O que é Split de Pagamentos? Como funciona?

Marketplace 9 de Jun de 2020

Antes de explicarmos o que é split de pagamentos, é interessante você saber que o comércio eletrônico tem uma estimativa de crescimento de 16% comparado ao ano passado, chegando a R$ 79,9 bilhões em volume de vendas, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Além disso, esse mesmo órgão estimou um aumento de 33% nas compras efetuadas via dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

O que queremos dizer com isso?

Que cada dia mais é fundamental melhorar a experiência de compras on-line dos consumidores e, dessa forma, alcançar um volume de vendas maior para a sua empresa.

Uma boa maneira de conseguir isso? Com um split de pagamento!

O que é split de pagamentos?

Se procura entender melhor o que é split de pagamentos, ou split payment, saiba que essa é uma ferramenta muito utilizada por marketplaces que permite que o valor de uma mesma compra seja dividido entre fornecedores diferentes.

Em uma explicação bem simples, o split de pagamento funciona assim: imagine que uma pessoa navegou por um marketplace e decidiu comprar diversos produtos, tais como abajures, roupas de cama, pratos, talheres e copos. No entanto, cada item é fornecido por uma empresa diferente.

Sem o serviço de split de pagamento para marketplace, esse consumidor precisaria gerar um pagamento para cada produto, fazendo com que os valores correspondentes a cada compra fossem direcionados para a marca vendedora. Isso pode até ser bom para quem vende, mas concorda que dificulta muito a experiência do cliente, podendo levá-lo até a desistir da compra?

A proposta do split de pagamento é justamente otimizar esse processo, fazendo com que os clientes consigam adquirir diferentes produtos ou serviços, em um único lugar e gerando apenas um pagamento.

Mas ele não atende apenas esse tipo de comércio. No vídeo abaixo você pode ver um cases de sucesso, o Ifood, e como o split modificou — para melhor — a gestão financeira da empresa.

Como funciona o split de pagamento marketplace

De uma forma mais técnica, o split de pagamento divide os valores da compra no momento do checkout, direcionando a quantia correspondente para cada vendedor, já deduzindo as taxas de repasses acertadas com o marketplace.

Ou seja, o fornecedor recebe o valor da compra efetuada já descontado o percentual de uso do site e do frete (esse, dependendo do acordo existente com o marketplace).

Essa divisão de valores é automática e feita no momento da autorização do pagamento pela administradora do cartão do cliente, sendo válida para compras feitas por débito, crédito ou boleto bancário.

A conciliação financeira também é realizada de uma única vez, facilitando a gestão financeira tanto do marketplace quanto das empresas fornecedoras dos produtos.

Quais as vantagens do split de pagamentos?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como funciona o split de pagamento, já deu para ter uma ideia do quanto ele é vantajoso para quem vende, para quem compra e para quem administra o marketplace, concorda?

Mas, vamos ver isso mais detalhadamente.

Vantagens do split de pagamento para quem compra

  • Comodidade: para quem compra, essa é a primeira vantagem do split de pagamento de marketplace que merece destaque, pois a ferramenta evita que o cliente gere vários pagamentos para realizar a compra de todos os itens que deseja adquirir.
  • Melhor relacionamento bancário: gerar várias compras em um curto espaço de tempo pode fazer com que o cartão do cliente seja bloqueado, já que o banco considera essa ação uma possível fraude. O split de pagamento evita isso ao permitir compras grandes de uma só vez.

Vantagens do split de pagamento para quem vende

  • Volume de vendas maior: permitir que o cliente adicione variados itens ao carrinho e pague todos de uma única vez, induz a compras maiores e minimiza o abandono, aumentando o poder de vendas.
  • Melhor controle financeiro: a ferramenta permite que os lojistas controlem facilmente suas vendas e, com isso, o estoque, identificando de maneira rápida e clara todas as transações e produtos comercializados.
  • Maior visibilidade: oferecer produtos e serviços em um marketplace possibilita maior visibilidade para as empresas, afinal, estão em um ambiente que já conta com estrutura tecnológica e de marketing. Ao oferecer formas de pagamento dinâmicas, a marca se beneficia positivamente ao melhorar a experiência do cliente.

Vantagens do split pagamento para o marketplace

  • Melhor gestão financeira: o split de pagamento de marketplace permite uma melhor gestão financeira, pois todos os lançamentos são feitos automaticamente. Além disso, o dashboard informa aos envolvidos na venda o status real, otimizando o processo de conciliação, permitindo também identificar rapidamente pagamentos recebidos, em andamento, cancelados e outras condições.
  • Automatização do processo: com a ferramenta, a remuneração dos fornecedores é feita automaticamente, reduzindo a necessidade de pessoal para realização do processo e eliminando possíveis falhas humanas na divisão dos valores.

Como o split impacta na precificação dos produtos pelos sellers?

Entender mais sobre o que é split de pagamentos permite ver de uma forma mais ampla todas as vantagens dessa ferramenta. Mas é importante que os fornecedores, os denominados sellers, coloquem o custo da sua utilização na hora de fazer a precificação.

Utilizar um marketplace para vender produtos traz inúmeras vantagens para as marcas. A principal delas diz respeito à visibilidade. Afinal, as empresas estarão expondo seus produtos em plataformas reconhecidas e com marketing forte.

Por outro lado, há muito competitividade, exigindo que os sellers encontrem meios de se destacarem para conquistar o público.

Os preços dos produtos oferecidos pode ser um dos pontos de destaque.

Sendo assim, para chegar a valores que atraiam os clientes, mas que ao mesmo tempo gerem lucros, é preciso que os sellers considerem alguns fatores, tais como custo de entrega e impostos.

No caso do split de pagamento, ele entra como uma tecnologia pertencente à estrutura do marketplace, cujo custo de utilização pode ser repassado juntamente com as demais taxas.

Assim, vamos supor que o marketplace cobre 10% pelo uso da ferramenta e mais 10% pelo uso do site. O lojista precisa estar ciente que quando o split fizer a divisão, ele receberá apenas 80% do valor pago pelo cliente. Esse cálculo deve ser suficiente para pagar seus custos e gerar lucratividade para a marca.

Ou seja, antes de definir o valor para o público, é preciso que os vendedores coloquem tudo isso na ponta do lápis.

Mesmo com esses valores, os sellers devem ter em mente que o marketplace ainda é uma excelente alternativa vender on-line, especialmente para os que não têm uma loja virtual própria. Afinal, considerando a exposição que esse ambiente oferece à marca e a facilidade de pagamento que o split financeiro proporciona, fica mais fácil vender mais.

Agora que você sabe exatamente o que é split de pagamento, como ele funciona e todas as vantagens, que tal utilizá-lo também no seu negócio?

Usando o split de pagamento no seu negócio

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Mas, aqui vai uma boa notícia: agora, sua empresa pode construir suas próprias soluções de pagamentos integradas para ajudar seus clientes a crescerem, criando uma fintech de pagamentos dentro da própria operação.

Esse post foi escrito pela Zoop, solução financeira que possibilita que Marketplaces, ERPs, Empreendedores e outros tipos de negócios passem a gerenciar o fluxo transacional de seus clientes, gerando novas receitas através de serviços de contas digitais, splits de pagamento e antecipação de recebíveis. Junte-se ao iFood, Sympla, Avec e outras grandes empresas que também geram valor com serviços financeiros e crie sua empresa de pagamentos agora!

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