O que são indicadores: entenda a importância e confira 5 exemplos para implementar na sua empresa

20 de Jul de 2022

Você tem ideia sobre o que são indicadores de desempenho?

Também conhecidos pela sigla KPI - Key Performance Indicators - os indicadores são ferramentas utilizadas para mensurar o desempenho de uma organização em direção a objetivos previamente estabelecidos.

É por meio dessas métricas que os gestores podem tomar decisões mais embasadas e definir estratégias de negócio com maior assertividade.

Neste artigo, você vai entender melhor o que são indicadores de desempenho organizacional e por que eles são tão importantes.

Além disso, nas próximas linhas você confere também 5 exemplos de indicadores que valem a pena monitorar na sua empresa.

O que são indicadores de desempenho?

O que são indicadores pode ser definido como ferramentas utilizadas pela gestão de negócios para mensurar o desempenho da empresa ou de setores específicos da organização no cumprimento de metas e objetivos pré-estabelecidos.

Os indicadores servem para que os gestores avaliem, com base em dados concretos e precisos, a performance da empresa em diferentes aspectos - financeiro, atendimento, produtividade, capacidade, qualidade, vendas, satisfação etc.

Essas ferramentas dão uma dimensão quantitativa e qualitativa sobre o desempenho da organização, estando alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa.

Por que é importante acompanhar os indicadores de desempenho?

Acompanhar os indicadores de desempenho é importante para que se possa visualizar de maneira mais ampla o progresso da organização na busca por suas metas e objetivos estratégicos.

É por meio dessas ferramentas de gestão que é possível conhecer melhor a empresa, tendo uma noção mais clara sobre os seus pontos fortes e também sobre as suas fragilidades que precisam ser mais bem trabalhadas.

Com os indicadores de desempenho, fica mais fácil identificar as oportunidades de melhoria com foco na potencialização dos resultados da empresa e otimização dos diferentes processos.

Os indicadores favorecem o controle organizacional, permitindo que sejam feitas projeções de resultados e que a empresa se proteja de eventuais crises que possam surgir no meio do caminho.

Além disso, os indicadores tornam possíveis a implementação de adaptações estratégicas que a gestão considera necessárias, tendo como base os dados obtidos dessas métricas.

Veja mais dicas sobre a gestão de indicadores de desempenho neste video:

5 exemplos de indicadores de desempenho para usar na sua empresa

Como você pôde conferir até aqui, os indicadores são ferramentas essenciais para que gestores e empresários compreendam com mais precisão o desempenho do negócio, mensurem seus erros e acertos e verifiquem se há necessidade de modificar a rota para alcançar seus objetivos.

Agora que você já sabe o que são indicadores e sua importância, confira a partir de agora 5 indicadores de desempenho para você começar a acompanhar na sua empresa.

1 - Lucratividade

A lucratividade é, sem dúvidas, um dos mais importantes indicadores de desempenho organizacional. Esse indicador serve para mensurar o potencial da empresa de gerar lucro.

Para calcular a lucratividade de um modelo de negócio, é necessário somar todo o faturamento obtido no período de análise e subtrair todas as despesas e custos operacionais.

A partir do cálculo do indicador de lucratividade, é possível identificar gargalos e cortar certos gastos que podem potencializar os lucros da empresa.

A lucratividade e um importante indicador financeiro, conheça mais alguns deles, como o ROI, por exemplo, neste vídeo:

2 - Market share

O market share é um indicador de desempenho utilizado para analisar o nível de competitividade de uma organização.

Na prática, esse indicador mensura a participação da empresa no mercado. Ou seja, qual é a fatia do mercado que o seu negócio detém?

Para calcular o market share, é necessário somar o volume de vendas da empresa e dividir pelo volume de vendas do mercado durante o período de análise. Multiplique esse resultado por 100 para obter o valor percentual.

3 - Taxa de sucesso em vendas

Outro indicador de desempenho indispensável é a taxa de sucesso em vendas. O objetivo é mensurar quantas oportunidades o time de vendedores consegue, de fato, converter em clientes durante determinado período.

Há também a possibilidade de calcular essa taxa de sucesso de uma etapa para outra no funil de vendas, buscando identificar e corrigir gargalos que podem estar comprometendo o desempenho das vendas.

O cálculo é bem simples: basta dividir o total de vendas pelo total de oportunidades e multiplicar por 100 para obter o resultado em porcentagem.

4 - Ticket médio

O ticket médio é um indicador que mensura o valor médio de cada compra que os clientes fazem.

A partir dessa métrica, é possível saber quais são os clientes que mais geram receita para a empresa e definir estratégias para que os clientes “menos rentáveis” passem a comprar mais e com maior frequência.

O cálculo do ticket médio é feito assim:

  • faturamento em determinado período / quantidade de clientes ativos no período

5 - Taxa de Churn

É muito importante também que a empresa monitore a quantidade de clientes que “pularam do barco” e que não compram mais seus produtos ou serviços. E é essa a proposta da taxa de churn.

Para calcular a evasão de clientes, utilize a seguinte fórmula:

  • clientes evadidos / total de clientes no início do período de análise

Esses foram alguns dos mais usados indicadores de desempenho, mas existem muito outros, conheça alguns deles:

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.

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