O que é e como fazer planejamento de estoque?

Estoque 8 de Jun de 2020

O planejamento de estoque é um dos trunfos de todo vendedor de sucesso, principalmente daqueles que vendem produtos em lojas virtuais ou tem operações duplas (física e virtual).

O estoque é o conjunto de produtos armazenados para atender a demanda dos clientes no momento da compra.

Então o principal objetivo de fazer o controle de estoque é evitar que seu cliente receba o cancelamento do pedido, depois de você verificar e ver que não tem mais o produto.

As chances desse cliente voltar? Praticamente zero.

O planejamento de estoque vai ajudá-lo a manter o estoque abastecido nos níveis necessários e evitar desperdícios de capital de giro, acumulando mercadorias desnecessariamente.

Se o seu objetivo é ter um negócio lucrativo e de sucesso, aprenda a fazer um planejamento de estoque eficiente. Continue lendo e saiba o que é importante executar:

O que é planejamento de estoque?

Fazer um planejamento de estoque significa que você vai monitorar as operações do seu negócio para manter seus níveis de estoque sempre abastecidos.

Com base no seu histórico de rotatividade de mercadorias, você vai conseguir identificar de quanto em quanto tempo você precisa reabastecer seu estoque.

O planejamento de estoque está diretamente ligado às atividades do seu negócio. Um plano eficiente precisa de dados concretos e isso está ligado às suas habilidades como gestor de negócio.

Você faz o tipo que deixa acontecer e vai comprando mercadorias porque achou um lote de produto com bom preço? Isso é um sinal vermelho para o excesso de estoque que vai:

  • Gerar custos com armazenamento: você pensa em onde vai guardar tudo que você compra? Tem espaço em casa? Vai precisar de espaço extra? Se sim, lembre-se de que terá custos;
  • Perder: onde você guarda seu estoque é seguro, você sabe exatamente a quantidade de mercadoria tem? Sem esse controle, você pode perder itens e nem se dar conta;
  • Necessitar de segurança: armazenar mercadorias para não perder ou danificá-las vai gerar a necessidade de investir em segurança. Mesmo se o estoque for em casa;
  • Congelar seu dinheiro: até você vender, todo seu estoque é dinheiro parado;
  • Danificar ou deteriorar: se o estoque não tiver um armazenamento correto, ele pode ser danificado ao longo do tempo parado;
  • Ficar obsoleto: dependendo do seu nicho de negócio, seus produtos podem ficar desatualizados, passar do prazo de validade, etc;
  • Criar lixo ambiental: imagine a quantidade de lixo eletrônico que você pode gerar se perder um tipo de estoque inteiro por obsolescência.

Aprender como fazer um planejamento de estoque vai ajudá-lo a se livrar do excesso de estoque e muitos outros problemas que você pode ter no seu negócio.

Aprenda a seguir algumas dicas de como executar um planejamento de estoque eficiente.

Como fazer um planejamento de estoque

1 - Tenha um meio de controlar entradas e saídas de mercadorias

Ter um planejamento de estoque facilita suas operações de vendas. Por isso, registre todas as saídas e entradas de mercadorias.

O primeiro passo para isso é escolher um formato prático para registrar e atualizar essas informações.

A solução mais básica é montar uma planilha no Excel. Com ela, você pode criar seu próprio padrão para registrar e acompanhar as variações de estoque.

Com essas informações, você vai conseguir fazer o segundo passo do planejamento de estoque de forma mais eficiente.

2 - Faça projeção de pedidos

Fazendo o controle mais preciso das operações diárias de venda, você cria um histórico da rotatividade de mercadorias. Assim, é possível identificar os produtos que giram mais rápido e outros que demoram mais.

A projeção de pedidos com base no planejamento de estoque pode ser direcionada para os produtos mais estratégicos e que trazem mais lucro.

Também será mais fácil identificar o melhor fornecedor para cada mercadoria, qual é mais eficiente na entrega e oferece preços melhores, aumentando as chances de comprar a quantidade certa.

3 - Tenha fornecedores confiáveis

O seu planejamento de estoque só será 100% eficiente se você contar com fornecedores de profissionais que cumprem o prazo de entrega dos produtos.

Se você está começando seu negócio ou pretende mudar ou diversificar os fornecedores, invista em pesquisa, busque referências com colegas do ramo, conheça os representantes, etc.

Catalogue os fornecedores mais confiáveis em uma aba da sua planilha de planejamento e controle de estoque para ter as informações de contato sempre à mão. #ficaadica

4 - Realize a contagem periódica do estoque

Lembra que mencionamos a possibilidade de perder estoque e da necessidade de segurança?

Se você não sabe quanto de mercadoria tem e deixa seus produtos empilhados em qualquer lugar, está sujeito a ter prejuízos.

Por isso, o inventário de estoque é parte fundamental de um bom planejamento de estoque. Essa atividade envolve contar, cadastrar e categorizar cada item disponível.

Se delegar essa função no seu negócio, certifique-se de padronizar a forma como essas informações serão catalogadas. Um Excel é a maneira mais fácil, mas você também pode utilizar softwares para fazer a gestão de estoque.

5 - Guarde os históricos de todos os registros

A dica de usar o Excel no planejamento de estoque é porque este programa é fácil de usar e os arquivos não se perdem. Basta organizar as pastas no computador para fazer a gestão dos documentos de forma organizada.

Com seus históricos organizados e facilmente acessíveis, o planejamento de estoque se tornará uma atividade rápido e dinâmica.

Os vendedores online que usam plataformas como o Mercado Livre, por exemplo, e outras tem dentro das plataformas uma área de controle e planejamento de estoque.

Então com essas informações, as planilhas são atualizadas com mais facilidade e você nunca perde a contagem de estoque.

Tenha um planejamento de estoque estratégico

Com essas dicas você tem uma base para fazer um planejamento de estoque eficaz e funcional. O benefício? Uma gestão financeira completa e com resultados claros.

Caso você não tenha experiência para implementar um controle eficiente, contratar uma Empresas de Inventário de Estoque pode ser estratégico. E a oHub pode ajudá-lo a encontrar o melhor fornecedor para esse serviço:

  • Faça seu pedido de orçamento em menos de 5 minutos;
  • Receba contato de fornecedores qualificados com um único pedido;
  • Economize tempo e obtenha melhores preços.
    Filtre a lista de empresas por estado e solicite seu orçamento.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.