O que é Mercado Ads? Veja como anunciar no Mercado Livre

Mercado Livre 5 de Jan de 2022

Diversificar como opções de canais de venda do seu produto tem sido uma prática comum nos últimos anos. Uma opção para isso é optar por marketplaces , e, nesse sentido, o Mercado Livre é uma excelente escolha. Para se destacar entre tantos produtos e vendedores, nossa sugestão é que você aprenda o que é o Mercado Ads e como usá-lo?

Em suma, o Mercado Livre hoje abriga uma grande plataforma de usuários da América Latina, portanto, tão simples entre tantos de forma orgânica não é algo tão simples.

Anúncios da concorrência, investir no Mercado vão contribuir para que seus produtos cheguem até os usuários certos.

Da mesma forma que as redes sociais Facebook e Instagram oferecem uma opção de anúncios patrocinados, o Mercado Livre permite que você promova produtos e sua loja de destaque para que seus membros nas redes sociais, por relacionados.

Não basta ter um produto ótimo, um preço ótimo, ótimas condições de pagamento e entrega rápida, antes disso tudo o consumidor precisa encontrar seu produto dentro do Mercado Livre, nesse sentido, entender o que é Mercado Ads é fundamental.

Leia também: Facebook Ads e Mercado Livre : como anunciar em um para vender mais no outro

O que é Mercado Ads?

O Mercado Ads é uma ferramenta de anúncios do Mercado Livre usada para aumentar a visibilidade da sua loja e dos seus produtos na plataforma .

Ela opera com um sistema semelhante com o Google Ads que leva como palavras pesquisadas como parâmetro de comportamento do cliente e de quando seu anúncio deve aparecer.

Isso porque diferente do Google, o Mercado Livre pede ao usuário dados para que ele faça compras na plataforma, e isso faz com que a empresa tenha mais detalhes dos seus consumidores. Esses parâmetros serão utilizados por você na hora de fazer seus anúncios.

Ao criar seu anúncio, você poderá especificar dados como idade, gênero, produtos preferidos e mais na hora de fazer seu anúncio e, desta forma alcançar o seu cliente considerado ideal. Os produtos com anúncios têm até 20% mais vendas.

Outro ponto importante é atingir clientes em diversas etapas do processo de compras, é possível, por exemplo, classificar os clientes para a etapa da jornada de compra.

Você pode anunciar no Mercado Livre para quem está comprando pela primeira vez e ainda não tem nenhum tipo de fidelidade por uma loja específica por exemplo.

Ou pode anunciar para clientes já vendidos que você vende com lojas ou ofertas de forma para tentar fisgar aquele que já compra com frequência algo público só que de um concorrente.

Leia também: Google Ads e Mercado Livre : como criar anúncios, principais modelos e vantagens do investimento

Como publicar meu produto no Mercado Livre?

O Mercado Ads oferece dois tipos de anúncios: Product Ads e Display. Cada um apresenta funcionalidades diferentes mas independentemente disso, após selecionar a campanha preferida, o Mercado Ads gera automaticamente, em até 24h, os anúncios em locais diferentes do site.

A divulgação é realizada nos seguintes campos:

  • Página principal de categorias;
  • Lista de produtos;
  • Recomendações de produtos;
  • Produtos no final da página;
  • Página de resultados de buscas.

Agora vamos entender como funciona os tipos de anúncios.

O que é Anúncios de Produtos?

Agora que você entendeu o que é o Mercado Ads e como funciona, vamos aprofundar um pouco mais nessa e conhecer sobre o Product Ads.

Por meio de anúncios, você escolherá quais tipos de anúncios serão anunciados e o Mercado Livre definirá o produto, sempre lembrará de escolher bem os tipos de anúncios do Mercado Livre , ou melhor momento para fazer o anúncio. .

Com este serviço você irá definir o orçamento diário que irá investir em cada anúncio.

