Ações de marketing para ecommerce: 8 planos eficientes para vende mais

Marketing 1 de Jun de 2022

Não há dúvida de que o mundo digital permitiu a consolidação das vendas online, possibilitando que muitos empresários pudessem optar pelo mercado virtual como fonte de renda. Mas o primeiro passo para conquistar o sucesso comercial é criar ações de marketing para ecommerce.

Dentre os diversos benefícios das compras online destacam-se a comodidade de compra em casa e a otimização de tempo, uma vez que reduz longas esperas nos caixas e lojas superlotadas.

Além do mais, pelo site os clientes podem pesquisar e verificar os detalhes do produto que desejam, direcionando-se à loja física somente para buscar ou fazer trocas necessárias.

Mas, para consolidar esse tipo de consumo, é importante criar um plano de ação para ecommerce, afinal de contas, uma loja não vende sozinha sem fortalecer os laços com o seu público-alvo.

Confira as nossas dicas para fazer a diferença no seu negócio. Boa leitura!

8 estratégias de marketing digital para ecommerce

1. Cupom de desconto

O cupom de desconto chama atenção do usuário quando recebe da marca. Esse, na realidade, é um excelente plano de ação de ecommerce porque motiva os usuários a consumirem em sua loja virtual.

Uma dica é liberar os cupons em datas comemorativas, ou seja, a ação deve ser esporádica e não recorrente. Em primeiro lugar, gera a necessidade da compra urgente, além disso, não enjoa, uma vez que o usuário pode perder o interesse quando o cupom é permanente.

2. Brindes

O “gatilho da reciprocidade” é um termo que define a importância dos brindes oferecidos pelas empresas. Pense que no mundo comercial a entrega de algo valoroso, percebido como presente, tende a gerar retorno.

Em abril de 2022, a Michelob Ultra, marca de cerveja, liberou uma unidade para cada pessoa que logasse no site por meio do QR Code e fizesse um cadastro com seus dados.

A ação de marketing aconteceu na 26ª Maratona Internacional de São Paulo, atraindo filas imensas para saborear o mais recente produto do mercado.

Por isso, ao lançar um novo produto ou serviço, ofereça uma pequena amostra para seus futuros clientes.

3 Guia de Presentes

O guia de presentes é uma excelente alternativa para quem deseja comprar um produto para alguém, mas não sabe se combina com a pessoa.

Para isso, é possível fazer a ação por meio de fluxogramas, ebooks, checklist, quiz, entre outros tipos. Assim, o guia de presentes possibilita que você dê dicas sobre o produto que combina com o perfil da pessoa e ajuda os clientes na escolha do “mimo”.

4. Cashback

O cashback se tornou uma das mais queridinhas ações de marketing para ecommerce. Criativo e diferenciado, este é um modelo que gera descontos e fideliza clientes.

A Americanas, por exemplo, tem vínculo com a Ame Digital, empresa de cashback focada em aproximar o consumidor que pensa em reduzir custos.

Em suma, o cashback funciona da seguinte forma: o cliente compra um produto e recebe a porcentagem de volta para investir novamente em sua loja. Percebeu a vantagem para ambas as partes?

5. E-mail marketing

O e-mail marketing não morreu, como muitos imaginam. Com uma base de leads interessada, é possível criar segmentações e fluxo de automação para que recebam conteúdos de interesse próprio.

Supomos que você tenha uma loja de bijuterias femininas, logo, pode criar promoções de produtos para as mulheres, além de enviar conteúdos apresentados as últimas tendências do mercado, qual tipo de anel fica melhor na mão de um perfil de mulheres, e, por aí vai.

6. Google Adwords

O anúncio pago garante bom engajamento do público. Nesse sentido, o Google Adwords é uma ótima opção, pois ajuda na divulgação e reconhecimento da marca, incluindo-a entre as primeiras posições nas buscas do Google.

7. Parcerias com influenciadores

As parcerias podem trazer bons clientes para você e para a empresa “amiga”, mas vale frisar a importância de ter uma rede de contatos próxima do seu público-alvo.

Não adianta ter uma loja fit e fazer parceria com marcas de cervejas de alto teor alcoólico. Neste caso, os clientes não comprarão a ideia.

Outro ponto é buscar parcerias com marcas de qualidade. Isso não significa que elas precisam ser as “top” do mercado, e sim, que passem boa imagem perante ao público.

8. Unboxing

O unboxing é um modelo de investimento bastante atrativo. A empresa que deseja apostar neste mercado deve pensar com carinho em como conquistar seus clientes.

Imagine que o consumidor fez uma compra online e recebeu uma caixa personalizada bonita com recado próprio, e ainda recebeu brindes. Experiência única que tende a criar conexão com a loja virtual.

Veja como funciona na prática um serviço de unboxing:

Como colocar as ações de marketing para ecommerce em prática?

Testar os modelos de estratégias de marketing digital para ecommerce pode ser uma boa experiência para saber qual se encaixa melhor no seu perfil de investimento e como o público irá reagir.

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