O que é Google Shopping: como configurar para vender mais

E-commerce 12 de Mar de 2019

O que é Google Shopping? São anúncios configurados para aparecer em pesquisas realizadas no Google.

Os anúncios do Google Shopping são exibidos na parte superior ou lateral de uma página de resultados de pesquisa no Google, como no exemplo abaixo.

O que é Google Shopping

Se você tem um e-commerce e deseja criar um anuncio no Google Shopping deverá acessar a plataforma no Google Ads e escolher essa opção ao configurar o anúncio.

O que é Google Shopping e como ele funciona?

Como falamos acima, o Google Shopping faz parte do leque de opções de anúncios do Google AdWords.

Ao configurar um anúncio no Google Shopping é preciso incluir informações como:

  • imagem;
  • nome do produto;
  • preço;
  • URL de destino.
O que é Google Shopping

Agora que você entendeu o que é Google Shopping, que tal compreender como funciona o Google Shopping?

Como funciona o Google Shopping?

As campanhas do Google Shopping são configuradas na plataforma do Google Merchant Center.

Assim como nas campanhas tradicionais do Google Ads, o pagamento ocorre em um processo de leilão de CPC (custo por clique).

Isso significa que o anunciante só irá fazer o pagamento ao Google, quando um usuário clicar no anúncio.

Ao montar sua estratégia é possível definir o valor máximo que está disposto a pagar por clique.

Os custos associados ao Google Shopping dependem da concorrência. No entanto, você pode esperar que seja de 10 a 15 por cento do custo da venda.

É claro que os consumidores não baseiam sua decisão de compra apenas no preço e por isso você deve considerar outros fatores para melhorar as vendas de um produto, como oferecer uma boa experiência de compra e ter uma página otimizada para dispositivos mobile.

Como configurar campanhas no Google Shopping?

Como dissemos anteriormente, as campanhas do Google Shopping são configuradas na plataforma do Google Merchant Center. No entanto, você pode usar o no Google AdWords para:

  • visualizar seus produtos anunciados;
  • gerenciar lances;
  • solucionar determinados erros;
  • identificar oportunidades de melhoria;
  • gerenciar sua campanha como um todo.

No Google AdWords, você também pode visualizar informações importantes para a criação da sua campanha, como:

  • média de taxas de cliques nos anúncios do setor;
  • lances médios de CPC e muito mais.

Continuando o processo de como funciona o Google Shopping, ele trabalha de forma muito semelhante ao Google AdWords, com a exceção de como as palavras-chave e as regras de lance são usadas.

Os anúncios de texto normais do AdWords são segmentados por palavras-chave. No Google Shopping, o Google segmenta automaticamente seus produtos para todas as pesquisas relevantes do nicho daquele produto.

No vídeo abaixo você aprende com a própria equipe do Google, como criar uma campanha no Google Shopping.

Dicas para aumentar seu desempenho no Google Shopping

Quer atrair mais cliques em suas campanhas do Google Shopping? Então é importante que siga algumas dicas:

  • crie títulos com até 50 caracteres (incluindo espaços) para evitar que sejam cortados nos resultado do Google.
  • atenção à imagem escolhida para o anúncio. Sua foto deve ter alta qualidade, sem logomarca e deve estar alinhada ao estilo de imagem do site;. O tamanho ideal para a foto é 172 px x 172 px;
  • separe suas campanhas por categorias de produtos;
  • esteja atento aos valores dos produtos ofertados pelos concorrentes, para alguns produtos, definir seu preço para R$ 1 a menos já pode gerar muitos cliques a mais.

O clique do usuário no anúncio é apenas um passo em todo o caminho que ainda o separa da compra. Por isso algumas dicas são importantes para tirar o melhor do que é Google Shopping, entre elas:

  • tenha um site responsivo para dispositivos mobile;
  • otimize as páginas de produtos;
  • apresente outros produtos similares em suas páginas de produto (cerca de ⅔ das pessoas compram um produto diferente daquele em que clicaram).

Quais são as vantagens do Google Shopping?

Grande parte das pesquisas por produtos na internet, são feitas pelo Google. Pense em quantas vezes você mesmo já usou a plataforma para encontrar um item que estava precisando.

Um dos benefícios da ferramenta é a reputação do Google como um mecanismo de pesquisa que entrega o que o usuário busca.

As mais de 1 bilhão de pesquisas diárias, coloca a plataforma em uma posição de destaque entre as estratégias de como aumentar as vendas do e-commerce.

Resumindo, o Google Shopping gera taxas mais altas de cliques e conversões.

Leia também: Como fazer um plano de marketing para e-commerce em 5 passos

Um outro fator que não podemos esquecer é a adaptação para dispositivos mobile.

Resumindo, se você espera divulgar sua loja virtual, deve incluir em suas ações o Google Shopping. Essa tática deve fazer parte de seu investimento contínuo em marketing e na estratégia de expansão de mercado.

Esperamos que você tenha compreendido o que é Google Shopping e como ele funciona.

É preciso ter em mente, entretanto, que para colocar em prática qualquer tática de como divulgar uma loja virtual, é preciso que você tenha capital. Ele será necessário, tanto para investir nas estratégias sugeridas, como para ampliar seu estoque.

Leia mais em: Como calcular o giro de estoque: fórmulas + exemplo prático

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