O que é CMV? Saiba tudo sobre custo de mercadoria vendida: como achar, calcular e o que compõe

Finanças 9 de Abr de 2020

Você já parou pra pensar que a sua mercadoria vendida também pode ter um custo? É muito importante que você esteja atento aos indicadores financeiros corretos, caso contrário, o seu planejamento financeiro pode vir a se tornar ineficiente, trazendo resultados não favoráveis (nem lucrativos) para a sua empresa.

Um deles é o custo de mercadoria vendida (CMV). Saber do que se trata esse indicador financeiro é essencial para dimensionar seu lucro bruto e fazer seu balanço anual contábil. Por isso, neste artigo, mostramos para você o que é CMV na contabilidade, para que serve e como calculá-lo.

Vamos lá?

O que é CMV

O CMV é, basicamente, a soma das despesas para produzir e armazenar uma mercadoria – até que a venda seja realizada. Em outras palavras, ele calcula o custo das mercadorias vendidas com base não apenas no que foi pago por elas, mas incluindo também os estoques.

Portanto antes de calcular o lucro bruto de uma transação comercial, você deverá calcular o seu custo de mercadoria vendida. Desta forma, poderá incluir o valor do CMV no cálculo da diferença positiva entre a receita líquida das vendas da sua empresa e o custo envolvido para dispor do produto ou do serviço vendido – sem que impostos e outras taxas tenham sido deduzidos.

Assista abaixo ao vídeo do canal ComSchool no YouTube sobre o que e CMV e sua importância, principalmente, para os comerciantes de vendas online e e-commerce.

Afinal, para que serve o cálculo do CMV?

Vimos acima que além de ser um indicador essencial para dimensionar o lucro bruto e para a realização de um balanço anual de vendas de uma empresa, o CMV é extremamente importante para que o empreendedor saiba quanto foi investido, proporcionalmente, no produto.

Este indicador financeiro é aplicado principalmente ao comércio, contribuindo para uma gestão financeira mais assertiva, tendo assim, como objetivo principal indicar o custo das vendas em um determinado período, auxiliando a gestão de estoque, ou inventário.

Mas o que é CMV na contabilidade?

Dissemos anteriormente que o CMV é essencial para o cálculo do balanço anual contábil de uma empresa, mas o que é CMV na contabilidade, afinal?

O custo de mercadoria vendida na contabilidade das empresas é um dos itens que aparecem na DRE (Demonstração de Resultados do Período). Ou seja, ele corresponde ao custo total das mercadorias vendidas pela empresa, e não apenas de um produto específico.

Portanto, o resultado do CMV deverá ser subtraído da receita líquida junto com as despesas, resultando no EBIT ou LAIR (Lucro antes do Imposto de Renda).

Agora que você já sabe o que e custo de mercadoria vendida na contabilidade, que tal descobrir o que compõe, como achar e como calcular o CMV?

O que compõe o CMV?

Para que possamos saber como achar o CMV dentro dos diversos indicadores financeiros de uma empresa, é preciso entender o que compõe o custo de mercadoria vendida (CMV).

E para que isso aconteça, é importante saber que o custo de mercadoria vendida nada mais é do que o custo das vendas em um determinado período, sendo assim, tenha sempre em mente que os valores que compõe o CMV são:

  • Estoque inicial
  • Compras
  • Estoque Final

Vamos agora descobrir como calcular o CMV?

Como calcular o CMV

Para calcular o custo de mercadoria vendida é preciso levar em consideração que: CMV é igual ao estoque inicial (EI) somado às compras (C) e menos o estoque final (EF). Assim é possível achar o valor final que se encontra em seu estoque dentro do período considerado.

Portanto, a fórmula do CMV completa por saldo monetário é:
CMV = EI + C – EF

Esta fórmula simples te permite calcular o CMV considerando os estoques da empresa – desde o início até o fim do período analisado –, os valores gastos em compras e as receitas com as vendas.

É importante considerar também os produtos não vendidos, uma vez que sua aquisição implicou em despesas para o empresário, mas aumentou o ativo da empresa.

Gostou de saber o que e custo de mercadoria vendida e aprender o que e CMV na contabilidade, como achar, o que compõe e como calcular esse indicador tão importante para a sua gestão financeira?

Esperamos que sim! Fique ligado na Gyra+: se você é empreendedor e utiliza as plataformas do Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard você pode aproveitar as integrações com a Gyra+ para dar aquele empurrãozinho no crescimento da sua empresa.

E tem mais: em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta das plataformas citadas acima e faça sua integração com a Gyra+
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Solicite uma proposta e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.