O que são infoprodutos: 4 exemplos e como começar?

E-commerce Dez 29, 2020

Quando pensamos em informação naturalmente associamos a algo valioso e claro passível de ser comercializado. Hoje em dia diversos assuntos são pesquisados usando a internet e em busca de conteúdos digitais. Essa demanda precisa ser suprida, por isso, se você não sabe ainda o que são os infoprodutos, leia este artigo até o fim para entender.

Tudo que contém ou passa informação, educação e conhecimento entra na categoria de infoproduto, mas para você entender de fato o que são infoprodutos e como entrar neste mercado é preciso ter em mente que eles buscam sempre vender soluções e facilitadores de problemas.

Vamos trazer neste artigo o que são os infoprodutos, apresentar como eles funcionam e qual a melhor forma de entrar neste mercado que vem crescendo a cada dia.

O que são Infoprodutos?

Talvez uma breve análise semântica já faça com que você tenha uma ideia sobre o que são os infoprodutos, mas aos desmembrarmos a palavra vemos que em suma se trata da junção das palavras “informação” e “produtos”, logo se trata de materiais que são comercializados e tem um alto índice de informação valiosa agregada.

Um ponto que diferencia esses produtos dos tradicionais difusores de informação como livros e apostilas é que esse tipo de conteúdo é exclusivamente digital. Produzido, comercializado e consumido por mídias digitais.

Além de materiais de estudo, outro infoproduto que vem se destacando muito são os cursos online, tanto aqueles totalmente gravados com carga horária mais enxuta, quanto os no formato EAD (ensino à distância) que contemplam hoje níveis altos como graduação e pós-graduação.

Com um mercado cheio de nichos para vendas online, é cada vez mais comum o compartilhamento de informação a partir desses canais, como ebooks, webinars, cursos, e outros formatos de infoprodutos.

Com o alcance da internet é possível atingir diversos públicos interessados no conhecimento transformado em infoproduto.

Vantagens de investir em infoprodutos

Trabalhar com infoprodutos tem algumas vantagens, mas talvez a principal delas seja ter um retorno financeiro em cima do conhecimento ou experiência que você adquiriu ao longo da vida.

Muitas vezes você não tem tempo ou não existe espaço para difundir seu conhecimento na educação padrão e o  lançamento digital de infoprodutos são uma boa saída para isso.

É uma forma relativamente barata de se condensar um conhecimento e gerar renda, isso porque para criar o seu conteúdo você não vai precisar de muita coisa, basta alguns equipamentos e uma boa didática e você será capaz de criar o seu infoproduto.

Outro ponto positivo do modelo de infoprodutos é que você não se prende ao público local, dentro do seu raio de atuação físico.

Como o material é vendido na internet o potencial é muito maior e seu “gasto” de produzir o material será único. Uma vez feito, ele estará disponível para venda para quantas pessoas quiserem adquirir aquele material.

Como vender infoprodutos? Quais os mais procurados?

Bom, agora que você já entendeu o que são os infoprodutos e quais as suas vantagens, você deve estar ansioso para criar o seu e gerar seus próprios ganhos, certo?

A seguir, separamos 4 exemplos dos infoprodutos mais vendidos para você começar:

  • ebooks,
  • audiobooks,
  • podcast,
  • videoaulas.

Ebooks

Um dos mais infoprodutos mais procurados, os ebooks são uma forma interessante de se aprofundar em algum tema em específico, podem ser um infoproduto pago e também parte de uma estratégia de Inbound Marketing.

Um ebook é um tipo de livro digital e você precisará contar com o serviço de um designer para diagramar esse material, afinal, é interessante que ele tenha ilustrações e um layout organizado.

Entretanto, ele tem a facilidade de ser mais sucinto e também mais fácil de produzir do que infoprodutos que envolvam captação de imagem e áudio.

Audiobooks

Um dos formatos que mais vem ganhando popularidade são os conteúdos em forma de áudio, sua facilidade e praticidade tem sido algo que vem atraindo muitas pessoas.

E o melhor de tudo é que se trata de uma forma barata de adaptar o formato do seu infoproduto de modo atender a esse público que gosta de consumir o conteúdo enquanto faz outras atividades.

Por exemplo, é possível criar um ebook e transformar o mesmo material em áudio. Dessa forma, você tem dois produtos digitais prontos para serem comercializados.

Podcasts

Na mesma onda de sucesso dos conteúdos em forma de áudio está o podcast, que está ganhando força com o crescimento dos grandes streamings de áudio como Spotify e Deezer.

Estamos falando de programas de rádio gravados e disponibilizados para que o ouvinte possa escutar a qualquer momento.

Entre os  infoprodutos mais vendidos dentro desse nicho estão:

  • episódios temáticos,
  • debates,
  • entrevistas,
  • tutoriais,
  • histórias narradas.

Basta o conhecimento, um roteiro (ou às vezes apenas uma ideia), um ou mais microfones (em caso de programa em conjunto) um conhecimento de edição de áudio e pronto, é possível fazer.

Vídeoaulas

E por fim, um dos infoprodutos mais famosos e tradicionais da internet são as vídeo-aulas.

Esse produto tem seu custo de produção um pouco mais alto, mas no geral tem uma boa aceitação como infoproduto pago, afinal, os consumidores, geralmente, dão bastante valor.

Uma estratégia interessante nesse caso é disponibilizar em plataformas gratuitas como Youtube, partes iniciais do conteúdo para instigar seu consumidor a querer mais e comprar seu infoprodutos.

E aí conseguiu entender um pouco mais sobre o que são infoprodutos? Já sabe em qual investir?

Os negócios online estão em alta e não apenas os infoprodutos estão ganhando mercado, mas também lojas virtuais, marketplaces e modelos de negócio em dropshipping.

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