Media training: seja um porta-voz eficiente para o seu negócio

Empresas 28 de Out de 2021

Só no Brasil existem 134 milhões de usuários de internet, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019. Com tanta gente online é fácil imaginar a dimensão que uma fala mal colocada pode tomar. Por isso, o media training é uma prática que não pode ser ignorada ou feita de forma equivocada no mundo corporativo.

Para evitar esse tipo de problema, o media training é utilizado para “educar” o porta-voz da empresa através de técnicas de comunicação, linguagem corporal, ética, etc.

Quer saber como esse treinamento pode entrar na realidade do seu negócio e quais estratégias de comunicação você pode aprender? Então continue lendo este post e saiba por onde começar.

O que é media training?

O termo media training vem do inglês e pode ser traduzido como treinamento de mídia ou treinamento de imprensa.

Esse treinamento acontece com o objetivo de preparar o porta-voz da empresa para se relacionar corretamente com a imprensa em situações como entrevistas e pronunciamentos oficiais

Além disso, as redes sociais, os principais canais de comunicação da atualidade, também entram no preparo do media training. Isso faz com que esse profissional aprenda a se comunicar também com o público geral.

Para quê serve o media training?

Imagine que você foi procurado por um jornal local para falar da sua experiência como empreendedor digital.

Você pode pensar que apenas vende seus produtos na internet e que sua posição no mercado não tem nada de especial.

Porém, por menor que seja seu negócio, trabalhar com vendas exige experiência, adaptação ao mercado, estratégia, gerenciamento financeiro, entre outras habilidades.

Então, isso te faz uma fonte excelente para matérias relacionadas a economia, marketing digital, empreendedorismo, entre outras pautas.

Como porta-voz da sua empresa, o media training serve para ajudá-lo a melhorar a sua oratória, planejar o que vai ser falado e ter uma linguagem corporal adequada para transmitir um posicionamento profissional.

Aprenda mais fazendo o download do e-book: Líderes na imprensa: guia completo do media training na era de dados.

Como é feito o media training?

O media training pode ser feito com uma agência de comunicação especializada em Relações Públicas e Assessoria de Imprensa ou por profissionais autônomos dessas áreas.

Para conduzir o treinamento é elaborado um roteiro que inclui uma parte teórica e outra prática.

Na parte teórica, o porta-voz da empresa aprende sobre técnicas de comunicação, a importância de um bom posicionamento, dicas de oratória, as mensagens-chave sobre o negócio, entre outros pontos.

Depois, é hora de praticar essa interação com a imprensa em entrevistas simuladas para treinar a fala e o posicionamento desejado.

Caso você tenha um ou mais sócios na sua empresa, um pode ser escolhido como porta-voz e ser preparado com o media training.

Depois do treinamento, a agência ou profissional contratado faz um relatório de boas práticas para que a comunicação da empresa seja alinhada e todos possam conhecer esses critérios.

É importante destacar também que o media training deve ser feito com constância, pois a fala da empresa precisa estar adaptada ao cenário externo, que pode mudar a qualquer momento..

Qual a importância desse treinamento?

Toda empresa precisa se relacionar com os seus clientes, parceiros, fornecedores e, eventualmente, com os formadores de opinião da imprensa.

Então, o media training valoriza o posicionamento profissional da empresa, pois ter um porta-voz que se comunica com qualidade pode abrir muitas portas.

Desde mais assertividade no relacionamento com o cliente até saber explicar com propriedade as metas do negócio e como os problemas são contornados.

Tudo isso, claro, sem revelar detalhes da sua estratégia e posicionamento para conseguir mais vendas.

Outro detalhe que faz do media training um aliado na comunicação da empresa é construir um posicionamento sólido para a comunicação nas redes sociais.

Nesses canais, a interação e o engajamento são estimulados com um trabalho ativo, consistente e claro.

3 estratégias de media training eficientes

Dependendo do objetivo, uma empresa pode investir em diferentes estratégias e formatos de media training.

A estrutura do treinamento pode variar para incluir detalhes específicos da área de atuação da empresa também.

Separamos aqui três estratégias de media training com diferentes objetivos:

1. Social media training

Ter um bom posicionamento nas redes sociais é essencial para qualquer marca. No Social media training, o porta-voz aprende a melhor forma de se comunicar e se posicionar para que sua visão seja coerente com a do negócio.

Afinal, os valores da sua empresa precisam estar de acordo com os seus e saber expressá-los é importante para que a fala não seja interpretada de forma errada ou seja colocada em um contexto desfavorável.

Além disso, esse treinamento também serve para conhecer melhor o foco de cada rede, o tipo de linguagem e em quais a comunicação deve estar mais presente.

Leia também: Gerenciamento de redes sociais: 17 dicas para sua comunicação e marketing brilharem.

2. Speaker Training

Imagine que seu negócio está em uma área onde existe muita procura por conteúdo, pessoas querendo seguir o mesmo caminho e uma alta demanda por dicas e cursos.

Isso significa que o porta-voz para representá-la precisa desenvolver habilidades de discurso, como falar com clareza e ter uma linguagem corporal alinhada à mensagem que a empresa deseja passar.

Com um Speaker Training, é possível adquirir essas características, priorizando técnicas que vão atrair o público certo.

3. Media training para gerenciamento de crise

Na hora de gerenciar crise, o media training é mais importante do que nunca. É possível se prevenir para evitar esse tipo de situação, mas convém estar preparado para ela.

Assim, o porta-voz aprende a não se precipitar e analisar com cuidado seu posicionamento. Dependendo da situação, uma fala mal colocada pode manchar a imagem da empresa.

Dessa forma, investir no treinamento para gerenciamento de crise ajuda, inclusive, a lidar com demandas do dia a dia, como reclamações de clientes, por exemplo.

Curtiu aprender sobre media training?

Passar pelo media training ajuda a usar a comunicação de forma estratégica independentemente do canal utilizado.

Mas, para isso, é preciso ter ações consistentes com a teoria para a consolidar a imagem da marca como realmente deseja ser vista na mente dos clientes.

Por isso, alinhe seus objetivos e invista no media training para fazer a sua empresa crescer!

Esse artigo foi escrito pela Cortex, empresa de Growth Intelligence com soluções de inteligência de dados para impulsionar o crescimento em toda a jornada de comunicação, marketing e vendas do seu negócio.

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