Livros sobre e-commerce: 11 dicas para que todo empreendedor precisa ler

Gestão 9 de Jul de 2021

Fazer um negócio prosperar pede sempre estudo, para se qualificar e tomar boas decisões. Pensando em ajudar você que decidiu abrir um negócio virtual, criamos este artigo, com uma lista com 11 melhores livros sobre e-commerce para você se qualificar e alavancar a sua loja virtual. Confira!

11 melhores livros sobre e-commerce

Nossa lista com os melhores livros sobre e-commerce inclui:

  1. Crie seu mercado no mundo digital – Bruno de Oliveira
  2. Satisfação Garantida – Tony Hsieh
  3. A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon – Brad Stone
  4. Sem Limites – José Eduardo Costa
  5. A Cauda Longa – Chris Anderson
  6. Otimização de Conversão – Khalid Saleh e Ayat Shukairy
  7. Por dentro do Alibaba – Porter Erisman
  8. O comportamento do consumidor: Comprando, possuindo e sendo - Michael Solomon
  9. Vai fundo! - Gary Vaynerchuk
  10. Feitas para vencer - Jim Collins
  11. Não me faça pensar! Uma abordagem de bom senso à usabilidade na web - Steve Krug

Conheça mais sobre cada um deles, a seguir!

1. Crie seu mercado no mundo digital – Bruno de Oliveira

Abrindo nossa lista dos melhores livros para e-commerce temos essa leitura obrigatória do criador de uma das maiores escolas do ramo no Brasil. Bruno de Oliveira fundou o "E-commerce na prática” e traz neste livro como estruturar uma loja virtual.

É uma leitura bastante recomendada para quem busca aprender a fazer planejamento estratégico, bem como:

  • aprender a criar uma estrutura de loja virtual
  • gerir uma empresa online,
  • desenvolver um e-commerce.

O livro também oferece boas ideias para quem quer trabalhar com vendas onlines, além de apontar erros comuns de quem trabalha neste ramo.

2. Satisfação Garantida – Tony Hsieh

Está com dificuldades para atender os anseios dos seus consumidores sem se sacrificar? O livro de Tony Hsieh trata disso, apresentando dicas de como colocar o cliente no centro, mas sem deixar que ele comande suas ações. O objetivo é te ajudar a conhecer seu cliente a ponto de conseguir antecipar o que ele quer.

Neste livro o autor traz suas técnicas que fizeram seu negócio decolar em um curto espaço de tempo, ele utiliza como foco o conceito de customer success atrelando a busca por satisfação do cliente como o motor do seu negócio.

3. A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon – Brad Stone

Uma das melhores formas de melhorar um negócio é buscar cases de sucesso e um dos melhores livros sobre e-commerce para isso é sem dúvida a obra de Brad Stone que conta a história de um dos maiores sites de vendas do mundo: a Amazon!

O livro traça a trajetória de Jeff Bezos que queria criar uma loja que vendesse de tudo e com preços acessíveis. As histórias contadas no livro trazem diversos aprendizados sobre empreendedorismo e persistência, vale a pena conferir.

Leia também: Como vender na Amazon: guia para se tornar um seller


4. Sem Limites – José Eduardo Costa

Um case de sucesso nacional também precisa estar nessa lista de melhores livros sobre vendas online, não é mesmo? O Livro “Sem limites” mostra como a Netshoes subiu de uma pequena loja de calçados para o maior e-commerce esportivo da América Latina.

Além de vários aprendizados, o livro conta bem sobre a migração da empresa do ramo de varejo para loja virtual, uma mudança que traz insegurança para vários lojistas.

5. A Cauda Longa – Chris Anderson

Se você já utiliza algumas técnicas de SEO no e-commerce, já deve ter escutado o termo Long Tail ou cauda longa, que é muito utilizado para ranquear palavras-chave mais específicas e personalizadas no Google.

