O que é peer to peer lending? E qual a sua importância para acelerar o desenvolvimento de um negócio

Crédito 27 de Jul de 2020

Com a tecnologia e a transformação digital em alta, você já deve ter se perguntando: o que é peer to peer? E peer to peer lending? Neste post, entenda tudo sobre esse modelo de financiamento coletivo e como ele pode ajudar sua empresa.


O que é peer to peer?

O processo peer to peer (par a par), também conhecido pela abreviatura P2P, originalmente significa um tipo de sistema de conexão descentralizado que liga diversos computadores a uma rede só. Nele é possível realizar diversas transações por cada aparelho e usuário responsável sem que se necessite de um ponto principal para autorizar a transação. Este tipo de processo é muito conhecido no mundo de blockchain e mineração de ativos digitais.

E o que é peer to peer lending?

Porém existe um tipo específico, o peer to peer lending ou P2P lending. Ele segue o mesmo conceito do primeiro exemplo, mas se trata de um tipo de empréstimo descentralizado.

Enquanto o peer to peer envolve qualquer sistema de transmissão, o peer to peer lending se refere às transações financeiras, ou seja, empréstimos.

Hoje existem inúmeras fintechs e sistemas digitais para solicitar crédito e financiamento que podem auxiliar no aumento de capital de giro de uma empresa. O peer to peer lending é uma destas soluções para pequenos e médios empreendedores que desejam solicitar crédito de forma mais fácil e com menor taxa de juros, se comparada aos bancos instituições financeiras tradicionais.

Por outro lado, quem empresta dinheiro, ou seja, o investidor, acaba ganhando também mais do que se fosse investir um uma poupança ou fundo de investimento habitual. Além disso, também é uma forma mais segura de investir em empresas se comparada a aplicar recursos na Bolsa de Valores, que é mais instável, por exemplo. Outro ponto é que a rentabilidade poder ser mais rápida também.

Como o peer to peer lending surgiu?

Agora que você já sabe o que é peer to peer lending, deve estar pensando qual a origem do sistema e onde ele surgiu. O peer to peer lending nasceu no Reino Unido no ano de 2005 com o surgimento, primeira empresa que passou a oferecer este tipo de serviço. Depois, disso o modelo serviu de exemplo para outras fintechs e startups no mundo fossem criadas.

Passados alguns anos, o serviço já existia em vários lugares, sendo os Estados Unidos o principal país até hoje a sediar startups financeiras que oferecem o peer to peer lending. Aqui no Brasil, o modelo de peer to peer lending ainda é recente, mas as pessoas têm aderido muito ao sistema.
2005 com o surgimento, primeira empresa que passou a oferecer este tipo de serviço. Depois, disso o modelo serviu de exemplo para outras fintechs e startups no mundo fossem criadas.

A Nexoos é a principal empresa do setor no Brasil e, entre 2017 e 2018, emprestou cerca de 80 milhões de reais para empresas, sendo que 8,3 milhões foram para negócios voltados à tecnologia da informação. Hoje ela acumula mais de 300 milhões de reais financiados em empresas diversas.

Neste vídeo do InfoMoney, você confere uma entrevista com o fundador da Nexoos, Daniel Gomes, que explica o processo de peer to peer lending.

Como funciona o sistema de peer to peer lending

Assim como adiantamos acima ao explicar o que é peer to peer lending, o sistema serve para oferecer financiar algumas empresas por meio de empréstimos de diversas pessoas. O peer to peer lending se parece muito com o sistema de crowdfunding ou financiamento coletivo e segue, em essência, o conceito de economia compartilhada.

Para as empresas que desejam aderir ao financiamento utilizando o peer to peer lending, é preciso primeiro procurar a melhor empresa que oferece o serviço, comparando alguns critérios. Vamos apresentar algumas das principais fintechs abaixo para te ajudar.

Depois de escolher a fintech de P2P, é importante saber que todas seguem o mesmo modelo básico, em que é preciso fazer uma inscrição. Após inscrita, a empresa passará por uma avaliação que mede alguns critérios, decidindo se ela será aprovada ou não para ter o financiamento.

Dentro de um sistema de peer to peer lending, existem vários financiadores dispostos a investir em determinado negócio, na busca de uma parte do lucro da empresa. Assim, eles escolhem em qual negócio desejam apostar e o quanto querem investir.

Algumas fintechs oferecem ainda avaliação de risco de cada investimento. Ou seja, a pessoa que deseja emprestar o dinheiro terá acesso à uma nota ou escala de risco de cada negócio ou projeto apresentado, podendo escolher a que for mais interessante para ela.

É confiável e vale à pena?

As principais fintechs do mercado que oferecem o serviço de peer to peer lending possuem segurança de dados dentro de suas plataformas, portanto existe uma garantia para quem deseja solicitar o financiamento e para quem deseja investir. É sempre preciso que o tomador de crédito avalie se a fintech escolhida é autorizada pelo Banco Central a operar como SEP (Sociedade de Empréstimo entre Pessoas)

O único risco que pode existir é para o financiador, para quem empresta, já que o financiado pode não pagar aquele valor, por ser uma negociação direta e intermediada pela plataforma. Para evitar este tipo de situação, é importante que o credor responsável invista seus recursos em vários negócios. Ter uma carteira de investimentos diversificada é sempre a melhor opção.

E para quem solicita o empréstimo, ou seja, que procura os serviços de peer to peer lending, é necessário uma boa pesquisa e comparação entre as empresas que oferecem este tipo de serviço. Existem inúmeras hoje em dia no mercado que disponibilizam serviços de crédito, e uma delas é a Gyra+.

Para conhecer as condições de empréstimo para investir em seu negócio, acesse o site da Gyra+ e solicite uma proposta agora mesmo. Ela exige alguns requisitos mínimos para contratar, mas você consegue solicitar uma proposta. Se o cadastro for aprovado, é possível conseguir o crédito em até 24 horas.

Se quiser saber mais sobre sistemas de financiamentos e fintechs, continue acompanhando o blog da Gyra+ e tenha acesso aos melhores conteúdos na área de finanças para sua empresa.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.