O que é fluxo de caixa descontado? Descubra para que serve, como fazer e como calcular o da sua empresa!

Gestão Mar 25, 2020

Sabemos que conhecer o valor de mercado de uma empresa pode ser muito importante para quem tem um negócio, ativo ou projeto na qual deseja fazer um investimento. 

Obter uma estimativa da riqueza econômica de uma empresa pode beneficiar estrategicamente qualquer negócio, ajudando não só na contabilidade, mas como no momento de ampliar suas operações, na busca de novos investidores ou sócios, e em tomada de decisões, caso deseje vender parte da empresa por exemplo.

Mas você já se perguntou se é possível descobrir o valor de sua empresa? Sabe o que é fluxo de caixa descontado? Como calcular?

Para descobrir tudo sobre esse método de precificação de ativos continue lendo esse artigo, e saiba o que é, como calcular o fluxo de caixa descontado, qual o cálculo que você deve utilizar e veja alguns exemplos para te ajudar a aplicar nas sua empresa. Vamos lá?

O que é fluxo de caixa descontado

Fluxo de Caixa Descontado, ou FCD, é o modelo mais utilizado de valuation, termo em inglês que significa avaliação, utilizado com frequência para saber o valor de empresas.

Em outras palavras, o fluxo de caixa descontado trata-se de uma técnica de orçamento de capital estimando quanto uma empresa vale, determinando seu preço justo e o retorno de um investimento em suas ações.

Além de caminhar junto das estratégias e tomadas de decisão, o método do fluxo de caixa descontado é utilizado principalmente para determinar o valor presente de uma empresa, com base no dinheiro que pode gerar no futuro. 

Portanto, este método parte da premissa de que o investimento gera fluxo de caixa durante um determinado período.

Quer saber um pouco mais sobre o que é método valuation fluxo de caixa descontado? Assista abaixo um breve vídeo explicativo da D&R Negócios Empresariais.

Veja a seguir como fazer o fluxo de caixa descontado e como utilizá-lo na sua empresa.

Como fazer fluxo de caixa descontado

Agora que você já sabe o que é fluxo de caixa descontado, vamos compreender melhor como esse método funciona, ou seja, como fazer de fluxo de caixa descontado.

Trata-se de uma análise que resultará em uma estimativa de valor presente, realizada através de projeções de fluxo de caixa e descontos, levando sempre em consideração duas variantes – risco e retorno. 

Portanto a estimativa de fluxos de caixa, ou projeção do faturamento e dos custos da empresa, são descontados de uma taxa, ou quanto a empresa gasta para adquirir o próprio capital, que reflete o risco do negócio e permite trazer os valores residuais, ao seu valor equivalente no presente

Essa estimativa resultante é utilizada para avaliar os riscos e as possibilidades de ROI, e o potencial de investimento.

Passo a passo: como calcular fluxo de caixa descontado

Vamos imaginar que você quer investir na expansão de uma empresa, uma das maiores lojas de um conhecido e procurado marketplace, mas claro, antes de investir precisa saber o preço justo dessa empresa para avaliar se o seu investimento será compensado.

Para chegar a essa conclusão você precisa saber como calcular o fluxo de caixa descontado, e nós iremos te ajudar, abaixo você encontra um passo a passo para aplicar antes da sua tomada de decisão.

  1. Busque saber mais sobre o crescimento projetado da empresa e faça avaliação do crescimento terminal, que deve estar relacionado ao crescimento do PIB e a inflação.
  2. Projete os fluxos de caixa para os próximos anos e estime qual será a taxa de crescimento da empresa.
  3. Utilize uma taxa de desconto anual para refletir a mudança no valor do seu dinheiro, assim ao calcular as estimativas de fluxo de caixa descontadas utilize a taxa de juros.
  4. Estime o valor final de sua empresa e assuma uma taxa de crescimento relativamente menor, chamada taxa de crescimento terminal, assim você poderá mostrar que o crescimento está desacelerando.
  5. Ao obter o resultado dos passos anteriores, está na hora de estimar o aumento no valor da sua empresa começando no final da fase de crescimento até o final da existência da empresa, ou ainda, a perpetuidade no mercado financeiro.
  6. Encontrou o valor intrínseco, ou preço justo? Então compare com o valor que você deseja investir e analise a viabilidade do investimento.
  • Valor intrínseco maior: o retorno do investimento excede os custos. 
  • Valor intrínseco menor: o investimento provavelmente nunca será compensado.

Quer saber como um avaliador profissional chega ao fluxo de caixa descontado? Assista o vídeo abaixo, criado também pela D&R Negócios Empresariais.

Cálculo do fluxo de caixa descontado

Agora que você sabe mais sobre os termos utilizados no método de fluxo de caixa descontado, que tal finalizar unindo os cálculos, ou fórmulas?

Para determinar o valor de crescimento da empresa utilize o cálculo:

Valor de crescimento = EPS * A * (1 – Aⁿ) / (1 – A)

Abaixo listamos o que cada item desta fórmula representa:

  • EPS = lucro por ação 
  • A = representa o resultado do cálculo A = (1 + g) / (1 + r),
  • g = taxa de crescimento
  • r = taxa de desconto 
  • n = número de anos em que sua inicialização está crescendo a uma taxa de crescimento g

Já para calcular o valor terminal basta utilizar a seguinte fórmula:

Valor terminal = EPS * Aⁿ * B * (1 – Bⁱ) / (1 – B)

  • B = representa o resultado do cálculo B = (1 + t) / (1 + r)
  • t = taxa de crescimento do termina
  • i = número de anos em crescimento terminal.

E para chegar no valor intrínseco basta somar o valor de crescimento com o valor final da empresa:

Valor intrínseco = valor de crescimento + valor final

Ao obter o valor intrínseco você poderá avaliar se o investimento trará lucro e em quanto tempo, e essa é somente uma das vantagens de utilizar este método.

Conheça também outros exemplos, ou situações, na qual uma empresa, ativo, investimento ou investidor poderá utilizar o método do fluxo de caixa descontado beneficiando-se de seus resultados.

  • Para definir estimativas de crescimento do faturamento, dos custos e das despesas operacionais da empresa.
  • Para analisar o crescimento e as tendências do mercado, comparando-o ao crescimento da empresa.
  • Utilizado por investidores antes de comprarem ações de uma determinada empresa diminuindo os riscos.
  • Para tomada de decisões: tendo o conhecimento do valor de mercado de uma empresa, será mais fácil e seguro negociar e/ou aceitar propostas na busca de novos investidores, sócios, ou até na venda de parte da empresa.

Gostou de saber mais sobre o que é fluxo de caixa descontado? Agora que sabe o valor da sua empresa no mercado ficou com vontade de investir na sua própria loja virtual ou ampliar as operações de uma loja já existente?

Então consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Pagseguro, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.