O termo ficou popular justamente por conta deste livro onde Chris Anderson mostra a eficácia e importância de se trabalhar melhor com nichos menores e mais personalizados.

Com o subtítulo “do mercado de massa para o mercado de nicho”, o autor mostra a força da estratégia de vender muito com pouca demanda ao invés de abrir o leque demais vendendo menos para mais pessoas.

Vale a pena ler o livro adaptando essa ideia para escolher e definir os nichos para vendas online.

6. Otimização de Conversão – Khalid Saleh e Ayat Shukairy

Um dos livros sobre e-commerce fundamentais para quem está iniciando no ramo, ele mostra de uma forma prática algumas dicas para atrair a atenção dos visitantes e como conduzi-los a comprar.

A dupla de cofundadores da Invesp, ensina a importância de se adaptar em um mercado em constante mudança e trazem conhecimentos sobre como otimizar os pontos chaves do seu e-commerce como:

7. Por dentro do Alibaba – Porter Erisman

Outro case de sucesso internacional que tem que estar nessa lista de livros sobre e-commerce é a obra de Porter Erisman que conta a história de uma das empresas chinesas mais conhecidas do Mundo: o Alibaba.

No livro você vai descobrir como a empresa chegou no patamar que está hoje. As dicas também vão ajudar muitos empreendedores a tomarem boas decisões em momentos chave ou de crise e a ter bons insights.

8. O comportamento do consumidor: Comprando, possuindo e sendo - Michael Solomon

Uma das principais formas de impulsionar suas vendas é conhecer mais sobre seu cliente e como ele se comporta ao comprar. Esse é justamente o tema do livro de Michael Solomon.

Ele foca em mostrar como o comportamento do consumidor precisa ser o norte para melhorar estratégias de vendas, marketing, atendimento e afins.

Usando uma linguagem prática ele traz histórias reais para ilustrar os ensinamentos e trazer para sua realidade.

9. Vai fundo! - Gary Vaynerchuk

Um dos especialistas em e-commerce mais em alta do momento, Gary Vaynerchuk entrega ao leitor uma série de dicas práticas para o empreendedor botar a mão na massa e aumentar as vendas no e-commerce.

O conceito do autor vai além do que é tradicional e mostra como é possível transformar uma paixão em um negócio rentável.

10. Feitas para vencer - Jim Collins

Outro livro essencial para quem está começando um negócio virtual! Na maioria das vezes o início tende a ser muito complicado e nessa obra Jim Collins traz alguns conhecimentos fundamentais para superar os percalços iniciais.

Diferente dos demais livros, o autor aqui faz uma lista de empresas que se mantiveram no topo e mostra as posturas e diferenciais delas para inspirar o empreendedor.

11. Não me faça pensar! Uma abordagem de bom senso à usabilidade na web - Steve Krug

Fechando nossa lista de livros sobre vendas online, temos uma referência quando o assunto é usabilidade. Esta obra foca em pontos importantes para tornar seu site mais agradável aos visitantes e como isso pode te fazer lucrar mais!

É sem dúvida um clássico fundamental para quem trabalha com e-commerce, trazendo noções muito importantes de comunicação clara e precisa, além de dicas para criar páginas funcionais para aumentar suas conversões.


E aí escolheu qual dos livros sobre e-commerce você vai começar? Deixa aqui nos comentários e conta pra gente se já leu algum desses da lista acima!

Se além de conhecimento você está precisando de capital para iniciar ou ampliar seu negócio online, conheça a GYRA+. Nossa empresa oferece planos de empréstimo seguros e ideais para o seu negócio digital.

Aqui você consegue o aporte financeiro necessário para alavancar seu negócio. Você faz a solicitação do valor desejado e recebe capital de giro em até 24 HORAS, sem burocracias, sem garantias e com as melhores taxas do mercado.

Solicite uma proposta em nosso site e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Conheça mais sobre a nossa solução, no vídeo abaixo.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.