O que mais vende no Mercado Livre: conheça as tendências de produtos mais procurados

Mercado Livre Ago 23, 2018

Você sabe o que mais vende no Mercado Livre?

A pandemia do novo coronavírus forçou a migração dos negócios para o mercado online, o que impulsionou diretamente o crescimento do setor de e-commerce no Brasil.

Os responsáveis pelo salto de crescimento do setor são os marketplaces e os varejistas que vendem por meio dessas plataformas.

78% do faturamento do e-commerce brasileiro vem dos marketplaces, segundo a pesquisa da Ebit | Nielsen. Em números, essas plataformas de vendas faturaram R$ 30 bilhões no primeiro semestre de 2020. Um crescimento de 65% comparado a 2019.

Um dos marketplaces mais importantes do Brasil é o Mercado Livre.

Se você está pensando em embarcar nesse modelo de trabalho e começar a vender pelo Mercado Livre do zero ou se já está na plataforma há algum tempo, mas quer entender o que mais vende no Mercado Livre para poder aumentar (gerar) seu lucro, está no artigo certo.

Iremos abordar aqui, como você pode descobrir o que mais vende no Mercado Livre e como utilizar essa informação para tornar seu negócio mais lucrativo.

O que mais vende no Mercado Livre: conheça quais os produtos mais procurados

O que mais vende no Mercado Livre? Para responder a essa pergunta te apresentamos à página de tendências do Mercado Livre.

Trata-se de um espaço especial, dentro do próprio site, que aponta quais os produtos mais procurados no Mercado Livre, o que consequentemente aponta quais são os melhores produtos para vender no Mercado Livre.

Você concorda que quanto mais pessoas procuram por um produto, maior a chance de mais pessoas comprarem esse produto? Ou seja, quanto mais pesquisado, maior a chance do produto estar entre os produtos mais vendidos.

Dessa forma, a resposta para a pergunta, o que mais vende no Mercado Livre, está na lista de tendências de pesquisa do período em que você está analisando.

Entre as dicas de como ser um vendedor de sucesso no Mercado Livre, encontrar um nicho ou um produto que seja procurado e desejado por um perfil de consumidor é a regra principal.

Afinal, não adianta ter um produto que ninguém quer comprar. Então, entender o que mais vende no Mercado Livre, por meio da compreensão do que é mais pesquisado, é uma estratégia importante antes de definir o que vender no Mercado Livre.

Ao acessar a página de Tendências do Mercado Livre você irá encontrar uma lista como a seguir:

A partir dessa análise inicial, você poderá ter uma ideia dos melhores produtos para vender no Mercado Livre.

É claro que você não pode escolher o que vender no Mercado Livre exclusivamente olhando “o que vende mais” ou “o que é mais buscado”.

É preciso que você tenha, ou construa, um conhecimento amplo sobre o produto ou nicho em que você vai atuar.

Se você já definiu o nicho com o qual deseja trabalhar por já conhecer os produtos ou ter experiência no segmento, você pode ter acesso aos termos mais pesquisados utilizando a segmentação por categoria.

Abaixo selecionamos os termos mais pesquisados dentro da categoria de “Eletrodomésticos”.

Melhores produtos para vender no Mercado Livre: analisando as tendências

Baseado nas tendências gerais do que mais vende no Mercado Livre, podemos perceber que alguns nichos de produtos se destacam no marketplace.

Um detalhe interessante é que a maioria desses produtos está ligada à nova rotina que todos estamos vivemos desde a pandemia: home office, crianças em casa, atividades domésticas sem ajuda, busca por alternativas de renda, entre outras necessidades.

Confira quais nichos de produtos estão em alta entre as tendências do Mercado Livre:

Produtos para atividades domésticas

Entre o que mais vende no Mercado Livre estão os produtos que facilitam as atividades domésticas e os cuidados com a casa como:

  • processador de alimentos;
  • lava e seca;
  • cooktop 5 bocas;
  • amaciante downy;
  • espatula bolo;
  • luz led.

Dessa lista podemos extrair eletrodomésticos, produtos de limpeza, itens de iluminação econômica, acessórios de cozinha.

