Tudo sobre a nova reputação do Mercado Livre: seja um vendedor Líder

Mercado Livre 12 de Mai de 2017

A nova reputação Mercado Livre foi atualizada novamente em setembro de 2021. A última atualização da ferramenta havia sido em 2019 e agora as novas regras tornam a avaliação de vendedores ainda mais rigorosa, porém bem mais coerente.

Trata-se de um novo modelo, baseado em critérios diferentes dos originais, para medir o nível de reputação de um vendedor e apresentá-lo por meio do Termômetro do Mercado Livre.

Em um processo de compra e venda pela internet a reputação é a palavra de ordem. No Mercado Livre isso não é diferente.

Desde seu início, o Termômetro do Mercado Livre é responsável por medir e apresentar a reputação dos vendedores, dando segurança aos compradores.

Algumas das mudanças mais significativas que haviam sido aplicadas em 2019 se mantém, como:

  • a importância do tempo de envio do produto, que deve respeitar o limite de 24 horas úteis;
  • o fim da consideração das qualificações feitas pelos compradores como critério de cálculo de reputação.

Leia também: Mudanças nas descrições do Mercado Livre e outras surpresas para quem trabalha somente com esse marketplace.

Antes de começar a falar sobre as mudanças aplicadas pela nova reputação do Mercado Livre, faremos uma breve apresentação de como o modelo de reputação é aplicado e como ele é importante para vendedores e compradores.

Quais são as reputações do Mercado Livre?

Se você já realizou uma venda ou já fez alguma compra no Mercado Livre com toda certeza já viu o termômetro da plataforma.

Na nova reputação do Mercado Livre, esse modelo permanece, o que mudou foram os critérios que definem a reputação e, consequentemente, a cor de cada vendedor.

Uma das primeiras coisas que um comprador de produtos no Mercado Livre olha, é a escala de cores que qualifica o vendedor.

Esta escala de cores é chamada de "Termômetro MercadoLivre" e é uma representação de cor, baseada na avaliação da qualidade do serviço prestado pelos vendedores.

Termômetro MercadoLivre

Na prática, o Termômetro MercadoLivre funciona mais como um “semáforo" para os compradores.

Sinal Vermelho

Quando um vendedor apresenta a cor vermelha, o comprador recebe um sinal claro de alerta que implica em tratar aquela compra com muito cuidado.

É recomendado rever várias vezes os termos e condições do produto, entrega, garantia se houver e condições de devolução. Isso ocorre porque uma reputação vermelha indica que o vendedor:

  • pode ter pouca experiência;
  • não foi claro na gestão de suas publicações e produtos;
  • não foi transparente no contato com os clientes.

É necessário avaliar o risco de adquirir um produto de um vendedor com baixa reputação.

Sinal Laranja ou Amarelo

Uma cor laranja no Termômetro MercadoLivre implica em um risco de certa forma mais baixo, ou seja, "Proceda com atenção".

Sinal Verde

Ao contrário, a cor verde ou verde escuro significa que você, como comprador, pode ter paz de espírito na compra. Ele significa "vá em frente" com a compra, porque os outros compradores expressaram sua satisfação em relação ao vendedor no passado.

Desta forma, obter o verde escuro é uma meta que todos vendedores devem perseguir, já que não é apenas uma forma sólida de diferenciação dos concorrentes, mas também um requisito indispensável para operar efetivamente na plataforma.

Uma reputação verde no Termômetro MercadoLivre demonstra experiência e bom serviço.

Em última análise, um potencial comprador que pode comprar o mesmo produto ou serviço de vários vendedores, tende a considerar a reputação como um elemento importante para sua decisão e não apenas o preço do produto.

Muitas vezes o comprador opta pelo vendedor com melhor reputação, independentemente se estiver praticando um preço ligeiramente mais elevado.

O que mudou e como funciona a nova reputação do Mercado Livre?

A nova reputação do Mercado Livre utiliza critérios diferentes para classificar um vendedor dentro do método do termômetro.

Se antes a avaliação feita pelo comprador em relação ao vendedor era um critério considerado na análise da reputação, na nova reputação do Mercado Livre esse critério não é mais considerado.

Para responder a pergunta como funciona a nova reputação do Mercado Livre, é preciso entender as quatro variáveis utilizadas pela ferramenta para essa análise. São elas:

  1. Vendas com reclamações do comprador;
  2. Prazo para entregar seus produtos à transportadora;
  3. Volume de vendas em mediação;
  4. Vendas canceladas pelo vendedor.

Abaixo explicamos mais detalhadamente como é feito o cálculo por meio da nova reputação do Mercado Livre.

1. Vendas com reclamações do comprador

É de se imaginar que quanto maior a taxa de reclamações que um vendedor recebe, menor será sua reputação.

O novo percentual proposto como ideal pelo Mercado Livre passou de 5% para 3% do total das vendas. Ou seja, o total de reclamações de um vendedor deve ser menor do que 3% de suas vendas, caso ele deseje manter sua cor verde.

O cálculo é simples: você divide o número total de vendas com reclamação pelo total de vendas realizadas, esse percentual deve ser menor do que 3%.

Se for maior, o vendedor será punido com uma avaliação próxima ao vermelho do termômetro. Na realidade, para os vendedores com cores laranja e vermelho, as taxas limites de reclamações são:

  • Vendedor amarelo: máximo de 7%;
  • Vendedor laranja: máximo de 12%.

Este critério está relacionado à busca pela excelência do atendimento ao cliente para lojas online.

2. Prazo para postar produtos nos Correios ou na transportadora

Segundo o modelo de análise da plataforma, a postagem dos pedidos deve acontecer em até 24 horas úteis.