O pagamento é feito por cada clique, por isso, é importante ficar atento e acompanhar a campanha para ver quanto está fazendo essa clique, se estiver muito alto e sem resultados em hora de trocar de troca.

Todos esses custos são detalhados na aba de faturamento da sua conta na sessão do Administrador, por ali você poderá ver todas as estatísticas dos seus anúncios como:

  • Impressões: Esse parâmetro representa o número de vezes que seu anúncio aparece nos resultados de buscas e quantas vezes foi mostrado para os usuários do Mercado Livre.
  • Cliques: Aqui é de cliques que os anúncios tiveram, acompanhar o número não está estudando seu anúncio, mas é hora de revisar seu anúncio, mas não é hora de pessoas revisá-lo.
  • Vendas: Representa o número de vendas feitas a partir desses anúncios.
  • Vendas diretas: Essa estatística é de quando o consumidor compra diretamente no anúncio e faz a compra.
  • Vendas assertivas: Já esse representa as vendas dos clientes que entrou pelo anúncio, mas acabou comprando seu produto.
  • Receita: Aqui está o valor total de suas vendas feitas através dos anúncios nos últimos 30 dias.
  • Investimento: O total em reais investidos por você pelos anúncios que você fez naquele período.
  • Investimento/Receita: Aqui pode ser uma estatística mais interessante, ele faz uma conta entre o que você investiu (saída) e quanto teve de receita a partir do investimento (entrada) uma boa forma de controlar se está valendo a pena.

Como anunciar nenhum anúncio de produto?

Para que você saiba fazer campanhas no Product Ads, confira nosso passo a passo:

  • 1. Abra uma conta como vendedor do Mercado Livre;
  • 2. Acesse o site do Mercado Ads e clique em Products Ads;
  • 3. Escolha “Começar Agora” para que seus dados sejam solicitados. Na página, você poderá fazer uma simulação para descobrir qual será o lance estimado de acordo com o valor investido;
  • 4. Defina o valor para investir;
  • 5. Escolha o produto-alvo do anúncio (lembre-se de que o produto deve estar cadastrado em sua loja do Mercado Livre).

Acompanhe o vídeo e saiba, na prática, como usar o Product Ads?

https://www.youtube.com/watch?v=X_Dbg9BR7ZU

O que é display?

Display é um tipo de anúncio feito para marcas e anunciantes grandes, já que necessita de investimentos mais altos.

Entre as principais características do Display, podemos destacar:

  • inclusão da marca em anúncios e banners em tamanho razoável;
  • inclusão de mais de um produto em cada anúncio;
  • acesso a locais de destaque no site, como a seção “Imperdíveis” na página principal;
  • anúncios integrados a uma landing page ou a uma página especial no Mercado Livre.

O processo de fazer os anúncios no Display são simples, você deve seguir essa ordem:

  • 1. Faça a segmentação do seu público (faixa etária, classe, região, etc);
  • 2. O mercado Livre criará seu anúncio e produzirá os banner conforme a estratégia;
  • 3. Seu banner será publicado;
  • 4. Você receberá um relatório com a medição do desempenho da campanha.

Quando se deve anunciar no Mercado Livre?

Você tem livre-arbítrio para usar a publicidade do Mercado Livre. Porém, o desejo de todo empreendedor é que as campanhas sejam bem-sucedidas e, em muitos casos, o produto anunciado não repercutiu positivamente como esperado, e isso pode acontecer por uma série de fatores:

  • 1. porque o produto não corresponde ao público;
  • 2. porque é um produto em desuso e fora de mercado;
  • 3. porque o valor é caro.

Esses são apenas alguns motivos, entre vários outros que podem fazer você jogar seu dinheiro fora. Por isso, listamos quatro momentos que você deve anunciar no Mercado Livre Ads.