Exceto alguns eletrodomésticos, são todos produtos de baixo custo de aquisição. Uma dica para tornar a venda mais vantajosa é investir em kits de produtos.

Encontre fornecedores que vendem os produtos em kits já prontos ou compre separado e monte kits variando cores, tamanhos e quantidade.

Dessa forma, a regra para vender com frete grátis no Mercado Livre fica vantajosa para sua operação como vendedor.

Produtos de lazer e entretenimento infantil

Os pais e mães migraram de seus escritórios para casa e com as escolas fechadas, manter as crianças entretidas é um grande desafio.

Por isso, é natural ver entre o que mais vende no Mercado Livre itens como:

  • tapete de atividades bebe;
  • mochila infantil;
  • estojo escolar;
  • miçangas.

As miçangas (vendidas separadas ou em estojos com tipos variados), apesar de poderem ser associadas a um trabalho profissional de criação de bijuterias, durante a pandemia viraram uma atividade lúdica para crianças se distraírem e também trabalharem a criatividade.

Veja as tendências de pesquisa abaixo:

Amostra de palavras-chave relacionadas à miçangas no Google Trends.

Além dos exemplos das miçangas, todos os itens entre as tendências atendem as necessidades imediatas dos pais como entretenimento infantil e itens para educação escolar em casa.

Então, a dica para aproveitar o crescimento do e-commerce no Brasil agora e no futuro é fazer uma pesquisa detalhada sobre o nicho para vendas online que você gostaria de explorar.

Pense na demanda que o produto está gerando, o que consumidores esperam encontrar, quais são as demandas ainda não atendidas, etc.

Produtos para trabalhar com delivery

Outro desafio da pandemia foi encontrar fontes de renda alternativas para segurar os impactos econômicos do isolamento social.

O setor de delivery de alimentos e outros serviços também aumentou as buscas por produtos como:

  • Yamaha xj6;
  • bau para moto;
  • suporte celular bike;
  • comestíveis.

Muitas pessoas estão trabalhando de forma autônoma como parceiros dos aplicativos de entrega de comida ou como motoboy de um estabelecimento específico. Então, esses itens estão em alta e podem permanecer por bastante tempo.

Pegando o gancho nessa tendência, outros produtos associados como itens de segurança para motoqueiros como capacetes, por exemplo, podem ser um ótimo nicho de vendas para explorar.

Produtos para home office

A grande maioria das pessoas não tinha uma casa preparada para o home office. Por isso, os produtos associados a essa necessidade estão entre o que mais vende no Mercado Livre como:

  • ringlinght profissional;
  • tomada usb;
  • munhequeira;
  • ventilador de teto silencioso;
  • cadeira giratória.

Apesar de não existir um consenso nas pesquisas sobre as empresas permanecerem ou não em home office pós-pandemia, é fato que para alguns setores esse modelo vai se consolidar.

Com isso, além dos itens descritos acima, a necessidade de mesas adequadas, acessórios para auxiliar na ergonomia, computadores, iluminação, entre outros itens também são ótimos nichos de vendas para explorar.

Produtos de decoração

Passar mais tempo em casa levou as pessoas a desejarem tornar seus lares mais agradáveis e aconchegantes. Ou mesmo colocar em prática pequenas mudanças que ainda não tinham saído do papel.

Podemos ver essa tendência entre o que mais vende no Mercado Livre:

  • lustre quarto;
  • adesivo parede 3d;
  • cobertor queen.

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) destacou um aumento de 23,61% nas vendas online de móveis e itens de decoração durante a pandemia.

Apesar de o setor estar aquecido devido a pandemia, ele é um nicho sólido para investir com produtos de variados ticket médio, ampliando as possibilidades de acordo com o que você tem para investir.

Moda e acessórios

As vendas no setor de vestuário e calçados subiram 11,8% na pandemia. Entre o que mais vende no Mercado Livre estão itens adulto e infantil como:

  • moleca;
  • sapatênis masculino;
  • meia infantil menino;
  • óculos de sol feminino;
  • chuteira futsal;
  • relogio digital masculino;
  • bota coturno masculino;
  • bota texana masculina;
  • vestido tubinho.

