O que é Dropshipping e como funciona essa técnica de vendas?

E-commerce 7 de Dez de 2020

Com o crescimento do mercado digital, novas formas e modalidades de venda vem surgindo e às vezes fica até difícil de acompanhar. Alguns termos mais recorrentes despertam nossa atenção e neste texto vamos definir: o que é o Dropshipping e como ele funciona.

Na prática explicar o que é Dropshipping nem é tão complexo, o termo Drop significa largar e Shipping pode ser traduzido como remessa, a ideia em suma é deixar o estoque e o produto por conta de outra empresa.

Afinal: o que é Dropshipping?

Dropshipping é um tipo de estratégia de vendas de produto e é relativamente recente no ramo de vendas online, mas já aparecia na TV e na Rádio em canais de vendas onde se podia comprar produtos que não necessariamente estavam no estúdio, mas se programava essa venda.

E como isso se assemelha ao que é Dropshipping hoje em dia?

Para entender de uma forma simples basta pensar que um vendedor que usa essa técnica não possui um produto em estoque e nem um serviço de entrega, apenas um e-commerce que funciona como uma vitrine desses produtos.

A forma mais simples de entender o que é o Dropshipping é pensar nele não como uma loja tradicional, mas como um intermediador de vendas, o empreendedor:

  • escolhe os produtos que quer vender,
  • anuncia na loja virtual,
  • coloca um preço que já inclui a taxa de entrega, o preço do produto e sua margem de lucro.

Entretanto, esses produtos não estão no estoque da sua empresa. Você, como lojista, não precisa comprar o produto e estocá-lo. O produto permanece com seu fornecedor e você só faz a encomenda de acordo com a demanda de venda. Ou seja, você só compra o produto do fornecedor depois que o cliente tiver feito uma compra com você..

Além disso, é também o fornecedor o responsável por entregar a mercadoria diretamente no endereço do cliente que fez a compra no seu site.

Como funciona o Dropshipping na prática

Existem alguns procedimentos para aplicar essa técnica, mas em resumo você vai pesquisar um nicho para vendas online que você acredita que tem boa saída no mercado e que seja relativamente fácil de encontrar na internet ou em fornecedores perto de você.

Após escolher o produto ou os produtos que você irá anunciar é a hora de criar o seu e-commerce de vendas.

Leia também: Top 9 | Melhores plataformas de e-commerce do mercado: prós e contras

Após criar seu site de vendas e cadastrar os produtos que você tem interesse em vender ali, você terá que buscar onde comprar esses produtos, o mais comum é que os sites que utilizam o Dropshipping busquem outros sites nesse mesmo estilo que possuem catálogos vastos como Aliexpress, Amazon, Wayfarer, dentre outros.

Claro que esses sites estrangeiros possuem algumas diversidades como flutuação do câmbio e a demora nas entregas, por isso, é interessante que você busque sempre que possível parcerias locais que você possa ter mais garantias. Estamos falando do dropshipping nacional.

Vale a pena entrar no Dropshipping?

Agora que você já entendeu o que é Dropshipping é preciso que você saiba os prós e contras de se começar um negócio baseado nessa técnica.

Vantagens

A principal vantagem que o lojista que opta por adotar a técnica de Dropshipping é sem dúvida o baixo custo operacional.

Uma vez que não se faz investimentos em estoque, local para armazenar este estoque, aluguel, funcionários e etc. Torna bem esse modelo bem atrativo.

Através do Dropshipping você faz o anúncio dos produtos e processa toda a venda, mas quem separa o produto e envia para o cliente é o fornecedor que você escolheu para dar saída nos produtos anunciados no seu e-commerce.

Isso representa também uma baixa complexidade de processos uma vez que seu trabalho será de encontrar os melhores fornecedores, anunciar e intermediar a venda, sem precisar se preocupar com trâmites de produção, separação e envio.

Aprenda como vender por dropshipping no vídeo abaixo.

Desvantagens

Se por um lado o custo para implementar essa técnica é baixo a margem de lucro também é, afinal vender produtos muito mais caros do que eles são realmente vendidos no seu fornecedor não é tão simples.

Se você aumentar demais o preço querendo um retorno mais rápido, isso vai aumentar as chances do seu cliente pesquisar mais sobre aquele produto e acabar encontrando a mercadoria mais barata, uma vez que seu ganho está nesta margem.

Outro problema fica por conta do controle de qualidade do produto e da entrega, como você não está a par da produção e do envio não será possível controlar o estado que eles serão enviados e nem se vão chegar corretamente ao destino.

Apesar de não ter o trabalho de produzir, separar e entregar, em caso de problema o cliente vai até você (a loja que o vendeu) para reclamar e solicitar eventuais reembolsos e trocas que tem que ser arcadas por você.

Entender o que significa Dropshipping em si é simples, mas a operação, os riscos e tudo que envolve o Dropshipping é um pouco mais complexo e é um assunto que divide opiniões, por isso, vou deixar dois vídeos aqui de autoridades no assunto, um deles pró e outro contra o uso dessa técnica para que você entenda melhor o porquê dessa divisão de opiniões.

E aí conseguiu entender o que é o Dropshipping, começar um negócio online não é nada fácil não é mesmo? Até mesmo para negócios desse modelo são necessários alguns investimentos iniciais para criação do site e publicidade.

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