O que é Dropshipping? Tudo sobre ter um e-commerce sem estoque!

E-commerce 7 de Dez de 2020

Com o crescimento do mercado digital, novas formas e modalidades de venda vem surgindo e às vezes fica até difícil de acompanhar. Alguns termos mais recorrentes despertam nossa atenção e neste texto vamos definir: o que é o dropshipping e como ele funciona.

Na prática explicar o que é dropshipping nem é tão complexo, o termo drop significa largar e shipping pode ser traduzido como remessa, a ideia em suma é deixar o estoque e o produto por conta de outra empresa.

Afinal: o que é dropshipping?

Dropshipping é um tipo de estratégia de vendas de produto em que você faz a venda de um sem ter o estoque do item comercializado. A cada venda concluída é necessário entrar em contato com o fornecedor do item que separa e envia o produto para o cliente final.

O modelo de dropshipping é relativamente recente no ramo de vendas online, mas já aparecia na TV e na Rádio em canais de vendas onde era possível comprar produtos que não necessariamente estavam no estúdio. A cada venda feita por telefone, meio tradicionalmente usado, o fornecedor era avisado e programava o envio do produto.

E como isso se assemelha ao que é dropshipping hoje em dia?

Para entender de uma forma simples basta pensar que um vendedor que usa essa técnica não possui um produto em estoque. O anunciante tem um e-commerce que funciona como uma vitrine desses produtos.

A forma mais simples de entender o que é o dropshipping é pensar nele não como uma loja tradicional, mas como um intermediador de vendas.

O dono do e-commerce é responsável por etapas como:

  • escolher os produtos que quer vender,
  • anunciar na loja virtual,
  • colocar um preço que já inclui a taxa de entrega, o preço do produto e sua margem de lucro.

Entretanto, esses produtos não estão no estoque da sua empresa. Você, como lojista, não precisa comprar o produto e estocá-lo. O produto permanece com seu fornecedor e você só faz a encomenda de acordo com a demanda de venda. Ou seja, você só compra o produto do fornecedor depois que o cliente tiver feito uma compra com você.

Além disso, é também o fornecedor o responsável por entregar a mercadoria diretamente no endereço do cliente que fez a compra no seu site.

Como funciona o Dropshipping na prática?

Existem alguns procedimentos para aplicar essa técnica, mas em resumo você vai pesquisar um nicho para vendas online com boa demanda e que ofereça uma boa base de fornecedores.

Após escolher o produto ou os produtos que você irá anunciar é a hora de criar o seu e-commerce de vendas.

Leia também: Top 9 | Melhores plataformas de e-commerce do mercado: prós e contras

Após criar seu site de vendas, é hora de cadastrar os produtos escolhidos, conectando suas páginas de venda aos seus fornecedores. Cada fornecedor oferece uma forma de trabalho com dropshipping, por isso, entre em contato com cada um, antes de anunciar seus produtos.

Será necessário que vocês tenham um alinhamento correto de estoque, por exemplo.

O mais comum é que os sites que utilizam o dropshipping busquem outros sites nesse mesmo estilo que possuem catálogos vastos de produtos como os canais:

Claro que esses sites estrangeiros possuem algumas diversidades como flutuação do câmbio e é necessário considerar o prazo de entrega, por isso, é interessante que você busque também por parcerias locais, para que você possa ter mais garantias. Estamos falando do dropshipping nacional.

Para encontrar esses parceiros, indicamos que acesse nosso artigo especial, Fornecedores de dropshipping nacional: fique por dentro das melhores opções no Brasil!”.

Vale a pena começar a vender por dropshipping?

Agora que você já entendeu o que é Dropshipping é preciso que você saiba os prós e contras de começar um negócio baseado nessa técnica.

Vantagens do dropshipping

A principal vantagem que o lojista que opta por adotar a técnica de dropshipping é sem dúvida o baixo custo operacional.

Uma vez que não se faz investimentos em estoque, você reduz o custo de entrada nesse mercado.

Através do Dropshipping você faz o anúncio dos produtos e processa toda a venda, mas quem separa o produto e envia para o cliente é o fornecedor que você escolheu para dar saída nos produtos anunciados no seu e-commerce.

Isso representa também uma baixa complexidade de processos uma vez que seu trabalho será:

Entretanto, geralmente, não é seu trabalho se preocupar com trâmites de produção, separação e envio.