Esse é um setor amplo e com muitas possibilidades de produtos para vender. Para apostar no segmento certo, pesquise a concorrência, custo dos produtos e também itens pouco explorados ainda para criar uma nova demanda no mercado.

Dicas para começar a vender no Mercado Livre

Agora que você já sabe o que mais vende no Mercado Livre, é importante saber também algumas dicas para começar da maneira certa a vender no marketplace:

- Escolha um dos segmentos acima com atenção: além do tipo de produto, monte também uma estratégia e defina quais serão as plataformas de divulgação.

- Cheque a concorrência: em todo segmento de vendas existe concorrência, mas uns são mais concorridos que outros e isso afeta diretamente seus resultados, principalmente se está começando. Faça uma pesquisa para identificar os concorrentes e analise em que aspecto seu negócio pode ser diferente.  

- Use fotos de alta qualidade: lembre-se que o seu potencial cliente não pode pegar o produto. Então, busque por fotos em alta qualidade, de ângulos variados e também vídeos do produto em uso. O site do fabricante é uma ótima fonte.

- Capriche na descrição dos produtos: evite as descrições engessadas dos produtos. Use as palavras-chave que os usuários digitam nas pesquisas para facilitar com que sua página seja encontrada. Leia mais dicas no post: ‘SEO para Mercado Livre: 4 dicas para ser encontrado nas buscas’.

- Estruture uma logística eficiente: ter um bom prazo de entregas é essencial quando se trata de vendas na internet. Entregar os produtos em segurança também. Siga as orientações do Mercado Livre para fazer suas entregas o mais rápido que conseguir.

Entendendo como o cliente procura por produtos online

Além de entender o que mais vende no Mercado Livre é importante entender como ele é vendido, ou melhor, como ele é pesquisado pelos potenciais clientes.

Se você analisar o exemplo destacado acima, com a pesquisa sobre “eletrodomésticos”, você tem na 1ª posição o termo “cooktop 5 bocas” e na 39ª “fogão elétrico portátil”, ambos os termos dizem respeito ao mesmo produto (ou a produtos similares).

Dessa forma, se você deseja iniciar um trabalho com a venda deste produto, você deve ficar atento a como ele é mais procurado e inserir termos importantes em seu título.

Ficar atento ao título, é uma dica importante para quem deseja ter uma boa posição nos resultados das pesquisas de seus potenciais clientes.

Assim como no Google, no Mercado Livre, estar entre os primeiros resultados das pesquisas oferece uma vantagem competitiva ao comerciante.

Sugerimos que você também leia o artigo, “7 dicas de como ficar na primeira página do Mercado Livre” e aprenda mais táticas importantes para iniciar ou alavancar suas vendas.

É claro que, para selecionar o que vender no Mercado Livre, você precisa de mais informações do que o que mais vende no Mercado Livre e como estes produtos são procurados.

É importante que você realize uma pesquisa de mercado para:

  • Avaliar o nicho ao qual a categoria de produtos atende;
  • Conhecer o mercado, levando em consideração seus concorrentes;
  • Aprenda tudo sobre o produto;
  • Entenda e conheça seu público e suas necessidades.

Resumindo, no processo de como vender bem um produto é importante que você, vendedor, além de avaliar a procura pelo produto, conheça o nicho de atuação, o produto, seus concorrentes e também consiga destaque dentro da plataforma, fazendo com que seu produto seja encontrado.

Se você está pensando em aumentar o volume de vendas no Mercado Livre é importante, porém, que inicie um trabalho para conquistar destaque no MercadoLíder.

Para isso é fundamental que você conheça a nova reputação do Mercado Livre e se adapte para ser capaz de conquistar um espaço entre os grandes vendedores da plataforma.

Aproveite o que mais vende no Mercado Livre para faturar!

Outro tópico que é de extrema importância quando o assunto são as vendas pela internet é o investimento necessário para começar ou ampliar seu negócio.

Se você tem uma loja no Mercado Livre e quer aumentar suas vendas, o primeiro passo é aumentar seu estoque e para isso é preciso dinheiro, correto?

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+ e siga nossas orientações e aproveite o melhor de uma plataforma 100% segura.

Ainda tem dúvidas se é a hora de pegar um empréstimo? Sugerimos que leia o artigo exclusivo: Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa.

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.