Anteriormente até 20% das vendas com atraso eram toleráveis, entretanto, com a nova reputação Mercado Livre, para manter sua cor verde, você deve ter menos de 15% de envios com atraso.

O cálculo é o mesmo do percentual de reclamações. Divida o número de pedidos com despacho atrasado pelo número total de pedidos.

Anteriormente, este tópico da nova reputação do Mercado Livre era muito discutido pelos vendedores, pois em alguns casos, os produtos são customizados, o que impede a entrega no tempo exigido.

Agora, vendedores das categorias de Arte, Artesanato, Vendas de Alianças e Kits de brinquedos personalizados devem indicar a disponibilidade de estoque na descrição do produto para não serem penalizados na nova reputação do Mercado Livre.

Leia também: Descrição de Produto: aprenda a fazer da maneira correta.

3. Reclamações em mediação

Este tópico da nova reputação do Mercado Livre diz respeito a um novo critério para obter medalha de MercadoLíder.

Para isso você deve ter menos de 1% do total de suas vendas em mediação para garantir uma reputação nível verde.

4. Vendas canceladas por você

Nesse quesito, são avaliadas todas as vendas que o vendedor cancelou e que não receberam uma reclamação.

Para quem já é Mercado Líder, o recomendado é não cancelar mais de 2% do total de vendas. Já quem está na faixa verde, recomenda-se não cancelar mais de 3% do total.

Para evitar problemas, mantenha a descrição do produto fiel ao produto.

A reputação só é afetada se o vendedor fizer uma reclamação. Caso seja o vendedor a cancelar, mantendo a porcentagem recomendada, sua nova reputação no Mercado Livre se mantém.

Outras observações sobre a reputação no Mercado Livre

Volume total das suas vendas

Desde a primeira mudança em 2017, o volume de vendas também é muito valioso. Segundo a plataforma, “é necessário realizar três ou mais vendas nos últimos 90 dias e com o termômetro na cor verde para garantir uma boa reputação”.

Resumindo: se você tiver três ou mais vendas realizadas durante 3 meses enquanto estiver na cor verde, vai passar para a cor verde escuro.

É claro que essa mudança sobre como funciona a nova reputação do Mercado Livre também alterou os requisitos para uma conta ser membro do Mercado Líder e, mesmo já tendo acontecido há algum tempo, nós resolvemos reforçar esses requisitos.

Frete grátis

O Mercado Livre estabeleceu uma política de frete grátis, na qual os vendedores devem oferecer frete grátis nas compras acima de R$ 120. Para tanto, quem deve arcar com esse custo é o próprio vendedor.

Como mais um estímulo, a plataforma oferece um desconto no Mercado Envios para os melhores vendedores, ou seja, aqueles com cores verde e verde escuro. Nesses casos, o desconto é de 50% a cada envio com frete grátis.

Para vendedores de cores amarelo e laranja o desconto é de 40%. Já para os vendedores vermelhos, não existe desconto oferecido pela plataforma.

Nesses casos, se você não cumprir com os requisitos solicitados pela nova reputação do Mercado Livre, você perde a cor e também o desconto.

Quer saber mais sobre a política de frete grátis? Acesse o artigo: "Como funciona o frete grátis no Mercado Livre: novas regras".

Quais são os requisitos para ser MercadoLíder?

Além das cores apresentadas no termômetro, os melhores vendedores do Mercado Livre também recebem “medalhas” por suas conquistas como vendedor e se destacam dentro da plataforma, tendo diversas vantagens.

Existem três tipos de MercadoLíderes:

  • MercadoLíder;
  • MercadoLíder Gold;
  • Mercado Líder Platinum.

A medalha dos vendedores aparece próxima ao termômetro para que o comprador possa avaliar individualmente suas opções.

Agora que você entende como funciona a nova reputação do Mercado Livre, é importante conhecer quais critérios são considerados para que você ou sua loja recebam as medalhas tão desejadas do MercadoLíder.

O sistema analisa o vendedor em relação ao cumprimento dos seguintes critérios nos últimos 60 dias:

  • Ter conta a mais de 4 meses;
  • Ter reputação verde escura;
  • Não ter menos de 1% de reclamações com mediação;
  • Faturar a partir de R$ 25.000;
  • Ter, no mínimo, 60 vendas concretizadas;
  • Ter menos de 2% de vendas canceladas com devolução de dinheiro.
Requisitos para ser MercadoLíder.

Vantagens de ter uma boa reputação

Como já apresentado anteriormente, o comerciante que alcança uma classificação verde escuro pode cogitar ser classificado como um vendedor:

  • MercadoLíder;
  • Mercadolíder Gold;
  • Mercadolíder Platinum.

As categorias de vendedores "Premium" envolvem certos benefícios operacionais, tais como:

  • Disponibilidade acelerada de vendas na conta MercadoPago;
  • Rapidez acelerada na retirada de fundos do MercadoPago;
  • Destaque para os produtos na listagem.

Sabemos que uma maior velocidade do dinheiro representa um custo financeiro menor para os vendedores, portanto, maior lucro e retorno sobre o capital.

Talvez a principal vantagem de uma boa reputação seja o fato das publicações de vendedores com boas reputações aparecerem no topo da lista de busca de produtos.

Os compradores, geralmente, não olham nas partes inferiores das listas de busca ao selecionar o vendedor do qual desejam adquirir um produto.

De tal forma que, aparecer mais acima na listagem não implica em apenas mais vendas, e sim potencial para praticar preços de venda mais altos e itens com maior lucro.

Na matemática do MercadoLivre, quanto melhor a reputação, mais vendas.

Agora com a nova reputação do Mercado Livre e a necessidade de cumprir o prazo de 24 horas, ter um estoque estruturado, que atenda sua demanda imediatamente é fundamental para seu crescimento.

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