controle desses meses anteriores, talvez seja a hora de realizar esse acompanhamento do seu passado, porque ele irá te ajudar a projetar o futuro.

Se tiver acesso, consulte também o controle financeiro do ano anterior para avaliar o que e quanto é gasto, em média, a cada mês. Identifique também com o que o dinheiro é gasto.

Lembre-se de incluir aumentos de gastos comuns de alguns períodos, por exemplo, investimentos em marketing em períodos de alta temporada.

4. Faça uma previsão de faturamento

Não é bola de cristal! É preciso verificar a taxa de ocupação nos quartos e qual é o valor médio pago pelos consumidores em cada período do ano, por exemplo.

Em períodos de alta temporada, geralmente, hotéis e pousadas cobram taxas de hospedagem mais altas. Isso gerará mais lucros. Mais uma vez o histórico do ano passado pode te ajudar a compreender como foi o movimento financeiro de receitas e despesas e te ajudar a completar a sua previsão financeira.

Leia também: Como fazer previsão de vendas na sua empresa

5. Trabalhe com cenários distintos

A previsão financeira deve considerar múltiplos cenários. Uma das formas de observá-los é realizando projeções pessimistas, realistas e otimistas.

Com essas três projeções em mãos é mais fácil se preparar e criar um plano de financeiro que seja eficiente e que te ajude a se preparar para múltiplas realidades. Diminua o fator surpresa na gestão do negócio.

6. Faça uma lista de objetivos estratégicos

Agora sim é hora de colocar no papel os objetivos da empresa com o setor financeiro.

O ideal é que essa etapa seja realizada a partir de um planejamento estratégico da organização, dessa forma o plano de financeiro estará alinhado ao que ele deseja para o futuro.

Caso a sua empresa não tenha um planejamento estratégico oficial, é recomendado que você o faça. Entretanto, se não for possível, tente listar tudo o que é desejado para os próximos meses e anos. Quais são os objetivos do negócio?

Os objetivos são como um destino onde você quer chegar. Apenas com esse destino traçado é possível montar um plano financeiro que contribua para que isso aconteça.

Sem saber onde chegar (sem saber os seus objetivos) é impossível traçar um caminho que seja eficiente e que contribua para seu sucesso.

7. Crie metas de curto, médio e longo

As metas permitem que os objetivos sejam colocados em prática no dia a dia da empresa. Existem metas a curto, médio e longo prazo.

Se você tem o objetivo de aumentar o faturamento da empresa em 30% dentro de um ano, um exemplo de meta pode ser: ampliar a taxa de ocupação da empresa em 20% a cada semestre.

É fundamental traçar e acompanhar as metas para que falhas e gargalos possam ser corrigidos a tempo.

Também é preciso determinar o que deve ser feito para que a empresa alcance seus objetivos e metas. Por exemplo, para aumentar a taxa de ocupação será necessário ampliar o investimento em marketing.

Sobre como traçar essas metas indicamos que você leia nosso artigo exclusivo: Metas financeiras: como definir para sua empresa?

8. Saiba quando recorrer a capital externo

Com metas e objetivos definidos, com a projeção de ganhos e custos e com o acompanhamento do capital que entra e sai da empresa, é hora de considerar a possibilidade e a efetividade de buscar por capital financeiro externo, por meio de um empréstimo empresarial.

Fato é que alguns investimentos podem ser necessários para tirar a sua empresa de um momento financeiro caótico ou para fazer com que os objetivos sejam realizados.

Se para ampliar o faturamento, uma das metas é melhorar as instalações do local, para cobrar mais por diária, a busca por um empréstimo, que permita que você não “seque” o caixa da empresa, pode ser uma saída inteligente, que vai te fazer ganhar mais dinheiro futuramente.  

Isso quer dizer que parte do plano de financeiro de um hotel ou pousada é entender quando fazer um empréstimo.

Se essa for uma solução para você, indicamos que conheça as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores atingirem todo o potencial do seu negócio.

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