Pet shop online: como montar um negócio nessa área?

E-commerce 3 de Ago de 2021

Está pensando em abrir um pet shop online e quer aprender como montar sua loja? O setor está superaquecido e com um excelente diferencial, você pode se destacar nesse mercado e ter sucesso.

De acordo com o Instituto Pet Brasil, o setor pet cresceu 13,5% em 2020, mesmo com a retração da economia provocada pela pandemia do novo coronavírus, fechando o ano com um faturamento de R$ 40 bilhões.

E os consumidores investem quando se trata do bem-estar dos seus animais de estimação.

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o ticket médio dos pet shops online é de R$ 177,46, o 11º do ranking de vendas no e-commerce brasileiro.

O setor definitivamente é promissor e para entrar e conseguir se destacar é necessário um planejamento organizado.

Afinal, dá para imaginar que com tanta estatística favorável, muita gente está investindo em aprender como vender produtos de pet shop pela internet.

Se esse também é o seu caso, este post é perfeito para você.

Reunimos abaixo as principais informações sobre pet shop online e como montar um negócio para ter sucesso nesse mercado.

Continue a leitura e prepare-se para colocar a mão na massa!

Como montar um pet shop online: passo a passo

Para ter um  pet shop online, é preciso saber como montar uma loja virtual bem estruturada.

O segredo é organização e planejamento para entrar nesse mercado aquecido, mas também super concorrido, de forma estratégica.

Confira a seguir os principais passos de como abrir um pet shop online:

1. Escolha as categorias de produtos

O primeiro passo de como montar um pet shop online é selecionar as categorias de produtos com os quais você vai trabalhar.

Para fazer uma escolha acertada, pesquise sobre os produtos em alta e como está a concorrência para esses itens.

Muitos e-commerces tem uma seção de ‘Mais vendidos' e você pode se basear nessas informações para ter uma referência.

Como no setor de pet a concorrência é alta, você pode seguir duas estratégias:

Fugindo do tradicional, dá para se aprofundar na pesquisa para encontrar uma área ainda pouco explorada.

Você pode inovar tanto atendendo o mercado de répteis e roedores, por exemplo, quanto estudar quais outras necessidades os cachorros e os gatos possuem e ainda é pouco falado.

Saiba mais sobre o crescimento do mercado pet no Brasil e o que está bombando no setor no webinar abaixo promovido pela revista Exame:

2. Monte sua rede de fornecedores

Outro detalhe importante de como montar um pet shop online é montar uma rede de fornecedores de produtos para pet shop.

Aliás, esse trabalho pode ser feito em paralelo com a pesquisa acima para definir quais produtos você vai vender na sua loja.

Isso porque para atender nichos muito específicos, você vai precisar de um fornecedor confiável com uma logística robusta de abastecimento.

Isso porque mesmo sendo um nicho promissor, se não existirem fornecedores profissionais ou se for preciso importar produtos, a logística pode não valer a pena.

Então, pesquise sobre a reputação dos fornecedores e confirme informações como:

  • prazo médio de entrega dos pedidos;
  • formas de pagamento oferecida;
  • com quais marcas o fornecedor trabalha.

Leia também: Como avaliar um fornecedor: critérios de avaliação que você deve seguir.

3. Escolha uma boa plataforma de vendas

Outra definição importante para montar um pet shop online é a escolha da plataforma de vendas.

Existem diversas opções e você pode conferir uma lista completa e atualizada no post: ‘Top 9 | Melhores plataformas de e-commerce do mercado: prós e contras’.

Como gerar tráfego para um site novo é um desafio no começo para qualquer segmento de e-commerce, escolha uma opção que possua integração com marketplaces.

Dessa forma, fica fácil conectar a sua estrutura de venda independente com esses sites que vão ajudar a tornar sua marca conhecida.

Contratando uma plataforma, você também pode personalizar o layout para ter um site com a cara da sua marca.

DICA: faça o registro de domínio da sua marca para usar o seu ‘www’ desde o ínicio e dar credibilidade para o seu negócio.

4. Monte um planejamento de marketing

O planejamento de marketing para e-commerce é uma definição estratégica importante na hora de montar um pet shop online.

Primeiro, defina os canais de comunicação que você vai usar. Pesquise quais são as redes sociais onde é vantajoso ter uma presença online e pesquise se o usuário está disponível para cadastro.

Estruture também uma estratégia para fazer e-mail marketing e divulgar novidades de produtos, dicas, etc.

Crie uma conta no WhatsApp Business para fazer o atendimento ao cliente. Os recursos da versão para negócios do app de troca de mensagens é mais eficiente para fazer o gerenciamento das conversas e também ajuda na divulgação.

Inclua também nesse trabalho o planejamento da campanha de lançamento do seu e-commerce de pet shop.

Nesse momento, o objetivo é gerar atenção para sua marca, então será necessário incluir anúncios patrocinados em redes como Facebook, Instagram, Google, etc.

Para que todos os investimentos valham a pena é essencial incluir o marketing de conteúdo na sua estratégia de marketing digital.

Aprenda dicas no post ‘Marketing de conteúdo para e-commerce: saiba como começar!’

5. Faça um planejamento financeiro

Agora que você tem mais conhecimento sobre o setor pet, o que você vai vender, quais plataformas usar e como pretende divulgar seu negócio, o próximo passo para montar um pet shop online é fazer um planejamento financeiro.

Esse é um momento crucial porque, como vimos acima, para montar uma loja virtual você vai precisar investir tempo e, principalmente, dinheiro.

Então, fazer um planejamento e listar todos os gastos essenciais para começar é importante para que você não crie dívidas e comece com um bom capital de giro disponível.

Nesse ponto, você pode analisar também a possibilidade de fazer um empréstimo empresarial online e se consegue bancá-lo até o negócio começar a dar resultados.

Se não tiver experiência na parte financeira, procure um contador e peça uma consultoria para começar financeiramente estruturado.

A gestão financeira é crucial para que seu negócio não caia no índice de mortalidade das empresas que fecham em até dois anos de funcionamento.

A falta de uma organização eficiente é uma das principais causas, afinal um negócio precisa manter o fluxo de caixa positivo.

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