Pixel do Facebook: o que é, para que serve, como funciona prática e como começar a usar esse recurso

10 de Jun de 2022

O termo “Pixel” deve soar familiar para você. Ele é utilizado para se referir aos pontos mínimos que compõem uma imagem digital.

No marketing digital, o Pixel é um recurso que possibilita otimizar o desempenho de campanhas online para gerar mais leads, promover a imagem de uma marca e aumentar as vendas.

Esse recurso está presente no Facebook e pode te ajudar a performar melhor em suas campanhas na plataforma, gerando mais oportunidades de negócio para a sua empresa.

Para entender mais sobre o que é Pixel do Facebook, continue a leitura deste conteúdo.

Nas linhas a seguir, vamos explicar o que é, para que serve e como funciona o Pixel do Facebook.

Além disso, você vai aprender também como instalar o Pixel do Facebook para rastrear os visitantes do seu site e obter melhores resultados nas suas campanhas de marketing digital.

O que é Pixel no marketing digital?

Podemos definir o que é Pixel no marketing digital como um código que rastreia com precisão o comportamento e as ações dos usuários relacionadas à marca e gera dados para orientar campanhas online.

O Pixel promove a integração entre a experiência que os visitantes têm no seu site e em outras plataformas digitais, como redes sociais e o Google.

Utiliza-se o Pixel para medir o desempenho das campanhas de marketing digital e verificar se os resultados de conversão obtidos estão de acordo com o esperado.

Leia também: Como divulgar minha loja virtual no Facebook e outros canais online

Pixel do Facebook: o que é?

Quando falamos sobre o que é Pixel do Facebook, estamos nos referindo a um trecho de código gerado nessa rede social.

Ele é inserido no site de uma marca para rastrear as ações dos usuários que navegam em tal site e tornar as campanhas de publicidade online e os anúncios pagos mais eficazes.

Leia mais: Marketplace do Facebook: descubra o que é, como funciona e comece agora a vender!

Pixel do Facebook: para que serve?

O Pixel do Facebook serve para direcionar os anúncios de determinada marca para os usuários dessa rede social.

Esse direcionamento é feito com base nas ações que os visitantes executam no site da empresa.

Ou seja, o código Pixel do Facebook se propõe a integrar a experiência dos usuários na rede social à jornada de compra deles, de visitante à lead e posteriormente um cliente.

Veja também: MercadoShops no Facebook: como conectar sua loja a rede social

O Pixel no Facebook pode ajudar a divulgar a sua loja virtual, mas existem outras formas de fazer isso, confira abaixo:

Pixel do Facebook: como funciona na prática?

Entender como funciona o código Pixel do Facebook pode parecer um pouco confuso, mas vamos tentar esclarecer esse processo para você.

Basicamente, o que o código Pixel faz é acionar o servidor do Facebook sempre que o usuário realizar alguma ação no site em que esse código estiver instalado.

Essa ação de conversão - que pode ser uma página acessada, o clique em um banner ou um carrinho abandonado, por exemplo - é informada ao Facebook.

A rede social, então, registra essas ações e passa a direcionar anúncios para esse usuário com base no comportamento dele durante a navegação no site da marca.

Assim, caso você tenha uma loja virtual, por exemplo, é possível impactar os visitantes do seu site com banners da sua marca no Facebook e posts patrocinados com conteúdos voltados para o topo do funil de vendas.

Veja mais: Facebook Ads e Mercado Livre: como anunciar em um para vender mais no outro

Como instalar o pixel do Facebook?

Para instalar o Pixel do Facebook, existem algumas etapas que você deve seguir para que esse processo seja feito corretamente e você consiga monitorar melhor o desempenho das suas campanhas de marketing digital.

  • O primeiro passo que você precisa dar é fazer o login na conta que você criou para a sua marca no Facebook.
  • Depois, é necessário acessar o painel de Gerenciador de Anúncios, clicar na opção “Gerenciador de Anúncios” e depois clicar em “Pixels”, localizado na coluna “Medir e Informar”.
  • Feito isso, uma nova página vai se abrir e você deverá clicar no botão verde “Criar um pixel”.
  • Uma janela vai saltar na tela assim, solicitando que você nomeie o Pixel que você vai criar e a URL do site em que o Pixel será instalado.
  • Clique em “Continuar” e, na janela seguinte, clique em “Adicionar manualmente o código do pixel ao site”.
  • Em seguida, você deve copiar o código que vai aparecer na sua tela e acessar o painel de controle do seu site.
  • Se o seu site tiver sido feito pelo WordPress, você deverá ir na opção “Plugins”, clicar em “Adicionar novo” e instalar o plugin “Insert Headers and Footers”.
  • Abra esse plugin para configurá-lo. No campo “Scripts in Header”, cole o código Pixel que você copiou e no final da página clique em “Save”.
  • Volte para a página em que você tinha copiado o código Pixel e clique em “Continuar”.
  • Depois, clique em “Usar a Ferramenta de Configuração de Eventos do Facebook” para selecionar os eventos que serão monitorados.
  • Por fim, clique em “Finish Setup” e em “Concluir” para finalizar o processo.

Bom, agora que você já sabe o que é Pixel do Facebook e como instalá-lo, passe a fazer uso desse recurso e obtenha melhores resultados nas suas campanhas de marketing.

Para fazer sua loja bombar você está precisando de um dinheiro extra? Não perca mais tempo, faça como mais de 10 mil empresários e levante o capital que precisa por meio de um empréstimo ágil e sem burocracia, em 24 horas.

Vamos lá, solicite uma proposta agora mesmo

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.