Aprenda como vender por dropshipping no vídeo abaixo.

Desvantagens do dropshipping

Se por um lado o custo para implementar essa técnica é baixo a margem de lucro nem sempre é tão alta como a possível quando você produz o produto que vende.

Se você aumentar demais o preço querendo um retorno mais rápido, isso vai aumentar as chances do seu cliente pesquisar mais sobre aquele produto e acabar encontrando a mercadoria mais barata.

Outro problema fica por conta do controle de qualidade do produto e da entrega, como você não está a par da produção e do envio não será possível controlar o estado que eles serão enviados e nem se vão chegar corretamente ao destino.

Apesar de não ter o trabalho de produzir, separar e entregar, em caso de problema o cliente vai até você (a loja que o vendeu) para reclamar e solicitar eventuais reembolsos e trocas que tem que ser arcadas por você.

Entender o que significa dropshipping em si é simples, mas a operação, os riscos e tudo que envolve o dropshipping é um pouco mais complexo e é um assunto que divide opiniões, por isso, vou deixar dois vídeos aqui de autoridades no assunto, um deles pró e outro contra o uso dessa técnica para que você entenda melhor o porquê dessa divisão de opiniões.

O que são fornecedores para dropshipping?

Agora que você entendeu o que é dropshipping, como ele funciona e quais seus prós e contras, vamos à parte prática? Para vender por dropshipping você precisará basicamente de duas coisas, bons fornecedores e uma boa plataforma de e-commerce, vamos começar pelos fornecedores.

Conforme destacamos anteriormente, os fornecedores são as empresas responsáveis por produzir, separar e entregar os pedidos que você anuncia no seu site para os seus clientes, por isso são muito importantes dentro desse modelo de negócio.

É essencial que você tenha boas parcerias para conseguir que seu negócio prospere. De nada adianta conseguir bons preços, que lhe garantirão boas margens de lucro, se o prazo de entrega for ruim ou a qualidade do produto for baixa, por isso é importante escolher com cuidado seus fornecedores.

Leia mais sobre o tema no artigo,Como encontrar fornecedores para dropshipping nacional e internacional? Quais critérios avaliar?”.

Os bons fornecedores são aqueles que têm preços competitivos, produtos de qualidade, prazos de entrega com bom prazo e política de troca simples, mas como encontrar os melhores?

Não existe uma fórmula pronto, mas algumas boas práticas ajudam, veja abaixo.

Teste todos os fornecedores

Uma das melhores formas de atestar a qualidade de um produto é se colocando no lugar que seu cliente irá ocupar. Sendo assim, antes de colocar um produto no seu e-commerce, compre o item para saber o que você está vendendo.

Esse processo irá te ajudar a entender o quanto você pode cobrar pelo produto, como você pode descrevê-lo de forma mais atrativa e quais as possíveis reclamações podem vir dos consumidores e se preparar em cima disso.

Compare os preços

Os ganhos dentro do dropshipping são retirados da margem que você colocou ao precificar o produto. Ou seja, a diferença entre o valor de venda e o valor de compra do produto. Ou ainda entre o preço do fornecedor e o valor pago pelo consumidor final.

Sempre desconfie de preços muito abaixo do normal, isso costuma ser sinônimo de qualidade baixa daquele produto e pode representar um problema futuro de um cliente reclamando, pedindo reembolso ou solicitando uma troca.

Avalie o tempo de entrega

Um dos maiores problemas de se trabalhar com dropshipping é saber como encontrar fornecedores que reúnam qualidade: qualidade, confiança e bons prazos de entrega.

De nada adianta um ótimo produto se o prazo não for condizente com a necessidade dos consumidores e com a média que o mercado pratica. Isso acaba fazendo com que o cliente fique não fique satisfeito e não volte a comprar.

Neste caso o conselho é o mesmo para atestar a qualidade, sempre teste uma compra para comprovar se o prazo foi cumprido antes de incluir este produto na sua loja virtual.

Conheça bem a política de troca

Apesar de não ser você quem vai entregar os produtos, é a sua loja quem estará vendendo no final das contas, por isso, você tem que saber como funcionam as trocas dos produtos que você está anunciando, afinal é você quem vai conduzir este processo.

Neste caso, o ideal é prezar pelos fornecedores que tenham políticas de trocas mais simples. Imagina que você anuncie e venda muitos produtos que apresentarem um mesmo defeito, se a troca for difícil isso pode gerar prejuízo financeiro e da reputação da sua loja.

