Métricas de e-commerce: monitore o desempenho da sua loja online com 10 KPIs

E-commerce 19 de Dez de 2022

Você decidiu empreender e o primeiro passo foi criar uma loja virtual de graça para começar suas vendas online e deu tudo certo.

Mas como saber se o negócio está indo bem? A primeira etapa é conhecer as métricas de e-commerce que vão indicar o seu desempenho.

Com o mercado de comércio eletrônico em alta, é extremamente importante que você acompanhe de perto o desempenho da sua loja virtual em busca de oportunidades de melhoria que o façam se destacar da concorrência.

Segundo a pesquisa Global Payments Report, da Worldpay from FIS, a expectativa é que, até 2025, o e-commerce global cresça 55,3%. Para o Brasil, essa estimativa é de 18%.

Tendo isso em vista, saber quais métricas monitorar e como calculá-las permite que você entenda se as suas estratégias de negócio estão sendo bem sucedidas e quais ajustes devem ser feitos para que o seu e-commerce se torne mais competitivo.

Neste conteúdo, vamos apresentar 10 KPIs de e-commerce para você monitorar o desempenho do site da sua loja virtual.

  1. Taxa de conversão
  2. Ticket médio
  3. Carrinho abandonado
  4. Número de visitantes
  5. Taxa de rejeição
  6. Tráfego de visitantes únicos e recorrentes
  7. Páginas mais visitadas no e-commerce
  8. Páginas de saída
  9. Custo de aquisição por Cliente (CAC)
  10. Faturamento e lucro

10 métricas de e-commerce para sua loja virtual: como calcular?

As métricas de e-commerce são números que representam o desempenho do site. Então, desde a quantidade de tráfego até custo de aquisição por cliente podem ser calculados com essas informações.

Existem várias métricas que podem ser extraídas para analisar a performance de vendas do seu negócio.

Separamos abaixo as principais que você deve acompanhar mês a mês. Confira!

1. Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma métrica de e-commerce que expressa quantos visitantes do seu site se tornaram clientes pagos, ou seja, fizeram uma compra no site.

Além das vendas, o seu trabalho foca na captura de leads através de landing pages ou de inscrição em newsletter? Quando o visitante executa uma dessas ações desejadas também é considerado uma conversão.

Dessa forma, a medida que o lead é conduzido no funil de vendas e passa de uma etapa para outra, ele vai marcando conversões.

Para calcular a taxa de conversão do seu e-commerce, a fórmula é a seguinte:

  • Taxa de conversão (%) = número de vendas ou ações realizadas / número de total de visitantes do site no período avaliado x 100

Geralmente, acompanhe a taxa de conversão por mês. Quando as visitas são altas,mas a conversão não acontece, é importante investigar e fazer testes A/B para testar novas abordagens.

2. Ticket médio

Outra métrica de e-commerce relevante é o ticket médio.

Esse indicador mostra o valor médio dos pedidos realizados pelos clientes por compra dentro do seu site. A forma para cálculo é:

  • Ticket médio (em R$) = faturamento total de vendas do período / número de pedidos do período.

Quanto maior o ticket médio, mais os clientes estão comprando.

Dessa forma, mesmo se a loja não vende muito em relação a quantidade de pedidos, mantendo um ticket médio alto, a operação pode compensar financeiramente.

Essa lógica depende do nicho para vendas online do e-commerce e, por isso, essa métrica precisa ser acompanhada com frequência.

O ticket médio tem relação direta com o custo de aquisição por cliente (que falaremos adiante), pois é possível comparar o que sua empresa investe para conseguir uma venda com o retorno em valor de compra que o site está gerando.

3. Carrinho abandonado

O carrinho abandonado é outra métrica de e-commerce que não pode faltar no balanço de vendas mensal.

Sabe quando o cliente visita o site, adiciona o produto no carrinho de compras, mas não finaliza o pedido? Isso significa que o carrinho foi abandonado.

Para saber a porcentagem de carrinho abandonado, use a fórmula abaixo:

  • % Carrinho abandonado = número de pessoas que incluíram um item no carrinho / número de pessoas que concluíram a compra x 100.