  • 1. Quando deseja divulgar produtos novos, até começar a girar dinheiro. Talvez você esteja abrindo uma loja no Mercado Livre, então este é o momento de aparecer para o público;
  • 2. Quando deseja disponibilizar produtos exclusivos;
  • 3. Quando você tem bom estoque e já realiza anúncios bem feitos. É o momento de permanecer divulgando com êxito;
  • 4. Quando se deseja “desovar” o estoque, no entanto, é preciso pensar em como e em qual momento é o mais propício para divulgar os produtos parados. Se for um brinquedo, será que não vale a pena esperar pelo Dia das Crianças, por exemplo.

Como ter bons resultados no Mercado Livre Ads?

Anunciar no Mercado Livre é uma tática recompensadora para o investidor, isso porque o impulsionamento aumenta a visibilidade de um cliente, o que acelera a decisão de compra.

Quando se fala em maior volume de vendas, deve-se levar em conta que no e-commerce os que mais têm chance de serem vendidos são os anúncios com melhor performance.

Ou seja, os produtos em destaque são aqueles que devem sempre ser priorizados na hora de criar uma publicidade, até porque você prevê o sucesso e, na maioria das vezes, confirma com os resultados obtidos.

Mas isso significa que devem ser deixados de lado os produtos B ou C, aqueles com menos relevância e que estão guardados no estoque?

Vimos no tópico anterior que eles podem fazer parte de campanhas, se bem segmentadas, mas o ideal é que eles não sejam prioridade, e sim, um experimento. Adotar uma estratégia de priorização é arriscado, podemos levá-lo a prejuízos e não gerar o retorno esperado.

Por isso, uma dica antes de usar a publicidade do Mercado Livre é considerar o valor do ticket médio dos produtos.

Eles podem resultar em custo maior do que o valor do produto e você não ser bem-sucedido, no entanto, os produtos de valor menor podem ser reutilizados com a criação de campanhas pequenas para aumentar seu ticket médio e as chances de faturamento.

Qual é o valor do Mercado Livre Ads?

O valor do Mercado Livre Ads é determinado pelo orçamento da campanha e do produto anunciado. Considerando que o anúncio seja cobrado por meio do CPC (Custo por Clique), isto é, em cada conversão gerada em um anúncio é cobrado um valor pelo Mercado Livre, o CPC é calculado de acordo com o preço e categoria do produto.

O lado bom do Mercado Livres é a possibilidade de selecionar um orçamento diário de investimento, o que facilita na hora de criar, cancelar, substituir ou finalizar um anúncio.

Desse modo, o Mercado Ads permite escolher a duração do anúncio, mas a própria empresa recomenda deixar uma campanha ativa por, no mínimo, 30 dias para que seja possível mensurar os testes, direcionamento semelhante ao do Google Ads.

Como tudo é uma questão de testagem, campanhas pontuais, como Natal e Dia das Mães, por exemplo, são recomendadas para criar uma campanha, pois são momentos que geram bons resultados. Por isso, além de testar, acompanhar a performance do anúncio é fundamental para acertar na divulgação.

Como ter verba para anunciar no Mercado Livre?

Então, conseguiu entender o que é Mercado Livre Ads? Percebeu que impulsionar no Mercado Ads não é difícil, mas é preciso estar atento às regras e ao passo a passo.

Outro ponto importante é que todo negócio necessita de capital de giro, e para arcar com investimentos em marketing nem todo empreendedor está preparado financeiramente.

Se esse é o seu caso, conheça a GYRA+, uma plataforma de democratização de crédito com planos de empréstimo ideais para o seu negócio digital.

Em três passos simples, você pode ter o capital de giro que precisa para investir mais no seu negócio online:

  • indique o valor de estimativa que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • Conta do Mercado Livre ou Mercado Pago, Cielo, PagSeguro, connect, PayPal, Bling, Skyhub, entre outros a análise será realizada e, se aprovado, o dinheiro cai em 24h na sua conta.

As vezes é feita de forma segura e 1 os pagamentos são reservados sigilosamente até 1 avaliação. Faça uma avaliação no simulador de negócios empresarial e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

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