Marketing digital para e-commerce: conheça as principais vantagens e 7 estratégias para alavancar as vendas da sua loja virtual

7 de Jul de 2022

Quais estratégias de marketing digital para e-commerce você utiliza na sua loja virtual?

O marketing digital se refere a uma série de ações estratégicas com foco em promover uma marca - bem como os produtos e serviços que ela oferece - em ambiente online e atrair novas oportunidades de negócio.

Para um e-commerce, cujas vendas ocorrem justamente de maneira virtual, o marketing digital é ainda mais importante para consolidar a marca no meio online, fortalecer o relacionamento com clientes, leads e prospects e gerar mais vendas.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para explicar quais são as vantagens do marketing digital para loja virtual e sugerir algumas ações de marketing para e-commerce que você pode implementar no seu negócio online e se destacar no mercado:

  1. Marketing de Conteúdo;
  2. Redes sociais;
  3. Links e posts patrocinados;
  4. Remarketing;
  5. SEO;
  6. E-mail marketing;
  7. Marketing de Influência.

Leia também: Você sabe a importância do marketing digital para pequenas empresas?

Quais as vantagens do marketing digital para e-commerce?

São inúmeras as vantagens do marketing digital para loja virtual. Com esse tipo de estratégia, é possível fazer com que a sua marca alcance não só mais pessoas, mas também as pessoas certas.

Isso porque, diferentemente do marketing tradicional, no digital é possível segmentar melhor o seu público e direcionar as suas mensagens e estratégias com mais precisão para quem realmente tem potencial de se tornar cliente da sua marca.

Confira a partir de agora quais são as principais vantagens do marketing digital para e-commerce.

1 - Maior presença no ambiente online

Uma das maiores vantagens de aderir às ações de marketing digital para e-commerce é a possibilidade de aumentar a capilaridade do seu modelo de negócio no ambiente online.

Quanto maior for a sua presença, mais pessoas terão conhecimento sobre a sua loja online e passarão a considerá-la como opção para futuras compras.

Além disso, quanto mais presente a sua marca for no ambiente online, mais fácil fica conquistar a confiança do seu público e imprimir credibilidade ao seu e-commerce.

2 - Aumento da autoridade da marca

As ações de marketing digital - como a produção de conteúdo relevante que veremos mais à frente - contribuem para posicionar a sua marca como autoridade no mercado.

Os clientes e potenciais clientes do seu e-commerce passam a enxergar a sua marca como uma fonte confiável de informações e plenamente capaz de ajudá-los a solucionar os problemas e as dores que eles enfrentam.

3 - Facilidade para segmentar o público

No marketing digital, você consegue realizar segmentações do seu público de acordo com diferentes critérios.

Dessa forma, é possível dar um direcionamento mais eficaz para as suas ações ações de marketing, de modo a fazer com que elas cheguem às pessoas certas e no momento certo.

Com o marketing digital para e-commerce, você evita perder tempo, esforços e dinheiro divulgando a sua marca e seus produtos para pessoas que não têm o menor interesse nem potencial para se tornarem clientes da sua loja virtual.

Veja mais: Marketing digital e vendas online: 5 dicas para aplicar e ter sucesso

As redes sociais costumam oferecer ferramentas para que você segmente seu público ao anunciar. Veja como fazer isso no Facebook, neste vídeo do Tiago Tessmann:

4 - Interações personalizadas

Atrelada à vantagem anterior, a personalização das interações também é um ponto que conta a favor do marketing digital para loja virtual.

A partir da segmentação do seu público, você consegue organizar dados relevantes sobre seus clientes e prospects, o que permite personalizar as abordagens, sugerir produtos que possam atender às necessidades específicas de cada contato, enviar conteúdos capazes de esclarecer determinadas dúvidas, etc.

Com uma estratégia personalizada de marketing digital, a marca consegue estreitar o relacionamento com os clientes.

5 - Facilidade para mensurar os resultados

É muito mais fácil mensurar os resultados das ações de marketing digital para e-commerce do que no marketing tradicional.

Você consegue rastrear toda a sua campanha e acompanhar as interações do público com as suas estratégias.

É possível, por exemplo, mensurar sem muita dificuldade o alcance dos seus posts nas redes sociais, os acessos no seu site, as páginas da loja mais visitadas, o custo por clique, os carrinhos abandonados que foram recuperados, cliques em anúncios que terminaram em uma compra, retorno sobre investimento, etc.

6 - Investimento mais baixo e com melhor custo-benefício

Investir em estratégias de marketing digital para e-commerce custa bem menos do que o marketing tradicional - na maioria das vezes.

Além disso, o potencial de retorno do investimento em ações desse tipo é superior, oferecendo uma boa relação custo-benefício para as lojas virtuais que aderem ao marketing digital.

Leia mais: Como aumentar as vendas com marketing digital? 5 dicas matadoras para você

Aumente suas vendas com 7 estratégias de marketing digital para e-commerce

E então, está convencido das vantagens das ações de marketing para e-commerce em ambiente digital e quer implementar na sua loja online?

Separamos aqui alguns exemplos de estratégias de marketing digital que podem te ajudar a aumentar a presença do seu negócio no meio online e gerar novas oportunidades de vendas.

Continue a leitura e descubra que estratégias são essas e como colocá-las em prática.

1 - Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing digital que você pode adotar para o seu e-commerce.

Com a produção de conteúdos relevantes para o seu público-alvo, é possível posicionar sua marca como autoridade em assuntos relacionados ao seu produto ou serviço, atrair clientes em potencial, engajar o público e gerar novas vendas.