Uma taxa de carrinho abandonado alta indica que pode haver algum problema dos processos finais da compra como valor de frete alto, falta de confiança no meio de pagamento ou muitas etapas para conclusão. Fique de olho!

4. Número de visitantes

O número de visitantes é uma métrica de e-commerce simples que serve para acompanhar o tráfego gerado pelo site, ou seja, a quantidade de visitas que ele recebe.

O número de visitantes pode ser relativo ao site como um todo ou de uma página específica.

Se você faz uma promoção de uma categoria de produto, por exemplo, você pode medir o tráfego para aquela URL específica e calcular a conversão, ticket médio, carrinho abandonado, etc.

Além do número de visitas, você pode analisar os canais de onde vem a maior parte dos acessos e identificar os que têm mais potencial em gerar vendas.

Os dados de números de visitas e origem de tráfego podem ser obtidos na plataforma de e-commerce utilizada ou pelo Google Analytics do seu site.

Leia também >>> Melhores plataformas de e-commerce: 9 opções + prós e contras.

5. Taxa de rejeição

Outra métrica de e-commerce que você deve acompanhar é a taxa de rejeição. Esse KPI permite a análise de como o cliente se comporta dentro do seu site.

O tempo que o visitante passa no site, links que ele clica são considerados para chegar nesse indicador.

O valor é calculado automaticamente pelo sistema do Google Analytics, então vale a pena ter esse programa vinculado ao seu e-commerce.

A partir da análise dessa taxa, é possível fazer alterações na usabilidade do site para melhorar a navegação, corrigir links quebrados, etc.

6 - Tráfego de visitantes únicos e recorrentes

Esse é um KPI de e-commerce que te permite monitorar o volume de visitantes no seu site.

Com ele, você consegue mensurar o tráfego de pessoas que visitaram sua loja online uma única vez e também aquelas que acessam seu site de maneira recorrente - seja para consultar preços, verificar lançamentos, buscar informações mais detalhadas sobre alguns itens, etc.

7 - Páginas mais visitadas no e-commerce

Quais são as páginas que recebem mais acessos no site do seu e-commerce?

Por meio desse indicador, você consegue identificar quais produtos ou categorias têm despertado maior interesse do seu público. A partir disso, é possível traçar estratégias de marketing e vendas mais bem direcionadas.

8 - Páginas de saída

Além de descobrir quais são as páginas mais visitadas no seu e-commerce, é importante também que você saiba quais são aquelas em que o visitante desiste de navegar no seu site.

Se, nessa métrica de exemplo, a página com maior saída for a de checkout, é sinal de que você precisa fazer os ajustes necessários para tornar a experiência de pagamento mais simples e menos confusa.

9. Custo de aquisição por Cliente (CAC)

O Custo de Aquisição por Cliente (CAC) também é uma das principais métricas de e-commerce.

Ele permite saber a média de quanto você está investindo para conquistar um cliente que compra no seu site. A fórmula é a seguinte:

  • CAC (em R$) = Total de investimentos de uma estratégia / número de clientes conquistados.

Os investimentos incluem os pagamentos da equipe, ferramentas para monitorar vendas, gastos com propaganda, marketing de conteúdo, etc.

10. Faturamento e lucro

Por fim, entender a diferença entre lucro e faturamento também é importante para saber o sucesso do seu e-commerce.

Essas métricas vão mostrar o quanto está entrando no caixa da empresa e o que fica depois que as despesas operacionais são pagas.

Ter essa noção é importante para manter a saúde financeira do e-commerce e também traçar estratégias de crescimento.

Gostou de conhecer as métricas para e-commerce?

A análise dos indicadores de e-commerce deve ser feita, no mínimo, mês a mês, para que a estratégia de marketing e vendas se mantenha atualizada.

Com base nos resultados, você pode criar ações para melhorar suas métricas e, consequentemente, o retorno do que você investe.

Acompanhando esses indicadores de e-commerce, você vai conseguir gerenciar o seu negócio de forma efetiva e planejar o crescimento do negócio.

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