Fornecedores internacionais ou nacionais?

O que não faltam são opções de fornecedores na internet, mas se você quer saber como fazer dropshipping deve ter esta dúvida sobre os tipos de fornecedores, afinal o que vale mais a pena? Os fornecedores locais ou estrangeiros?

Cada um deles tem suas particularidades, vantagens e desvantagens. Separamos aqui o que cada um tem a oferecer para que você entenda melhor.

Fornecedores Internacionais

Trata-se de lojas virtuais de outros países que vendem produtos em grandes sites, um dos mais famosos é o Aliexpress. No entanto, além do mercado chinês, existem também opções de fornecedores na Europa, EUA e Canadá com boa presença.

Pontos fortes

  • preços mais baixos;
  • a grande variedade de produtos;
  • melhores margens de lucro.

Pontos fracos

  • maior prazo de entrega;
  • dólar como moeda de referências;
  • dificuldade maior com trocas e devoluções.

Entenda melhor como funciona a compra no mercado internacional, no nosso post: Como comprar produtos da China para revender: TUDO o que você precisa para começar!”.

Fornecedores Nacionais

Os fornecedores brasileiros vem ganhando seu espaço e, mesmo com preços não tão competitivos, o mercado local acaba equilibrando a balança por ter o Real como referência, o que evita que você tenha que estar sempre atualizando os preços a cada variação de câmbio, por exemplo.

O suporte em português pode parecer algo banal, mas em fornecedores internacionais é algo bem raro. A facilidade maior para trocas e devoluções também é algo a se destacar, além da entrega, que é bem mais rápida por ser no mesmo país.

Pontos fortes

  • prazos de entrega menores;
  • suporte em português;
  • maior facilidade para trocas;
  • real como referência.

Pontos fracos

  • preços menos competitivos;
  • menor variedade de produtos.

Qual a melhor plataforma para criar meu negócio de dropshipping?

Além dos fornecedores, outro ponto que faz toda a diferença para o sucesso da sua loja no modelo dropshipping é a plataforma onde você irá hospedar seu e-commerce. Separamos 3 opções que trabalham com essa modalidade de negócios e que são referência no mercado.

1. Nuvemshop

Empresa brasileira com mais de 90 mil lojas cadastradas, a NuvemShop tem planos a partir de R$49,90, que oferecem:

  • templates exclusivos em português;
  • sem limite de produtos e visitas
  • boas opções de pagamento e frete.

Para criar o site é tudo bem simples, não sendo necessário conhecimento de programação.

Para trabalhar com dropshipping será necessário instalar o aplicativo Droppi que faz parte da loja de apps da plataforma, desta forma você será capaz de adicionar produtos diretamente do Aliexpress para sua loja.

2. Shopify

Um dos principais nomes do mercado quando o assunto é e-commerce, o Shopify tem planos a partir de US$29 dólares e cobra uma taxa de 2% por venda que diminui de acordo com o upgrade de plano. A plataforma oferece:

  • 14 dias grátis para testar as ferramentas;
  • número ilimitado de produtos em todos os planos;
  • loja de aplicativos com várias opções gratuitas.

Para trabalhar no Shopify com dropshipping você pode contar com um app da loja oficial da marca, um dos mais famosos é o Oberlo. Ele permite que você migre os produtos de canais como Aliexpress diretamente para a sua loja dropshipping com apenas um clique.

3. Squarespace

Por fim, outra opção menos badalada, mas com planos mais em conta é o Squarespace. A partir de 12 dólares por mês e 3% em cima de cada venda, a plataforma também oferece número ilimitado de produtos desde o plano mais simples.

Para trabalhar por Dropshipping dentro desta plataforma será necessário instalar plugin Printful, que trabalha com impressão de produtos por demanda ou o Shipstation, que te dará acesso a vários fornecedores, mas não possui ainda opções brasileiras.

E aí conseguiu entender o que é o Dropshipping, começar um negócio online não é nada fácil não é mesmo? Até mesmo para negócios desse modelo são necessários alguns investimentos iniciais para criação do site e publicidade.

Muitas vezes é necessário aporte financeiro para tocar novos projetos e injetar um novo ânimo para sua marca, por isso, indicamos a leitura do artigo, “Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa”.

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