O que é Mercado Ads? Veja como anunciar no Mercado Livre

Mercado Livre 24 de Fev de 2021

Diversificar as opções de canais de venda do seu produto tem sido uma prática muito comum e eficiente nos últimos anos. Uma opção para isso é optar por marketplaces,  e nesse sentido o Mercado Livre é uma excelente escolha. E para se destacar entre tantos produtos e vendedores, nossa sugestão é que você aprenda o que é o Mercado Ads e como usá-lo?

O Mercado Livre hoje abriga uma grande quantidade de usuários, são milhões de vendedores disputando espaço na maior plataforma de marketplace da América Latina, portanto se destacar entre tantos de forma orgânica não é algo simples.

Nesse sentido, investir no Mercado Ads vai contribuir para que seus produtos cheguem até os usuários certos.

Da mesma forma que redes sociais como Facebook e Instagram oferecem a opção de  anúncios patrocinados, o Mercado Livre permite que você promova seus produtos e sua loja para que eles fiquem em destaque nas pesquisas de usuários, por produtos relacionados.

Não basta só ter um ótimo produto, um preço competitivo, ótimas condições de pagamento e entregar rápido, antes disso tudo o consumidor precisa encontrar o seu produto na dentro do Mercado Livre, nesse sentido entender o que é Mercado Ads é fundamental.

Leia também: Facebook Ads e Mercado Livre: como anunciar em um para vender mais no outro

O que é Mercado Ads?

O Mercado Ads é a ferramenta de anúncios do Mercado Livre usada para aumentar a visibilidade da sua loja e dos seus produtos na plataforma. Ela opera com um sistema parecido com o do Google Ads que leva as palavras pesquisadas como parâmetro de comportamento do cliente e de quando seu anúncio deve aparecer.

Leia também: Google Ads e Mercado Livre: como criar anúncios, principais modelos e vantagens do investimento

Isso porque diferente do Google, o Mercado Livre pede ao usuário dados para que ele faça compras na plataforma, e isso faz com que a empresa tenha mais detalhes dos seus consumidores. Esses parâmetros serão utilizados por você na hora de fazer seus anúncios.

Ao criar seu anúncio você poderá especificar dados como idade, localização, gênero, produtos preferidos e muito mais na hora de fazer seu anúncio e desta forma, conseguir alcançar o seu cliente considerado ideal. Os produtos com anúncios têm até 20% mais vendas.

Outro ponto importante é poder atingir clientes em diversas etapas do processo de compras, é possível, por exemplo, classificar os clientes visando a etapa da jornada de compra deles.

Você pode anunciar para quem está comprando pela primeira vez e ainda não tem nenhum tipo de fidelidade por uma loja em específico por exemplo.

Ou pode anunciar para clientes já acostumados com determinadas lojas e oferecer ofertas de produtos iguais ou similares de forma tentar fisgar aquele público que já compra com frequência algo que você vende só que de um concorrente.

O que é Product Ads?

Agora que você entendeu o que é Mercado Ads e como funciona, vamos nos aprofundar um pouco mais nessa ferramenta e conhecer sobre o Product Ads.

Através do Product Ads você irá escolher quais produtos gostaria de anunciar e quais tipos de anúncios fazer e o Mercado Livre faz o resto, sempre lembrando de escolher bem os tipos de anúncio do Mercado Livre, definindo o melhor momento para fazer uma campanha mais assertiva possível.

Através deste serviço você irá definir o orçamento diário que irá investir em cada anúncio.

O pagamento é feito por cada clique, por isso, é importante ficar atento e acompanhar a campanha para ver quanto está custando esse clique, se estiver muito alto e sem resultados em vendas é hora de trocar de estratégia.

Todos esses custos são detalhados na aba de faturamento da sua conta na sessão do Administrador, por ali você poderá ver todas as estatísticas dos seus anúncios como:

  • Impressões: Esse parâmetro representa o número de vezes que seu anúncio apareceu nos resultados de buscas e quantas vezes foi mostrado para os usuários do Mercado Livre.
  • Cliques: Aqui é a quantidade de cliques que seus anúncios tiveram, importante acompanhar esse número, pois se as pessoas estiverem vendo seu anúncio, mas não clicando é hora de revisá-lo.
  • Vendas: Representa o número de vendas feitas a partir desses anúncios.
  • Vendas diretas: Essa estatística é de quando o consumidor faz a compra diretamente no anúncio e faz a compra.
  • Vendas assertivas: Já esse representam as vendas que dos clientes que entraram pelo anúncio, mas acabaram comprando outro produto seu.
  • Receita: Aqui está o valor total de suas vendas feitas através dos anúncios nos últimos 30 dias.
  • Investimento: O total em reais investido por você pelos anúncios que você fez naquele período.
  • Investimento/Receita: Aqui talvez a estatística mais interessante, ele faz uma conta entre o que você investiu (saída) e o quanto teve de receita a partir deste investimento (entrada) uma boa forma de controlar se está valendo a pena.

O mais importante de tudo é ficar atento ao andamento dos seus anúncios.

Para se aprofundar mais sobre o assunto, acesse o artigo, “Como funciona a campanha de publicidade do Mercado Livre | Passo a Passo”.

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