PIX para empresas: o que é, como funciona e quais as taxas?

Finanças Mar 12, 2021

PIX é o método de pagamento mais falado do momento e além de ser uma novidade incrível para transações entre pessoas físicas, o PIX para empresas se torna também uma opção para reduzir cursos para empreendedores, aumentar a velocidade do recebimento da venda e diminuir o tempo de espera do cliente pelo produto.

Tudo isso faz com que a curiosidade sobre esse método de pagamento seja muito presente entre empreendedores de lojas virtuais e físicas.

E já respondendo a principal pergunta: sim, todas as lojas e empresas podem aproveitar os benefícios desse método de pagamento, independente do canal de vendas que usa.

Entretanto, diferente das transações entre pessoas físicas, que não podem cobrar nenhum tipo de taxa, o PIX para empresas pode sim ter que pagar taxas para as empresas que fazem tal transação, como os gateways de pagamento e checkouts.

A seguir, vamos apresentar tudo sobre PIX para empresas, para que você possa tirar suas dúvidas. Confira!

PIX para empresas: o que é o pix e como funciona?

A primeira coisa que você deve saber sobre o que é Pix e como funciona, é que o PIX é um meio de pagamento instantâneo.

Ele permite a realização de transferências e pagamentos em tempo real. Na verdade, o tempo entre o cliente realizar o pagamento e você, como lojista, receber é de até 10 segundos! Isso mesmo, 10 segundos!

Mesmo para transações entre empresas e clientes esse tempo deve ser respeitado. E essa é, sem dúvidas, a grande vantagem de adotar o PIX para empresas.

Se na venda por cartão de crédito, débito e mesmo boleto o lojista precisa esperar pelo menos alguns dias para receber, com o PIX a realidade é outra. E essa facilidade ajuda os empreendedores, principalmente os iniciantes, a manterem um fluxo de caixa e um capital de giro mais saudáveis.

Além da rapidez para receber, o PIX para empresas permite que essa transação seja mais barata para o lojista.

Mesmo que a instituição financeira em que você tem seu Pix para pessoa jurídica cadastrado, ou o gateway de pagamento que você usa, cobre uma taxa para a transação essa é bem menor do que a comumente praticada para outros métodos. Sendo, inclusive, menor que a taxa cobrada para a venda por boleto.

O Pix para empresas do gateway do PagSeguro, por exemplo, oferece taxa de 1,49%, enquanto as outras opções, como crédito, débito e boleto, a taxa cobrada é a partir de 3,99%.

Algumas instituições financeiras não cobram taxas para empresas, mas é importante que você avalie os recursos que são oferecidos e se é compatível com seu negócio.

Se você ainda tem dúvidas sobre o sucesso desse novo método de pagamento, saiba que o Pix, lançado em novembro de 2020, em apenas um mês de funcionamento teve mais de 116 milhões de chaves cadastradas, com 92,5 milhões de transações realizadas e R$83,4 bilhões movimentados.

Vale ressaltar que o Pix não é um aplicativo específico, mas sim um sistema de pagamento presente dentro do próprio app das instituições financeiras que você e sua empresa estão acostumados a lidar.

Se você acessar agora o app do banco da sua loja vai ver a opção PIX como um dos menus e poderá usar esse atalho para criar as suas chaves.

É ou não é hora de você ficar de olho aberto e considerar implementar o Pix para sua empresa?

Como receber pagamento pelo PIX? Faça seu cadastro

O primeiro passo para usar o PIX para empresas é cadastrar sua (ou suas) chave PIX para pessoas jurídicas.

Para isso, vá até o app da instituição financeira em que tem a sua conta corrente PJ, por exemplo, e selecione a opção PIX.

Para fazer um PIX para empresas é preciso ter uma conta corrente, poupança ou conta de pagamento em uma instituição relacionada como bancos ou plataformas de pagamento.

Uso o internet banking corporativo ou app para cadastrar a chave PIX, que pode ser:

  • CPF ou CNPJ
  • Número de celular
  • E-mail
  • Chave aleatória

A chave aleatória é um código gerado aleatoriamente no app da instituição desejada, formada por números, letras e símbolos. Sua empresa pode então compartilhar essa chave com os clientes para receber transferências sem que seja necessário compartilhar dados empresariais específicos.

Se você tem mais de uma conta em mais de uma instituição financeira é possível cadastrar duas chaves, uma em cada. Também é possível cadastrar mais de uma chave PIX em uma mesma instituição, para diferentes necessidades.

Empresas podem cadastrar até 20 chaves de PIX para pessoa jurídica, já a PF tem o limite de 5 chaves.

A chave PIX para empresas é um código que identifica a conta dentro do sistema. Assim, se você cadastrar o CNPJ da empresa, será com ele que o cliente irá fazer a transferência para a conta certa, do seu negócio.

Na prática, se você usa um sistema de pagamentos como Mercado Pago ou PagSeguro você deve cadastrar uma chave PIX nesse sistema.

  • Abra o app escolhido,
  • Acesse “Seu perfil”,
  • Escolha a opção “Suas chaves Pix”,
  • Siga as instruções e cadastre sua chave em poucos minutos.

Como receber transferências pelo PIX

Para receber pagamentos de clientes usando o PIX para empresas, você pode gerar um QR Code para vendas. Esse QR Code é compartilhado com o comprador no checkout. O cliente por sua vez usará o app de pagamento dele (como o app do banco que possui conta) para ler o QR Code e fazer o pagamento.

Também é possível receber um pagamento compartilhando a chave do PIX da sua empresa com o cliente e aguardando a transferência.

E aí? Entendido o que é PIX para empresas? Então mãos na massa e comece a aceitar esse método de pagamento, gerando praticidade para seus clientes e eficiência financeira para sua empresa.

Aproveitar as boas taxas cobradas a cada transação pode representar uma boa economia para seu e-commerce e a possibilidade de ampliação de mercado e maiores investimentos, que você sempre quis.

Para isso, você também pode contar com a Gyra+. Nós realizamos financiamento empresarial online para que empreendedores digitais atinjam todo o potencial de seus negócios.

Em três passos simples, você pode ter o capital de giro que precisa para investir mais no seu negócio online:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre ou Mercado Pago, Cielo, PagSeguro, Rede, PayPal, Bling, Skyhub, entre outros
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em 24h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Para isso, você também pode contar com a Gyra+. Nós realizamos financiamento empresarial online para que empreendedores digitais atinjam todo o potencial de seus negócios.

Em três passos simples, você pode ter o capital de giro que precisa para investir mais no seu negócio online:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre ou Mercado Pago, Cielo, PagSeguro, Rede, PayPal, Bling, Skyhub, entre outros
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em 24h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.