O marketing de conteúdo é uma maneira eficaz de se comunicar com a sua audiência, ajudar potenciais clientes a entender o problema que eles enfrentam e mostrar que você tem o que é preciso para solucionar tal problema.

Os conteúdos podem apresentar diferentes formatos e serem veiculados em diferentes canais - artigos para blog, posts nas redes sociais, vídeos para o YouTube, e-books, etc.

DICA: Qual escolher: tráfego pago x tráfego orgânico? Impulsione seus resultados

Quer entender melhor o que é marketing de conteúdo? Dê uma olhada neste vídeo do canal Curso em Vídeo:

2 - Redes sociais

Não há como falar de marketing digital para e-commerce sem mencionar as redes sociais.

Tornou-se um hábito de grande parte dos consumidores pesquisar sobre determinada loja nas redes sociais antes de comprar um produto ou serviço que ela oferece.

Tendo isso em vista, é fundamental que a sua loja virtual tenha um perfil ativo nas redes sociais. Além da publicação de conteúdos relevantes com frequência no Twitter, Facebook ou Instagram, é necessário também interagir com os seguidores.

Procure curtir e responder os comentários, acompanhe as menções ao perfil da sua loja, compartilhe conteúdos dos seus próprios seguidores utilizando algum produto seu.

Com uma boa estratégia de marketing digital voltada para as redes sociais, você consegue fortalecer a imagem da sua marca e construir uma audiência engajada e disposta a fazer negócio com você.

Confira em nosso blog: A importância das redes sociais para a empresa: entenda as vantagens de usar esses canais

No marketing digital para e-commerce, há também a opção de investir em links e posts patrocinados. A intenção é alavancar o alcance das suas publicações nas redes sociais e fazer com que o link da sua loja online apareça entre os primeiros resultados nos motores de buscas.

No Google Ads, por exemplo, sempre que algum usuário pesquisar determinadas palavras-chave relacionadas ao seu modelo de negócio, o link do seu e-commerce ou de algum conteúdo que você produziu para o seu blog aparecerá em destaque no topo da página de resultados.

Já no Facebook Ads e Instagram Ads, você paga para que determinada publicação seja entregue no feed de mais usuários dessas redes sociais.

4 - Remarketing

O remarketing é uma estratégia de marketing digital que tem tudo a ver com o que acabamos de falar no tópico anterior.

Quando você investe em anúncios online, há opção de fazer com que banners e outros tipos de peças publicitárias online apareçam para as pessoas que visitaram o site da sua loja virtual, mas que não chegaram a efetuar uma compra.

Então, suponhamos que um visitante navegou pelo seu site, olhou alguns produtos, mas depois fechou a janela e saiu sem levar nada. Com o remarketing, é possível exibir para ele banners dos produtos que ele demonstrou interesse no Facebook, no Instagram, no YouTube e em vários outros sites parceiros.

Veja alguns segredos dessa técnica: Estratégia de remarketing: 5 dicas para seu e-commerce

5 - SEO

O SEO também não pode ficar de fora das suas estratégias de marketing digital para e-commerce.

As técnicas de Search Engine Optimization têm como objetivo otimizar as buscas online por seus conteúdos. Assim, os motores de busca vão entender que o seu blog ou site está apto para solucionar as dúvidas dos usuários da plataforma.

O bom uso de palavras-chave, link building, URL otimizada, conteúdos originais, títulos, subtítulos e meta títulos e páginas responsivas são alguns exemplos de técnicas de SEO que podem posicionar a sua loja nos primeiros resultados das buscas online de maneira orgânica e gerar mais tráfego para o seu e-commerce.

Para que vicia dominar de uma vez por todas o conceito de SEO, trouxemos este vídeo da Sunrush, confira:

6 - E-mail marketing

O e-mail marketing não está morto. Na verdade, ele está mais vivo do que nunca.

O e-mail marketing é um tipo de estratégia de marketing digital que ainda é muito eficaz para divulgar seus produtos, nutrir leads, estreitar o relacionamento com os clientes e fortalecer a sua marca.

Com uma estratégia de e-mail marketing bem estruturada, você consegue aumentar de maneira significativa as suas oportunidades de vendas.

Para isso, é fundamental que você faça a segmentação dos seus contatos. Assim, fica mais fácil enviar a mensagem certa, para a pessoa certa e no momento certo.

Além disso, uma campanha de e-mail marketing bem sucedida precisa personalizar as interações. Um bom sistema de automação pode te ajudar a organizar e programar os disparos e fazer o acompanhamento do desempenho da sua campanha.

Veja também: Automação de vendas e marketing digital: o que é, como usar, benefícios e funcionalidades [GUIA]

7 - Marketing de Influência

Voltando ao tópico sobre redes sociais, uma estratégia de marketing digital para e-commerce que pode dar muito certo para o seu negócio é o marketing de influência.

Basicamente, essa estratégia consiste em firmar parcerias com influenciadores digitais para que eles divulguem seus produtos e a sua loja para a audiência deles.

Para que o marketing de influência dê certo, não se atente apenas ao número de seguidores do digital influencer. Considere principalmente o engajamento desse perfil parceiro e também se os seguidores dele têm realmente potencial para se tornarem clientes da sua loja virtual.

Bom, o que você achou dessas 7 dicas de ações de marketing para e-commerce?

Aumente a presença digital da sua loja online para engajar a sua audiência, posicionar a sua marca como autoridade e gerar mais vendas.

E como boas dicas nunca são demais, trouxemos mais algumas, neste vídeo de Ecommerce na Prática:

Saiba mais: TOP 5 | Dicas de marketing digital para dropshipping: o que não pode faltar na sua estratégia!

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