Pixel do Facebook: o que é, para que serve, como funciona prática e como começar a usar esse recurso
O termo “Pixel” deve soar familiar para você. Ele é utilizado para se referir aos pontos mínimos que compõem uma imagem digital.
No marketing digital, o Pixel é um recurso que possibilita otimizar o desempenho de campanhas online para gerar mais leads, promover a imagem de uma marca e aumentar as vendas.
Esse recurso está presente no Facebook e pode te ajudar a performar melhor em suas campanhas na plataforma, gerando mais oportunidades de negócio para a sua empresa.
Para entender mais sobre o que é Pixel do Facebook, continue a leitura deste conteúdo.
Nas linhas a seguir, vamos explicar o que é, para que serve e como funciona o Pixel do Facebook.
Além disso, você vai aprender também como instalar o Pixel do Facebook para rastrear os visitantes do seu site e obter melhores resultados nas suas campanhas de marketing digital.
O que é Pixel no marketing digital?
Podemos definir o que é Pixel no marketing digital como um código que rastreia com precisão o comportamento e as ações dos usuários relacionadas à marca e gera dados para orientar campanhas online.
O Pixel promove a integração entre a experiência que os visitantes têm no seu site e em outras plataformas digitais, como redes sociais e o Google.
Utiliza-se o Pixel para medir o desempenho das campanhas de marketing digital e verificar se os resultados de conversão obtidos estão de acordo com o esperado.
Leia também: Como divulgar minha loja virtual no Facebook e outros canais online
Pixel do Facebook: o que é?
Quando falamos sobre o que é Pixel do Facebook, estamos nos referindo a um trecho de código gerado nessa rede social.
Ele é inserido no site de uma marca para rastrear as ações dos usuários que navegam em tal site e tornar as campanhas de publicidade online e os anúncios pagos mais eficazes.
Leia mais: Marketplace do Facebook: descubra o que é, como funciona e comece agora a vender!
Pixel do Facebook: para que serve?
O Pixel do Facebook serve para direcionar os anúncios de determinada marca para os usuários dessa rede social.
Esse direcionamento é feito com base nas ações que os visitantes executam no site da empresa.
Ou seja, o código Pixel do Facebook se propõe a integrar a experiência dos usuários na rede social à jornada de compra deles, de visitante à lead e posteriormente um cliente.
Veja também: MercadoShops no Facebook: como conectar sua loja a rede social
O Pixel no Facebook pode ajudar a divulgar a sua loja virtual, mas existem outras formas de fazer isso, confira abaixo:
Pixel do Facebook: como funciona na prática?
Entender como funciona o código Pixel do Facebook pode parecer um pouco confuso, mas vamos tentar esclarecer esse processo para você.
Basicamente, o que o código Pixel faz é acionar o servidor do Facebook sempre que o usuário realizar alguma ação no site em que esse código estiver instalado.
Essa ação de conversão - que pode ser uma página acessada, o clique em um banner ou um carrinho abandonado, por exemplo - é informada ao Facebook.
A rede social, então, registra essas ações e passa a direcionar anúncios para esse usuário com base no comportamento dele durante a navegação no site da marca.
Assim, caso você tenha uma loja virtual, por exemplo, é possível impactar os visitantes do seu site com banners da sua marca no Facebook e posts patrocinados com conteúdos voltados para o topo do funil de vendas.
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Como instalar o pixel do Facebook?
Para instalar o Pixel do Facebook, existem algumas etapas que você deve seguir para que esse processo seja feito corretamente e você consiga monitorar melhor o desempenho das suas campanhas de marketing digital.
- O primeiro passo que você precisa dar é fazer o login na conta que você criou para a sua marca no Facebook.
- Depois, é necessário acessar o painel de Gerenciador de Anúncios, clicar na opção “Gerenciador de Anúncios” e depois clicar em “Pixels”, localizado na coluna “Medir e Informar”.
- Feito isso, uma nova página vai se abrir e você deverá clicar no botão verde “Criar um pixel”.
- Uma janela vai saltar na tela assim, solicitando que você nomeie o Pixel que você vai criar e a URL do site em que o Pixel será instalado.
- Clique em “Continuar” e, na janela seguinte, clique em “Adicionar manualmente o código do pixel ao site”.
- Em seguida, você deve copiar o código que vai aparecer na sua tela e acessar o painel de controle do seu site.
- Se o seu site tiver sido feito pelo WordPress, você deverá ir na opção “Plugins”, clicar em “Adicionar novo” e instalar o plugin “Insert Headers and Footers”.
- Abra esse plugin para configurá-lo. No campo “Scripts in Header”, cole o código Pixel que você copiou e no final da página clique em “Save”.
- Volte para a página em que você tinha copiado o código Pixel e clique em “Continuar”.
- Depois, clique em “Usar a Ferramenta de Configuração de Eventos do Facebook” para selecionar os eventos que serão monitorados.
- Por fim, clique em “Finish Setup” e em “Concluir” para finalizar o processo.
Bom, agora que você já sabe o que é Pixel do Facebook e como instalá-lo, passe a fazer uso desse recurso e obtenha melhores resultados nas suas campanhas de marketing.
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